Buscar

Ep12_Nietzsche2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nietzsche – O Anticristo, Ecce Homo, Crepúsculo dos Ídolos.
Friederich Nietzsche & Eterno Retorno (Friederich Nietzsche & Eternal Recurrence).
O tempo é um círculo plano?
Se alguém lhe dissesse: “O tempo é círculo plano”, você certamente diria “O que é isso?”. Talvez a frase “Tempo é um círculo chato” significa que o universo é cíclico – que volta sobre si mesmo uma e outra vez (that time loops on itself over and over and over again), como um cobra, engolindo a própria cauda (Uroboros). Ou talvez se refira ao conceito da recorrência eterna (eternal recurrence) de Nietzsche – o que, contrário ao que parece ser, não é uma teoria da natureza do universo. Em vez disso, a regressão eterna é uma experiência de pensamento (thought experiment) que questiona: e se todo momento, se cada mínimo detalhe de sua vida esta destinado a retornar eternamente a como é agora?
Referido por Nietzsche como “a formula da grandeza humana” (formula for human greatness), o retorno eterno é um teste de sua força de caráter (one’s strenght of character).
Quase cego e atormentado por constantes enxaquecas – Nietzsche achava que a existência era sofrimento eterno. Não só o mundo é brutal, o universo é radicalmente indiferente à existência humana. E isso significa, para Nietzsche, que nosso sofrimento é completamente sem sentido. Quando confrontado pela dureza (harshness) da realidade, pessoas tendem a ficarem deprimidas (dejected) ou bravas, e se iludem achando que podem evitar seu próprio sofrimento. Ou, elas culpam outro alguém por seu destino e buscam vingança por sua sina (lot) na vida.
Para Nietzsche, esse ódio da existência é chamado de Ressentiment.
-“ O Ressentiment deve ser o que é mais rigorosamente proibido para as pessoas que estão doentes - é seu grande mal; e, infelizmente, a sua tendência mais natural também.( Ressentiment should be what is forbidden most rigorously for people who are sick - it is their great evil; and unfortunately their most natural tendency as well. ANTICHRIST, ECCE HOMO, TWILIGHT OF THE IDOLS).
Mas nenhuma quantidade (amount) de vingança muda a realidade da inevitabilidade da vingança e da morte. Dado a isto, a regressão eterna pode ser entendida como um teste da força de uma pessoa em face de um mundo niilista.
-“Minha formula para a grandeza humana é o amor fati (do latim, amor ao destino). Que você não quer ser diferente, não para frente, não para trás, e não para toda a eternidade.” (My formula for human greatness is amor fati. That you do not want to be different, not forwards, not backwards, not for all eternity. THE ANTICHRIST, ECCE HOMO, TWILIGHT OF THE IDOLS).
Para ver se eles podem aspirar às alturas (to the heights) do que Nietzsche chama de Übermensch (o Além-homem, Super-homem): Uma pessoa forte o suficiente para se divertir (to revel) em tragédia e sofrimento, e amar a vida por sua beleza e por sua feiura. É como um princípio Dionisíaco que afirma a vida como ela é.
Nietzsche questiona: E se, em sua solidão das solidões um pequeno demônio voasse até você e lhe dissesse que este mundo, como existe... este momento solitário, retornaria por toda a eternidade? Se sua reação for amaldiçoar esse pensamento, você sucumbiu ao ressentiment. No entanto, se ao invés disso, para você, nada seria mais divino, então você exibiu a qualidade do maior tipo de pessoa, o Übermensch (super-homem).
Acredite, a compreensão da história como cíclica não foi o que Nietzsche quis dizer com eterno retorno.
Portanto, a questão é: como você teria que viver a fim de desejar que se repetisse todo momento interminavelmente?
Este texto pertence à Wisecrack –YouTube Channel e detém toda sua autoria. Esta versão é meramente uma tradução livre.

Continue navegando

Outros materiais