Buscar

questões para av1 empresarial (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Código de referência da questão.	 1a Questão É CORRETO afirmar sobre a sociedade em comandita simples:
A) Cabe apenas aos sócios comanditários a representação da sociedade. B) Juntamente com a sociedade do tipo limitada é o tipo societário mais utilizado na atualidade; C) Apresenta dois tipos de sócios, os comanditados que respondem de forma ilimitada e solidária e os comanditários que respondem de forma limitada; D) Seu nome empresarial é constituído sempre pela regra da denominação; E) Teve sua origem nas pequenas manufaturas de família da idade média;
2a Questão (CESPE/PC-PE/Delegado de Polícia/2016). Assinale a opção que apresenta, respectivamente, as espécies societárias que somente podem ser consideradas, a primeira, como sociedade empresária e, a segunda, como sociedade simples, em razão de expressa imposição legal. A) sociedade em nome coletivo / sociedade limitada. B) sociedade comandita por ações / sociedade comandita simples. C) sociedade anônima / sociedade cooperativa. D) sociedades estatais / associações. E) sociedade anônima / sociedade limitada.
3a Questão (CESPE ¿ PC-PE ¿ Delegado de Polícia ¿ 2016) A respeito de estabelecimento empresarial, aviamento e clientela, assinale a opção correta. A) De acordo com a doutrina, aviamento e clientela são sinônimos. B) Na legislação vigente, não há mecanismos de proteção legal à clientela. C) Aviamento refere-se à aptidão que determinado estabelecimento empresarial possui para gerar lucros. D) O estabelecimento empresarial não é suscetível de avaliação econômica e, por consequência, não pode ser alienado. E) Estabelecimento empresarial corresponde a um complexo de bens corpóreos organizados ao exercício de determinada empresa. 4a Questão Assinale a opção correta em relação às sociedades limitadas.
A) Em decorrência da teoria do diálogo das fontes, aplica-se o Código de Defesa do Consumidor, de forma subsidiária, às relações entre sócios cotistas ou entre eles e a sociedade. B) Salvo estipulação em contrário no contrato social, o sócio poderá ceder sua cota a qualquer pessoa, independentemente da anuência dos demais sócios, que não poderão opor-se à cessão. C) Tratando-se de sociedade limitada com dois sócios, para excluir da sociedade o sócio minoritário, o sócio titular de mais da metade do capital social deverá obrigatoriamente acionar o Poder Judiciário, sem que seja necessário verificar a existência de previsão de exclusão extrajudicial no Contrato Social. D) O adquirente de cotas adere à cláusula de arbitragem do contrato social, estando, assim, vinculado à jurisdição arbitral nele prevista, independentemente de assinatura e(ou) manifestação específica a esse respeito. E) A empresa individual de responsabilidade limitada é sociedade limitada unipessoal, ente distinto tanto da pessoa do empresário quanto da sociedade empresária. 
5a Questão (Magistratura DF 2010) A respeito das sociedades, considere as proposições abaixo e assinale a correta:
A) As sociedades intituladas em comum, igualmente içadas à conceituação de sociedades irregulares, ostentam natureza de sociedade, muito embora, nelas, não se avulte aquilo que se denomina de affectio societatis; B) Segundo a jurisprudência do egrégio Superior Tribunal de Justiça, a desconsideração da personalidade jurídica das empresas é admissível em situações especiais, quando evidenciado o abuso da personificação jurídica, materializado em excesso de mandato, desvio de finalidade da empresa, confusão patrimonial entre a sociedade ou os sócios ou, ainda, nas hipóteses de dissolução irregular da empresa, sem a devida baixa na Junta Comercial. Ainda de acordo com a jurisprudência daquele Corte Superior, exatamente por força de tais particularidades é que a desconsideração, em última análise, importa na própria dissolução da pessoa jurídica. C) A quebra do affectio societatis não se erige como causa para a exclusão do sócio minoritário, mas apenas para dissolução (parcial) da sociedade; D) Todas as sociedades no direito brasileiro possuem personalidade jurídica. E) Afigura-se como elemento proeminente da sociedade em conta de participação a circunstância de o sócio ostensivo assumir todo o negócio em seu nome individual, muito embora a ele não seja dado se obrigar, sozinho, perante terceiros, porquanto, neste caso, exige-se a presença do sócio oculto, especialmente porque este último participa com o capital;
