Buscar

PROVA I EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PROVA I – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
	1-Ao conceituarmos diversidade cultural e desigualdade social, percebemos diferenças não só no significado da palavra, mas na constituição do próprio conceito. Diversidade possui significado diferente de desigualdade. No entanto, apesar da diferença, há uma relação entre elas, que se estabelece a partir da forma em que se constituiu a diversidade num determinado país ou região. Diante disso, sobre como se constituiu a diversidade cultural no Brasil, analise as sentenças a seguir:
I- Compôs-se a partir da miscigenação entre brancos, índios e negros, gerando preconceito e desigualdade social.
II- Formou-se através de crenças, costumes e hábitos trazidos somente pelos africanos.
III- Constituiu-se através dos costumes, crenças e tradições a partir da amolgação de brancos, índios e negros, pautados na igualdade social.
IV- Formou-se a partir da influência cultural entre brancos, índios e negros, repercutindo em diferentes ideias e conceitos contraditórios.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 *
	Observação: A questão número 1 foi Cancelada.
	2.
	A diversidade deve ser compreendida sob a ótica relacional, com ênfase nas distinções, nas qualidades ou nas formas ?idealizadas? pela cultura. Para entender o sujeito quanto ao grupo a que ele está inserido, precisamos abranger o lugar por ele ocupado na sociedade e a relação que sustenta entre si e com os outros. Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A diversidade cultural varia de contexto para contexto.
(    ) A diversidade cultural, frente a nossa realidade racialmente miscigenada, exige um posicionamento crítico.
(    ) A diversidade cultural possui sempre a mesma interpretação nas diferentes sociedades.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	V - V - F.
	3.
	Sobre desigualdade social, entendemos que é uma construção histórica possível de ser dissolvida de sua forma rígida, para ser transformada em relações interpessoais pautadas numa sociedade mais justa. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I- A desigualdade significa muito mais que somente a diferença existente entre pessoas, ou partes que compõem o universo, constitui também a forma de respeito a tudo que nos cerca.
II- A diversidade entre as pessoas promove as mesmas oportunidades, livre de preconceitos e exclusão.
III- A desigualdade humana está relacionada, muitas vezes, ao preconceito, pelos diversos tipos de violência e pelas suas relações conflitantes dentro do contexto social.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	4.
	O indivíduo exerce sua cidadania quando consegue perceber o mundo na sua complexidade, a sua situação no mundo e de compreender os seus direitos para poder reivindicá-los. Segundo Aquino (2002), a discriminação e o preconceito podem estar presentes em nossas vidas, muitas vezes de forma velada, a ponto de não nos darmos conta dele, porque, por mais que estejamos conscientes dos danos que o preconceito e a discriminação podem causar ao ser humano, não estamos livres de por um ato involuntário cometer uma certa ação ou ser alvos dela. Sobre o significado de um ato livre de preconceito, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: AQUINO, J. G. A desordem na relação professor-aluno: indisciplina, moralidade e conhecimento. In: AQUINO, J. G. (Org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. 8. ed. São Paulo: Summus, 2002.
	 a)
	Propagandas associando um determinado produto à cor da pele de um sujeito, para ressaltar a qualidade do produto.
	 b)
	Proibição da entrada de deficientes físicos em parques de diversão.
	 c)
	Divulgação de ação solidária de uma pessoa nas redes sociais.
	 d)
	Proibição da entrada de motoqueiros em bancos.
	5.
	É necessário combater qualquer forma de descriminação e de arrogância, agindo solidariamente uns com os outros. Conforme a Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, § 2º, "ficará sujeito às penas de multa e de prestação de serviços à comunidade, incluindo atividades de promoção da igualdade racial, quem, em anúncios ou qualquer outra forma de recrutamento de trabalhadores, exigir aspectos de aparência próprios de raça ou etnia para emprego cujas atividades não justifiquem essas exigências." Isto porque todo e qualquer sujeito está no mundo não apenas para continuar com a evolução de sua espécie, mas para ser útil e engajado democraticamente na sociedade. Sobre a discriminação, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989. Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. Diário Oficial [da União], Poder Lesgislativo, 6 jan. 1989, p. 3691. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7716.htm>. Acesso em: 3 fev. 2017.
	 a)
	A discriminação, o preconceito e a arrogância são atos impensados, por isso são parte da natureza humana, o que permite que se diga que o ser humano sempre tende a trabalhar pela perpetuação da desigualdade.
	 b)
	Nas atitudes do ser humano com relação ao outro, não podemos perceber a discriminação ou preconceito, somente em palavras.
	 c)
	O ser humano é, por natureza, discriminador com relação ao outro, por isso os atos humanos sempre ocorrem de maneira discriminatória.
	 d)
	Nas atitudes humanizadas com relação ao outro que o ser humano pode romper os atos discriminatórios, contribuindo para uma sociedade mais solidária.
	6.
