Buscar

Plano His

Prévia do material em texto

E. E. “PROF. DR. CARLOS ARAÚJO PIMENTEL”
PLANO DE ENSINO - 2017
HISTORIA
 4ºs ANOS A, B e C
�
Objetivos gerais 
	
A área de História, em conjunto com outras áreas do currículo do Ensino Fundamental, desempenha um importante papel no processo de ensino-aprendizagem, devendo fornecer aos alunos ferramentas que lhes permitam conhecer a sua própria realidade e a da sociedade em que vivem e os seus direitos e deveres, para que possam se reconhecer como indivíduos participantes da sociedade. Além disso, deve proporcionar aos alunos o reconhecimento do seu passado e dos grupos de seu convívio. Essa noção de identidade deverá se associada à história do país e do mundo.
O professor como mediador de conhecimento no processo de ensino-aprendizagem, pode construir com seus alunos uma educação voltada para a humanização com conteúdos, procedimentos e objetivos capazes de muni-los com as ferramentas para compreender a sua realidade, ensinando-as conhecer a sua realidade social. Com isso, eles estarão adquirindo uma consciência da importância de se construir um mundo melhor.
Os alunos, como sujeitos da aprendizagem no trabalho com a disciplina História e em conexão a outras disciplinas do currículo, devem vivenciar práticas educativas que permitam a construção da autonomia. Devem aprender e exercitar a formação de opinião tomando posições diante de problemas da realidade social.
A percepção sobre a existência de diversas formas de sociedades, com organização social distinta, em diferentes períodos e lugares, permite ao professor conduzir o aluno a reconhecer diferenciadas formas de cultura, organização, poder, de distribuição da riqueza e de relações de trabalho para a produção dos bens necessários à existência.
	
	Temas Tratados
	Conteúdos 
	Expectativas de aprendizagem
	Situações Didáticas 
	
TEMPO
2- RELATOS
3- ACONTECIMENTOS COTIDIANOS E FATOS HISTÓRICOS
4- ARGUMENTAÇÃO E FATOS HISTÓRICOS
5- LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS HISTÓRICOS
	
Arqueologia; 
Mapas; 
Fotos;
Pesquisas;
Construção da linha do tempo;
Análise de imagens;
História local e regional.
Fatos históricos.
Preconceito no dia a dia;
Relações étnicas e raciais;
Leitura compartilhada de diferentes gêneros textuais: tabelas, gráficos, resumos, esquemas, relatos, textos narrativos e expositivos.
	Utilizar as categorias de tempo ao analisar objetos, produções sociais e culturais e outros elementos.
Produzir relatos orais e escritos, utilizando vocabulário específico relacionado ao tempo.
Identificar as relações entre os acontecimentos cotidianos e os fatos históricos, levantando hipóteses para tais relações.
Compreender a história local ou regional apropriando-se de procedimentos de historiador.
Identificar as diferentes versões sobre um mesmo fato, por meio da leitura e interpretação de textos e/ ou documentos históricos diversos.
Compreender textos e imagens como fontes para a construção do conhecimento histórico.
	Roda de conversa em que realizem o levantamento das brincadeiras; jogos; festas que costumam participar; costumes; cantigas e expressões populares da família; registrando em cartaz as observações dos alunos.
Atividades de observação e análise, de mudança, permanência e continuidade ao longo do tempo por meio de imagens, objetos, obras de arte, entre outros. 
Análise das fases de elaboração ou produção de um determinado produto de consumo regular entre os alunos, como a fabricação de pães, tecidos, brinquedos, meios de transporte, entre outros. 
Situações de aprendizagem em que sejam analisados objetos e artefatos de diferentes épocas, identificando assim elementos do passado na vida cotidiana. 
Situações em que os alunos analisem fatos significativos da história local e regional utilizando imagens ou tomando como base a vida de um personagem histórico, organizando as informações obtidas em uma linha do tempo. 
Leitura de textos de diferentes fontes e constituído de vocabulário específico relacionado ao tempo com o objetivo de compartilhar as mudanças históricas (mudanças rápidas, lentas, de longa e curta duração) ou espaciais (local, regional, nacional). 
Pesquisa orientada sobre as tradições culturais em diferentes épocas da sua comunidade e de outros grupos e localidades. 
Produção de relatos históricos em que seja destacada a participação de diferentes sujeitos enfatizando as relações étnicas e raciais.
Situações em que os alunos analisem fatos do seu cotidiano estabelecendo relação com os acontecimentos históricos ocorridos simultaneamente ou fatos locais ou regionais que adquiriram dimensão de fatos históricos.
Situações de leitura – em duplas – em que os alunos possam a partir da leitura compreensiva estabelecer relações entre os fatos históricos presentes na leitura com os acontecimentos do dia a dia.
Situações-problema em que os alunos possam explorar as relações entre passado e presente para a compreensão das relações entre os fatos históricos e os fatos da vida cotidiana.
Atividades em que seja explorado o conceito de mudanças e permanências por meio de análise do contexto de um trabalhador rural no desempenho de suas tarefas diárias em vários períodos (no passado e no presente).
Levantamento das ideias iniciais dos alunos sobre o modo de vida de gerações passadas, como viviam em relação à moradia, trabalho, lazer, educação, família, ou outros temas que acharem importantes.
Atividades em que os alunos possam questionar as fontes estudadas / pesquisadas reelaborando suas ideias iniciais com base em informações obtidas pelas fontes.
Roda da conversa em que seja abordado o preconceito no dia a dia das pessoas, as relações étnicas e raciais, a cultura, a diferença entre as pessoas, entre outros aspectos.
Leitura compartilhada de textos que abordem as relações étnicas e raciais, na qual os alunos possam confrontar suas ideias iniciais com informações históricas obtidas de diferentes fontes.
Leitura colaborativa de vários textos ou documentos sobre o mesmo fato histórico para que os alunos compreendam que a História é um conhecimento construído e que o mesmo fato pode ter diferentes interpretações.
Situações de aprendizagem em que os alunos possam selecionar diferentes textos e imagens que possam utilizar como fonte para a compreensão de determinado fato histórico referente ao tema estudado.
Elaboração de registros históricos para explicar os acontecimentos históricos estudados.
Produção de relato pessoal de experiência vivida.
Leitura compartilhada de diferentes gêneros textuais estruturados em linguagem verbal e não verbal, como por exemplo: tabelas, gráficos, resumos, esquemas, relatos, textos narrativos, expositivos, entre outros, que em seu conteúdo temático trate de fatos históricos trabalhados em sala com o objetivo de repertoriar a produção de textos.
�
	Material de apoio
	Ciências Humanas e da Natureza – 4º ano - Editora Moderna – 2016 
 Autores: Lina Youssef Jomaa – Lucimara Regina de Souza Vasconcelos – Maissa Salah Bakri
Avaliação
Refletir e analisar o desenvolvimento escolar de cada aluno, observando se ele:
Empenha-se na realização das atividades propostas;
Explicita suas dúvidas;
Interage, estabelecendo postura de escuta atenta para entender e questionar as escolhas dos colegas;
Formula argumentos, expondo-os a fim de que sejam validados ou refutados pelos colegas;
Esforça-se para melhorar a cada dia, conscientizando-se dos seus próprios progressos e, ainda, revendo o que não conseguiu aprender.

Continue navegando