1a Questão (OAB 2007 - CESPE) Considerando o atual estágio do direito comercial (ou empresarial) brasileiro, assinale a opção correta. A) Nenhuma das respostas. B) A Constituição da República estabelece a competência privativa da União para legislar sobre direito comercial (ou empresarial). C) O Código Civil de 2002 revogou totalmente o Código Comercial de 1850. D) O Código Civil de 2002 não revogou a antiga legislação sobre sociedades por quotas de responsabilidade limitada. E) O Código Civil de 2002, assim como o Código Comercial de 1850, adotou a teoria da empresa. 2a Questão (PFN/2006) Com base no que dispõe o Código Civil Brasileiro, julgue os itens a seguir, assinalando, ao final, a opção com a resposta correta. ( F ) As obrigações contraídas pela pessoa impedida legalmente de exercer atividade própria de empresário são nulas. ( V ) Poderá o representante ou assistente legal do incapaz continuar a empresa antes exercida por ele, enquanto capaz, mediante autorização judicial. (F ) Ocorrendo emancipação do menor, a inscrição no Registro Civil é suficiente para dar publicidade a esta condição para o exercício da atividade de empresário até então exercida pelo assistente legal. ( V ) O empresário casado pode alienar os imóveis que integrem o patrimônio da empresa sem necessidade de outorga conjugal,qualquer que seja o regime de bens. ( F ) Os bens integrantes do estabelecimento empresarial, e outros eventualmente atribuídos à pessoa jurídica, ou seja, os bens sociais, são de propriedade dos seus sócios, em comunhão ou condomínio, na proporção representada pelas quotas da sociedade limitada. A) FVFVF B) VVVFF C) FVVVF D) VFVFV E) FFFVV 
3a Questão (Instituto AOCP - CASAN - Advogado 2016) Referente ao nome empresarial, assinale a alternativa correta. A) A sociedade em que houver sócios de responsabilidade ilimitada operará sob firma, na qual os nomes dos sócios de responsabilidade limitada e ilimitada poderão figurar, bastando para formá-la aditar ao nome de um deles a expressão ¿e companhia¿ ou sua abreviatura. B) A sociedade em conta de participação não pode ter firma ou denominação. C) O empresário opera sob firma constituída por seu nome, completo ou abreviado, devendo adicionar a designação mais precisa da sua pessoa ou do gênero da atividade. D) O nome dado às sociedades simples, associações e fundações não se equipara ao nome empresarial. E) Deverá a sociedade limitada adotar firma ou denominação, integrada pela palavra final ¿limitada¿ ou a sua abreviatura.
4a Questão (FCC - TJ-PI Juiz Substituto 2015) Renato, empresário, cuja atividade rural constitui sua principal profissão: A) tem o dever de se inscrever no Registro de Empresas até noventa dias depois da data em que iniciar suas atividades. B) tem a faculdade de se inscrever no Registro de Empresas, mas só pode exercê-la previamente ao início das suas atividades. C) tem a faculdade de se inscrever no Registro de Empresas, mesmo depois de iniciadas as suas atividades. D) tem o dever de se inscrever no Registro de Empresas previamente ao início das suas atividades. E) não tem direito de se inscrever no Registro de Empresas, cabendo-lhe se inscrever apenas perante o Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimento.
5a Questão Em relação ao direito de empresa, analise as seguintes afirmativas: I - Os conceitos de empresa e empresário não se confundem, pois enquanto a primeira é a atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços, o segundo é aquele que exerce a atividade econômica organizada profissionalmente. A empresa pode ser exercida por meio do empresário individual ou por sociedade empresária. Desta forma, a empresa não se confunde com a pessoa natural, nem com a pessoa jurídica. II - A empresa é o empresário individual ou a sociedade empresária que realiza atividade econômica organizada, registrada no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). III - Celebram contrato de sociedade as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou serviços, para o exercício de atividade econômica e a partilha, entre si, dos resultados. IV - Quem exerce a atividade empresarial é o empresário, seja ele individual ou na forma societária, que não se confunde com a figura do sócio, que é quem detém qualquer fração, ou a mesmo a totalidade, do capital social da entidade societária. Assinale a alternativa CORRETA: A) Apenas a assertiva III está correta. B) Apenas a assertiva II está incorreta. C) Apenas a assertiva I está incorreta. D) Todas as assertivas estão corretas. E) Todas as respostas estão incorretas.

Outros materiais