Buscar

Respostas do segundo experimento (Linhas de campo elétrico)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Respostas do segundo experimento ( Linhas de Campo Elétrico e Lei de Gauss )
Professora : Dra. Maria Lúcia Grillo Perez Baptista
Aluno : Natália Pinheiro Ramos 
Matrícula : 201410322411
1ª Parte 
 Ao carregar os eletrodos, nota-se que os grãos de farinha, por serem dielétricos, ficam polarizados e assim se organizam de acordo com a geometria do campo elétrico formado, indicando a direção das linhas de força elétrica. Os grãos se dirigem de um corpo positivamente carregado para um negativamente carregado.
 Neste primeiro experimento, nós utilizamos quatro conjuntos de eletrodos com diferentes geometrias. 
 No primeiro, utilizamos dois eletrodos de círculos maciços (carga pontual) metálicos carregados com cargas opostas. Verificou-se um campo elétrico mais intenso na área próxima aos eletrodos, havendo mais linhas de força naquela região.
 No segundo, foi colocado um círculo maciço metálico no interior de um anel também metálico, ambos carregados com cargas opostas. Observamos que o campo elétrico externo ao anel era bem mais fraco comparado ao campo presente na coroa circular entre a carga pontual e o anel metálico.
 Na terceira modificação, foram utilizadas uma carga pontual (disco metálico/círculo maciço metálico) e um condutor retilíneo com cargas opostas. Verificou-se que as linhas de força elétrica possuem uma forma elíptica na proximidade do disco. E as mesmas tendem a ficar perpendiculares conforme se aproximam da placa. Promovendo um campo elétrico mais intenso próximo ao condutor reto.
 No quarto e último arranjo, permaneceu o condutor retilíneo, porém agora, acompanhado de um corpo metálico pontudo. Notou-se uma concentração das linhas nas regiões próximas a ponta do segundo objeto. Consequência do aumento da densidade de cargas nas áreas pontiagudas.
3ª parte
 Ao carregar o gerador de van der Graaf e tocar com a lâmpada neon nele, observamos que a lâmpada acendeu na extremidade oposta ao gerador, concluindo que o gerador estaria carregado positivamente.
 Ao carregar novamente o gerador de van der Graaf e tocar o bastão nele, ocorre uma eletrização por contato, fazendo com que o bastão fique carregado com a mesma carga do gerador (positiva). Após essa etapa, aproximamos o bastão carregado do disco de um eletroscópio. A agulha presente no interior do aparelho se distanciou da haste. Já que houve uma concentração de cargas negativas no disco, deixando as cargas positivas espaçadas pelo interior do eletroscópio, inclusive na haste e na agulha, que se repeliram por possuírem a mesma carga.
OBS 1: A segunda parte do experiência não foi realizada por falta de tempo. 
OBS 2: A terceira parte da experiência não foi muito bem sucedida por falha no equipamento.

Outros materiais