Buscar

Sobre a prova Diversidade e educação.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (lei 9.394/96) trouxe a concepção e a previsão de educação para a diversidade. A partir desse importante marco vimos alguns desdobramentos através de diversas políticas educacionais. Dentre eles, as políticas de ação afirmativa na universidade. Políticas essas que buscam um tratamento diferenciado àqueles(as) cidadãos(ãs) desprovidos(as) de condições objetivas para disputar em termos de igualdade os bens sociais e culturais postos na sociedade. Dentre essas condições objetivas, destaca-se o percurso acadêmico anterior e as condições efetivas de estudo que garantam o desempenho acadêmico suficiente para aprovação desse jovem em provas de seleção. Uma dessas ações é a política de cotas para o acesso aos cursos superiores, estabelecida pela lei nº 12.711/2012 que garante a reserva de 50% das matrículas nas universidades e institutos federais para alunos que cursaram integralmente seu ensino médio em escolas públicas. E os demais 50% permanecem para ampla concorrência. Responda aos seguintes questionamentos:

A)     Essa política pública educacional das cotas revela que existe uma irregularidade no atendimento à cidadania em nossa sociedade como um todo? Exemplifique e justifique sua resposta.






B)     À luz dos elementos discutidos pelos textos (por exemplo: educação em direitos humanos, educação como direito de toda pessoa, igualdade e diferença, diversidade, multiculturalidade e outros) elabore teu posicionamento pessoal acerca da necessidade e da pertinência dessa política de ação afirmativa (política de cotas) em nosso país. 



💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A) A política de cotas revela sim uma irregularidade no atendimento à cidadania em nossa sociedade como um todo. Isso ocorre porque a política de cotas é necessária para corrigir desigualdades históricas e estruturais que afetam determinados grupos sociais, como negros, indígenas e estudantes de escolas públicas. Essas desigualdades dificultam o acesso desses grupos à educação e, consequentemente, às oportunidades de ingresso no ensino superior. A política de cotas busca, portanto, promover a inclusão social e garantir a igualdade de oportunidades, compensando as desvantagens enfrentadas por esses grupos. B) Em relação à necessidade e pertinência da política de cotas, meu posicionamento pessoal é que ela é fundamental para promover a justiça social e a igualdade de oportunidades no país. A política de cotas é uma medida temporária e emergencial que visa corrigir desigualdades históricas e estruturais, garantindo o acesso de grupos historicamente excluídos ao ensino superior. Além disso, a diversidade é um valor importante para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, e a política de cotas contribui para a promoção dessa diversidade nas universidades. No entanto, é importante que essa política seja acompanhada de outras ações que visem a melhoria da qualidade da educação básica e a garantia de condições efetivas de estudo para todos os estudantes, independentemente de sua origem socioeconômica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Educação e Diversidade

Educação e Diversidade 2017

UNIASSELVI

User badge image

Daniella Deyse