	A Constituição Brasileira de 1988 e tantos documentos e outras leis dela advindos insistem em mostrar que a sociedade brasileira formou-se a partir de um processo de miscigenação; portanto, a partir de indivíduos diferentes étnica e culturalmente. No entanto, a sociedade, de um modo geral, e talvez até involuntariamente, tende ao seguimento dos padrões do Velho Mundo, em que predominam os brancos. O papel mais importante é o do homem, o cristianismo é a religião predominante, o heterossexualismo é o bem aceito, discriminando-se, a seu turno, os que não se encaixam nesses padrões. Acerca da diversidade, sua origem e a necessidade de superação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:  
(    ) A LDB de 1996 preconiza o princípio da igualdade de condições para o acesso à escola e o pluralismo de ideias.
(    ) A escola brasileira apresenta um grande número de alunos com origens étnico-raciais diferentes, mas os livros didáticos (a maioria destes) apresenta visões estereotipadas dos diversos grupos constituintes da sociedade.
(    ) Os professores, no ambiente escolar, tratam igualitariamente os diferentes valores culturais, próprios do contexto da criança e do adolescente.
(    ) Para que ocorra a verdadeira mudança, no que concerne à diversidade, é importante que as práticas pedagógicas tenham as diferenças como alicerce.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da União], Poder Legislativo,  23 dez. 1996, p. 27833. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 11 maio 2017.
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	7.
	Na concepção inclusiva, quando acentuamos a importância de assegurar os direitos do cidadão, nos referimos à possibilidade de incluir não só as pessoas ditas deficientes, mas todas as pessoas vistas como ?diferentes?. Diante do exposto,
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A educação inclusiva tem como princípio garantir somente o atendimento das pessoas com necessidades educacionais.
(    ) O desafio da educação inclusiva é compreendê-la não somente como o acesso à escola, mas como a conquista da educação como direito de todos. 
(    ) A base para uma educação inclusiva é a valorização da diversidade como condição humana.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V.
	 b)
	V - F - F.
	 c)
	V - V - V.
	 d)
	V - V - F.
	
	A diversidade não se restringe apenas à cultura dos indivíduos, mas está relacionada a um contexto muito mais amplo e complexo. A biodiversidade, que é a diversidade biológica, compreende o conjunto das diversas formas de vida existentes na Terra. Para melhor compreender a biodiversidade, ela foi dividida em níveis. Sobre esses níveis, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na diversidade genética, os indivíduos de uma mesma espécie são sempre geneticamente semelhantes entre si. 
(    ) Na diversidade orgânica, os pesquisadores juntam os indivíduos que possuem uma história evolutiva comum em espécies. 
(    ) Na diversidade ecológica, as populações da mesma espécie e de espécies distintas interatuam entre si, constituindo comunidades.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	V - V - V.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	F - F - V.
	 *
	Observação: A questão número 8 foi Cancelada.
	9.
	No que concerne à diversidade cultural e à desigualdade social, poder-se-ia dizer que estas mantêm entre si uma direta relação, à medida que o aumento da diversidade cultural pode provocar uma maior desigualdade. Exemplo disso poderia ser o processo brasileiro de miscigenação, o que possibilita uma diversidade cultural bastante expressiva. Ao mesmo tempo, o território brasileiro, sendo bastante amplo, acarreta a ocorrência de muitos problemas e, por conseguinte, a existência de uma ampla desigualdade. Isso pode mostrar que diversidade e desigualdade se imbricam, pois, nessa imensa diversidade e desigualdade, os seres humanos estabelecem entre si relações de poder. Acerca da diversidade cultural e desigualdade social, analise as sentenças a seguir:
I- O processo de miscigenação do Brasil mostra-se como um dos fatores que poderia ter provocado a ampla diversidade cultural.
II- Ao discutir-se acerca da sociedade e da educação, há mister de uma ampla discussão acerca do multiculturalismo da sociedade.
III- Em todos os contextos da sociedade, a diversidade cultural é compreendida da mesma forma, sem sofrer variações.
IV- No contexto da sociedade, é importante que se compreenda a diversidade sob uma ótica relacional.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	10.
	Segundo Gomes (2008), para analisarmos diferentes culturas e como se constituem em uma sociedade, é necessário compreendermos o contexto ao qual esta coletividade se insere. Isto porque cada manifestação cultural apresenta um modo de agir que lhe é peculiar. E o modo de agir e de se manifestar pode ser melhor conhecido quando contextualizado, ou seja, manifestado no grupo, na interação com a comunidade, entendida esta como o ambiente escolar, o local de habitação, o ambiente profissional etc. A qual contexto o autor se refere?
FONTE: GOMES, R. Sexualidade masculina, gênero e saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2008.
	 a)
	Contextos democráticos, políticos e socioeconômicos.
	 b)
	Contextos econômicos, raciais e culturais.
	 c)
	Contextos políticos, sociais e culturais.
	 d)
	Contextos históricos, socioeconômicos e políticos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando