Buscar

PROVA 1 PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS NOTA 10

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As universidades no seu marco inicial tinham um cunho filosófico, pensamento crítico e envolvimento com a pesquisa, estando alinhados com a ideia de proporcionar um Ensino Superior como o próprio nome menciona. Esse entendimento de universidade estava associado
à ideia de atender à sociedade. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No modelo de universidade francês temos uma formação profissionalizante e técnica, voltada para o mercado de trabalho.
(    ) O modelo brasileiro nasceu de uma combinação entre o modelo russo e chileno e estava direcionado para a gestão de empresas.
(    ) No modelo de universidade alemão tinha-se a pretensão de estimular uma formação humanística e de caráter geral. 
(    ) O modelo francês de universidade foi relevante para a estruturação do ensino superior e baseia-se no tripé filosófico, científico e da área linguística.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	2.
	O Ensino Superior configura-se na tríade: ensino, pesquisa e extensão, com maior incentivo à pesquisa científica para os alunos, na solicitação dos trabalhos. Assim, o aluno aprende a organizar os projetos de pesquisa e trabalhos científicos que pode encaminhar as revistas ou periódicos especializados. Sobre a organização e a estrutura dos relatórios científicos ou artigos, avalie as asserções a seguir:
I- O trabalho contém um resumo com poucas palavras, que deve apresentar a introdução, a metodologia, os resultados e a discussão.
PORQUE
II- O resumo deve ser transcrito para a língua inglesa, denominado abstract, que facilita a busca de outros pesquisadores. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda complementa corretamente a primeira.
	 b)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	3.
	Na elaboração de um projeto de pesquisa, o acadêmico deve-se atentar para os itens obrigatórios, tanto do processo quanto do que vai no papel. A obrigatoriedade destes itens está vinculada à necessidade de clareza, objetividade, organização, sistematização, entre outras coisas, que devem estar presentes no fazer pesquisa. Entretanto, há também certos itens que são opcionais, e dependerá da escolha do pesquisador, se irá ou não utilizar. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um item que é opcional no projeto de pesquisa:
	 a)
	As referências.
	 b)
	A hipótese.
	 c)
	A revisão bibliográfica.
	 d)
	A metodologia.
	4.
	A extensão dentro de uma instituição de ensino universitária pode ser considerada como um conjunto de ações conduzidas por professores e acadêmicos junto à comunidade ao seu redor, disponibilizando ações que dizem respeito ao que desenvolveram tanto no ensino como na pesquisa. Sobre as ações de extensão universitária, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A extensão, como ação fim das instituições de ensino superior, envolve práticas acadêmicas que interligam e preservam os segredos das faculdades, mantendo tradições e bons costumes.
	 b)
	A universidade, enquanto detentora exclusiva de conhecimentos, retém para si seus conhecimentos de modo sigiloso, visando a inovações tecnológicas e instrumentais.
	 c)
	A extensão é uma atividade acadêmica articulada de forma indissociável ao ensino e à pesquisa, e envolve um processo educativo, cultural e científico que conecta a universidade e a sociedade.
	 d)
	Ao promover a extensão, o centro universitário estimula a conservação ambiental, seja no plano da biodiversidade como na esfera social e econômica.
	5.
	Elaborar um projeto de pesquisa não é um bicho de sete cabeças, não é algo tão difícil que somente pessoas com muita experiência podem fazer. Um estudante do Ensino Superior pode e deve fazer pesquisa, e elaborar projetos, enriquecendo seu conhecimento sobre o mundo. Todavia, algumas observações devem ser levadas em conta para que o projeto de pesquisa seja válido. Por exemplo, há certos itens que não devem ser colocados no projeto de pesquisa. Sobre o item que não pode estar inserido em um projeto de pesquisa, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Delimitação do tema.
	 b)
	Resultados e discussões.
	 c)
	Justificativas.
	 d)
	Objetivos gerais, podendo ter os específicos.
	6.
	No Brasil, existem algumas diferenças entre os tipos de IES, em função da sua organização e atividade que realizam. No Brasil, as instituições de ensino superior são classificadas na Lei 9.394/96. Na referida legislação, pode-se observar que as instituições são organizadas por critérios acadêmicos, administrativos e de formação, podendo ser públicas ou privadas. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Compete aos centros universitários realizarem pesquisas de ponta, resolvendo problemas de natureza humanística e epistemológica.
	 b)
	Nas faculdades, as atividades de pesquisa estão centradas exclusivamente no setor de Iniciação Científica, responsável por promover a inovação no ensino.
	 c)
	Conforme a legislação em vigor, as faculdades não podem ser consideradas instituições de Ensino Superior, pois não realizam pesquisa.
	 d)
	As universidades precisam desenvolver pesquisa e extensão, sendo que esta tarefa usualmente está associada aos programas de mestrado e doutorado.
	7.
	Antes de definir os objetivos da pesquisa, é necessário encontrar um objeto que mereça ser investigado cientificamente e que tenha condições de ser delimitado. Posteriormente, passa-se para o estágio de elaboração dos objetivos. Sobre as características que conceituam os objetivos presentes na organização dos projetos de pesquisa, analise as sentenças a seguir:
I- Os objetivos gerais e específicos são idênticos e significam a mesma coisa, sem distinção entre ambos.
II- Os objetivos gerais abordam de forma generalizada, o que se pretende investigar.
III- Os objetivos específicos podem ser vários e considerar diversos aspectos do que se pretende investigar.
IV- Os objetivos específicos se relacionam com o objetivo geral da pesquisa. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	8.
	As instituições de Ensino Superior classificam-se conforme a legislação nacional e apresentam algumas especificidades, conforme sua estrutura e organização. Dessa forma, as instituições podem variar conforme as características de finalidade e função. Sobre os tipos e graus de cursos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O bacharelado consiste no curso superior generalista, para o exercício da atividade profissional, acadêmica ou cultural.
(    ) Os tecnólogos seriam os cursos de formação especializada no Ensino Médio que equivalem ao Ensino Superior.
(    ) A licenciatura constitui uma forma de curso superior que qualifica o diplomado para atuar na docência.
(    ) A especialização ocorre nos programas de doutorado, abertos a candidatos diplomados em licenciaturas. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	9.
	As IEs são classificadas segundo suas especificidades quanto aos critérios acadêmicos, administrativos e formação. Outra característica que pode ser observada nas instituições quanto a sua finalidade e função.
Sobre os aspectos que conceituam a função da mantenedora da instituição, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Pessoa jurídica que provê os recursos para atender ao funcionamento da instituição de ensino, representando-a legalmente.
	 b)
	Pessoa jurídica que não a representa e que recebe recursos do Estado para custear os profissionais.
	 c)
	Pessoa física que atende em parceria com o Estado as necessidades básicas da instituição de ensino.
	 d)
	Pessoa física representada pela instituição de Ensino Superior para que realize a sua oferta.
	10.
	Atualmente, o Brasil compartilha de uma concepção de universidade que, resultou de um processo de construção com base nas IEs de outras partes do mundo. Hoje, algumas universidades apresentam interesse na realização de projetos relacionados a questões sociais. Sobre o contexto histórico das universidades, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A extensão é considerada o berço do ensino superior, tendo em vista seu potencial para transformar os cenários econômicos. 
(    ) A prática de extensão requer significativos investimentos na área de laboratórios, bem como na área de equipamentos de ponta. 
(    ) A extensão na universidade brasileira surge a partir de movimentos políticos e sociais realizados na Universidade Livre de São Paulo.
(    ) O movimento extensionista surge nas universidades inglesas, fruto de reivindicações das comunidades marginalizadas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais