Buscar

Resumo: Osmose, Difusão, Transporte de Membrana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÕES DE REVISÃO	
O que determina o sentido da difusão efetiva de uma molécula não polar?
R- A concetração do soluto.
De que maneira o fluxo efetivo de solutos entre dois compartimentos separados por uma membrana permeável pode ser aumentado?
R- fluxo de soluto entre dois compoartimentos separados por membranas pode ser aumentado atráves da difusão.
Por que via ocorre difusão de íons através das membranas celulares?
R- ocorre a difusão de íons atráves das membranas célular pela via metabólica. 
Quando se considera a difusão de íons através de uma membrana, que força impulsora, além do gradiente de concentração de íons, precisa ser considerada?
R-	A força de concentraçao, pressão ou eletrico.
5.O que determina a magnitude do fluxo através de uma membrana em um sistema de transporte mediado? 
R- A masgnitude do fluxo de uma membrana em um sistema de transporte mediado e determinado pelo grau de saturação dos transportados e da taxa com que ocorre a mudança de conformação.
6.Que características distinguem a difusão simples da difusão facilitada?
R- A difusão facilitada e a difuso simples tratam do mesmo processo de transporte pasivo de substancia atraves da membrana celular.a diferenca e que na difusao facilitada existe o auxilio de proteinas, as permeases.Essa proteinas atua como carregadoras de substancias, elas captura as moleculas e facilitam sua entrada na celula.
8.Que características distinguem a difusão facilitada do transporte ativo? 
R- Transporte ativo contra o gradiente da difusao. Com a juda da energisa do ATP. Difusao ativa (utiliza outras fontes de energia).
Difusao facilitada com gradiente de difusao. Com ajuda de proteinas de transportes. Difusao passiva (usa a energia sinetica).
9.Como a concentração de água em uma solução pode ser diminuída?
R-o processo de dimimuicao da concentracao recebe o nome de diluicao. Diluir uma solucao nada mais e que diminuir sua concentracao colocando nela mais solvente, sem alterar a massa do soluto.
10.Que alteração irá ocorrer no volume celular quando uma célula for colocada em uma solução hipotônica? Em uma solução hipertônica?
R- Na solucao hipotonica a contece a lise celular; o solvente entra, fazendo com que ela inche(cresca).
Na solucao Hipertonica o solvente sai , fazendo com que ela mucha. 
Uma mulher de 22 anos de idade, com peso de 46,4 kg, que havia competido, ocasionalmente, em corridas de curta distância, decidiu competir a sua primeira maratona. Estava em boa saúde, porém era completamente inexperiente em corridas de longa distância. Durante a hora que antecedeu a corrida, bebeu 1,2 ℓ de água (aproximadamente duas garrafas de 600 mℓ) prevendo a perda de água que ela esperava que iria ocorrer devido à transpiração nas próximas horas. A corrida ocorreu em um dia particularmente frio de abril. Durante a corrida, ela teve o cuidado de beber um copo de água (cerca de 200 mℓ) em cada estação de água, aproximadamente a cada milha ao longo da corrida. Como novata na competição de maratonas, ela já havia corrido durante 3 h, no marco de 20 milhas (32 km), e estava começando a sentir fadiga extrema. Pouco depois, começou a apresentar câimbras nos músculos da perna. Acreditando que estava perdendo líquido em excesso, parou por um momento em uma estação de água e tomou vários copos de água; em seguida, continuou a corrida. Depois de outras 2 milhas (3 km), consumiu uma garrafa de água de 600 mℓ; 1 milha adiante, começou a se sentir confusa e desorientada e sentiu cefaleia. Nesse momento, entrou em pânico ao perceber que ela não completaria a corrida; mesmo sem sentir sede, bebeu outra garrafa de água. Vinte minutos depois, ela colapsou, perdeu a consciência e foi transportada de ambulância até um hospital local. Foi estabelecido o diagnóstico de hiponatremia associada ao exercício (HAE), uma condição em que a concentração sanguínea de Na+ cai para níveis perigosamente baixos (no caso dessa mulher, para 115 mM; ver o Quadro 4.1).
Qual é o volume total de água que a mulher consumiu antes e no decorrer da corrida? Como esse volume pode ser comparado com uma estimativa do volume de líquido extracelular total em uma mulher de 46,4 kg? (ver a Figura 1.3)
R – Volume Total = 6.400 ml
Volume líquido = 7,2384 l
Que efeito poderia ter uma alteração da osmolaridade extracelular sobre o movimento de água através das membranas celulares? O que aconteceu com a osmolaridade dos meios extra e intracelular dessa competidora?
R- Efeito de tonicidade
ocorre o movimento no meio extra celular e intra celular efetivo de água de uma região de menor pressão osmótica para uma região de maior pressão osmótica.

Continue navegando