Buscar

Estudo dirigido de Microbiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO 4 – Sobre as afirmativas abaixo sobre vírus, marque a única questão correta, explicando o porque. Em seguida, explique porque cada uma das outras quatro opções estão incorretas:
 
Os vírus, quando não estão infectando a célula hospedeira, são insensíveis à inativação por agentes físicos ou químicos, visto que eles não apresentam metabolismo ativo.
- Mesmo não apresentando metabolismo ativo os vírus são basicamente compostos por acido nucléico e capsídeo, estruturas que podem ser desnaturadas e causar a inativação do vírus. 
Todas as famílias virais apresentam o envelope, estrutura derivada da membrana da célula hospedeira;
- Não, alguns vírus não possuem o envelope.
Apresentam capsídeo que podem lhes conferir várias formas geométricas, as quais são características de cada família viral;
- Questão correta. Por que os vírus são basicamente constituídos por acido nucléico e capsídeo, formando o nucleocapsídeo. E os vírus podem ser clssificados de acordo com o tipo de simetria do capsídeo.
Com relação à multiplicação, todos os vírus seguem os princípios do dogma central da multiplicação biológica, também conhecida como Dogma Central da Biologia Molecular;
- Não, pois alguns vírus apresentam uma estratégia de multiplicação ainda mais incomum os hepadnavírus, embora seu genoma seja de DNA, eles produzem novas cópias de DNA por transcrição reversa a partir do RNA gerado pelo vírus.
No ciclo Lítico, após a infecção, o Fago funde seu material genético no DNA da bactéria hospedeira, sendo então chamado profago. Após a célula sofrer várias replicações, o vírus é ativado, rompendo a membrana e parede bacteriana, com consequente liberação no meio extracelular e infecção de novas células.
- O ciclo descrito na questão (e) é o ciclo Lisogênico. No ciclo lítico, após a incorporação do seu material genético na célula hospedeira, o vírus passa a dominar o seu metabolismo e a destrói no final.

Outros materiais