Buscar

ANAMNESE HIPERTIREOIDISMO

Prévia do material em texto

FACULDADE SÃO FRANCISCO DE JUAZEIRO 
TUANNY BEATRIZ DOS SANTOS LIMA
ANAMNESE SEMIOLOGIA I: HIPERTIREOIDISMO (DOENÇA DE PLUMMER)
JUAZEIRO - BA
2018
TUANNY BEATRIZ DOS SANTOS LIMA
 
 ANAMNESE SEMIOLOGIA I: HIPERTIREOIDISMO (DOENÇA DE PLUMMER)
ANAMNESE DESTINADA A PROFESSORA MSc. LUCIANA LOPES GOIS, DOCENTE DA DISCIPLINA DE SEMIOLOGIA I, DO 2º PERÍODO B NOTURNO DO CURSO DE ENFERMAGEM NA FACULDADE SÃO FRANCISCO DE JUAZEIRO.
JUAZEIRO – BA
2018
ANAMNESE SEMIOLOGIA I: HIPERTIREOIDISMO (DOENÇA DE PLUMMER)
FISIOPATOLOGIA
No hipertireoidismo, as concentrações séricas de T3 habitualmente se elevam mais que as de T4, provavelmente em razão de aumento de secreção de T3 e da conversão de T4 em T3 nos tecidos periféricos. Em alguns pacientes, apenas o T3 está elevado (toxicose por T3). A toxicose por T3 pode ocorrer em qualquer das doenças habituais que produzem hipertireoidismo, incluindo doença de Graves, bócio multinodular e nódulo único funcionante autônomo. Se a toxicose por T3 não for tratada, o paciente habitualmente desenvolve anormalidades laboratoriais típicas do hipertireoidismo. As várias formas de tireoidites comumente apresentam uma fase de hipertireoidismo seguida de uma fase de hipotireoidismo.
 CASO CLÍNICO E ANAMNESE
Paciente J.P.T., 62 anos, sexo feminino, parda, casada, dona de casa, nasceu e reside em Petrolina-PE no bairro Vila Eduardo. Não possui bons hábitos alimentares, relatou está fazendo uso do medicamento amiodarona. Dirigiu-se unidade básica de saúde (UBS) do Bairro Vila Eduardo para sua consulta de rotina, na entrevista com o profissional de enfermagem a paciente relatou os determinados sintomas: suor excessivo (sudorese), mudança no ciclo menstrual, apetite descontrolado, dificuldade para dormir, grande perda de cabelo, palpitações, coceira geral, náuseas e vomitos, fadiga e fraqueza muscular. Após ser feito o exame fisico visual e palpação da cabeça e pescoço da paciente, foi possivel visualizar uma grande elevação da cartilagem e glandula tireoide (bócio).
DIAGNOSTICO
Após ser feito os exames clinicos por o profissional de enfermagem, a paciente foi encaminhada para o médico clinico geral no qual foi analisado os sintomas referidos pela determinada paciente, além de exames complementares pedidos por ele que foram: exames de sangue para analisar a taxa dos Hormônios (T3 e T4) no qual estavam fora dos padrões normais, e também uma cintilografia da tireioide no qual indicou um bócio nodular tóxico, sendo então diagnosticada com a doença de Plummer.
TRATAMENTO
Foram utilizadas drogas antitireoidianas como: propiltiouracil e metinazol, pertencentes a classe das tionamidas. E também foi implementada no tratamento da paciente, a terapeutica com iodo radiotivo, obtendo uma melhora significante no quadro patologico da paciente descartando a possibilidade de ser realizado algum procedimento cirugico para remoção dos nódulos.
REFERÊNCIAS
Brunner & Suddarth, Manual de enfermagem médico-cirúrgica – 13. ed. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015.
Fisiologia Humana: uma abordagem integrada / Dee Unglaub Silverthon - 5. ed. - Dados eletronicos. - Porto Alegre : Artmed, 2010.

Continue navegando