Buscar

Exercício Avaliativo- ÁC NUCLEICOS

Prévia do material em texto

��
Centro Universitário do Leste de Minas Gerais
Curso:______________________________________________
Disciplina: __________________________________________ Período: ________
Data: _______/______/______ Valor: ___________ Nota:__________
Nome do aluno:_______________________________________________________
Orientações:
Os exercícios serão entregues no dia marcado para a Avaliação Teórica, imediatamente antes de seu início. A realização e entrega é individual. O cabeçalho acima deve ser adequadamente preenchido para correta identificação do aluno.
Questionamentos: nina.dutra@unilestemg.br
	
Ácidos Nucleicos:
Quais são os dois tipos existentes de ácidos nucleicos?
Existem basicamente 2 tipos de ácidos nucléicos:
Ácido Desoxirribonucléico – DNA
Ácido Ribonucléico – RNA
Faça um esboço de uma molécula de nucleotídeo (a subunidade do ácido nucleico), apontando suas 3 principais regiões.
Quais são as duas principais famílias de bases nitrogenadas, e seus representantes?
Descreva uma ligação fosfodiéster, e explique sua importância para a molécula de ácido nucleico.
Para formar as moléculas de DNA e RNA os nucleotídeos precisam estar unidos uns aos outros através de ligações fosfodiéster.
A cadeia resultante possui:
• Na extremidade 5’ --> Fosfato livre no carbono 5’
• Na extremidade 3’ --> Hidroxila livre no carbono 3’
Defina os seguintes conceitos, relacionados aos ácidos nucleicos:
Complementariedade
Duas cadeias contorcidas, que unidas formam a dupla hélice, são mantidas através de interações químicas do tipo ligação de hidrogênio. Dependendo da qualidade química da base nitrogenada ela pertencerá a certa classificação: a adenina e a guanina são pertencentes à família das purinas, já a citosina e a timina são da família das piramidinas. Isso implica que uma piramidina sempre formará ligação com uma purina para formar a dupla-hélice, ou seja, adenina sempre se combinará com a timina e a guanina, com a citosina. Esse pareamento faz com que os pares de bases nitrogenados, tenham um arranjo energético favorável.
Anti-paralelismo
A formação de cada uma das cadeias que o compõe segue um arranjo químico onde os carbonos 3 e 5 compõem os nucleotídeos seja o local de ligação com o nucleotídeo anterior ou posterior, sendo assim, temos uma sequência 3’ -> 5’ das ligações químicas. Isso implica que uma das cadeias de DNA terá uma polaridade 3’-> 5’ e a outra 5’ -> 3’. 
2 fitas paralelas se encontrarão em sentido trocado.
A regra de Chargaff postula que “os conteúdos de Citosina e Guanina são sempre idênticos dentro de uma molécula de DNA, assim como os conteúdos de Adenina e Timina”. Explique, com suas palavras, por que essa regra é verdadeira.
Chargaff concluiu que a soma de uma purina com uma piramidina, não complementar, deveria ser igual à soma da outra purina com piramidina, também não complementar, isto é:
(A + G) = (T + C)
De uma forma geral chega-se a conclusão que o DNA é formado por nucleotídeos, sendo este estruturado com uma base nitrogenada, um açúcar e um fosfato. Além disso, possui a característica de ser uma dupla-hélice, com cadeias antiparalelas e onde sua conformação segue um padrão de complementariedade.
Descreva os 4 principais tipos funcionais de RNA.
RNA Ribossômico ou rRNA: É encontrado em associação com várias proteínas diferentes na estrutura dos ribossomos (organelas responsáveis pela síntese proteica).
RNA de Transferência ou RNA Transportador, ou ainda tRNA: É a menor molécula dos 3 tipos de RNA, está ligado de forma específica a cada um dos 20 aminoácidos encontrados nas proteínas.
RNA Mensageiro ou mRNA: Atua transportando a informação genética do núcleo para o citosol eucariótica ao citosol, onde ocorrerá a biossíntese protéica.
RNAs nucleares pequenos (snRNA): Presentes em eucariotos, auxiliam no processamento de transcritos primários (mRNA) e na marcação de proteínas recém sintetizadas.
Por que razão é necessária a compactação da molécula de DNA dentro de um núcleo celular? Como funciona essa compactação?
Compactação do DNA
É compreendida hoje a relação das histonas com o DNA
Entretanto há uma série de proteínas que formam as fibras da cromatina cuja ação não é bem compreendida
O DNA das células está empacotado no núcleo
Este empacotamento se dá através da associação do DNA (-) com proteínas chamadas histonas (+)
As histonas permitem a regulação da expressão gênica ao abrirem ou fecharem a cromatina, permitindo o acesso ao DNA por outras proteínas (fatores de transcrição).

Continue navegando