Buscar

Simulado Av1 Trabalho I

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201806214988)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Alcir é empregado de uma empresa especializada na comercialização de instrumentos para lutas marciais, a qual fabrica alguns dos seus produtos através de unidades de produção espalhadas pelo Brasil. Após longo tempo de trabalho, ele resolve pedir o desligamento da empresa. Por força de política interna, antecipando-se a essa decisão, a empresa decide efetuar a sua demissão sem justa causa, com o pagamento dos seus direitos rescisórios previstos em lei. Ocorre que, seis meses após o seu desligamento, Alcir tem ciência da modificação dos critérios de pagamento do aviso prévio, que passa a sofrer majoração, considerando o tempo de serviço prestado ao empregador. Após tratativas com a empresa, ele tem como resposta a negativa de seu pleito.
Ao consultar especialista em matéria trabalhista, obtém a seguinte resposta:
		
	
	As modificações impostas ao aviso prévio indenizado por lei são devidas somente aos trabalhadores sindicalizados.
	
	O pagamento do aviso prévio majorado deve ser aplicado às categorias que estenderam o benefício por acordo coletivo depois da vigência da lei.
	 
	A modificação dos critérios de pagamento do aviso prévio por lei somente tem efeito após a sua publicação, eficácia e vigência.
	
	A lei trabalhista sempre retroage para beneficiar o trabalhador; assim, o pagamento majorado é devido.
	
	Os direitos trabalhistas previstos constitucionalmente são indisponíveis e, majorados por lei, aplicam-se aos trabalhadores, sem distinção temporal.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201806236546)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	João foi contratado para limpar a casa da Sra. Josefa. Ficou pactuado que o serviço seria efetuado em duas vezes por semana e que seria efetuado o pagamento de R$ 150,00 por dia de trabalho. Suas atribuições eram limpar a casa e cozinhar nestes dias para a família. Nos dias que não comparecia ao trabalho não recebia nenhum pagamento. Seus serviços eram prestados de forma autônoma. Analisando as espécies de trabalhador responda qual que se enquadra João? 
		
	
	doméstico
	 
	eventual 
	
	domicílio
	
	home office
	
	voluntário
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201806236567)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A doutrina e a jurisprudência trabalhistas entendem que a CLT aponta em dois artigos (caput do artigo 2º e caput do artigo 3º ) os requisitos para a caracterização da figura jurídica da relação de emprego. Assinale a alternativa que apresenta esses requisitos.
		
	
	Trabalho eventual, prestado com pessoalidade por pessoa física, em situação de subordinação e com onerosidade.
	 
	Trabalho não eventual, prestado com pessoalidade por pessoa física, em situação de subordinação e com onerosidade. 
	
	Trabalho não eventual, prestado com pessoalidade por pessoa física ou jurídica, em situação de subordinação e com onerosidade
	
	Trabalho eventual, prestado de forma fungível quanto ao trabalhador, pessoa física ou jurídica, em situação de subordinação e com onerosidade.
	
	Trabalho eventual, prestado com pessoalidade por pessoa física ou jurídica, em situação de subordinação e com onerosidade. 
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201806217007)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O termo ¿fonte do direito¿ é empregado metaforicamente no sentido de origem primária do direito ou fundamento de validade da ordem jurídica. No Direito do Trabalho, o estudo das fontes é de relevada importância, subdividindo-se em algumas modalidades. Assim sendo, considera-se fonte formal heterônoma do Direito do Trabalho: 
		
	 
	A sentença normativa proferida em dissídio coletivo. 
	
	Os fenômenos sociais, políticos e econômicos que inspiram a formação das normas juslaborais. 
	
	As greves de trabalhadores por reajuste salarial de toda a categoria. 
	
	Os acordos coletivos de trabalho firmados entre uma determinada empresa e o sindicato da categoria profissional. 
	
	As convenções coletivas de trabalho firmadas entre sindicatos de categorias profissional e econômica.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201806185428)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Carlos, professor de educação física e fisioterapeuta, trabalhou para a Academia Boa Forma S/A, que assinou sua CTPS. Cumpria jornada de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, com uma hora de intervalo para almoço. Ao longo da jornada de trabalho, ele ministrava quatro aulas de ginástica com 50 minutos de duração cada, e, também, fazia atendimentos fisioterápicos previamente marcados pelos alunos da Academia, na sociedade empresária Siga em Boa Forma Ltda., do mesmo grupo econômico da Academia, sem ter sua CTPS anotada. Dispensado, Carlos pretende ajuizar ação trabalhista.
Diante disso, em relação ao vínculo de emprego de Carlos assinale a afirmativa correta.
		
	 
	O caso não gera coexistência de mais de um contrato de trabalho.
	
	O caso gera a duplicidade de contratos de emprego, sendo as empresas responsáveis subsidiárias dos débitos trabalhistas.
	
	O caso gera coexistência de mais de um contrato de trabalho.
	
	O caso gera a duplicidade de contratos de emprego, sendo as empresas responsáveis solidárias dos débitos trabalhistas.
	
	O caso gera duplicidade de contratos de emprego, cada empresa com sua responsabilidade.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201805463684)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(OAB/CESPE 2007.2) Amarildo, policial militar, trabalhava para a empresa Boliche e Cia. como agente de segurança, nos horários em que não estava a serviço da corporação militar. Na referida empresa, Amarildo cumpria expressamente as ordens emanadas da direção, recebia um salário mensal, e trabalhava de forma contínua e ininterrupta, todas as vezes que não estava escalado na corporação. Considerando a situação apresentada, assinale a opção CORRETA:
		
	 
	É legítimo o reconhecimento da relação de trabalho entre Amarildo e a empresa Boliche e Cia., independentemente do eventual cabimento de penalidade disciplinar prevista no estatuto do policial militar.
	
	Não existe vínculo empregatício entre Amarildo e a empresa Boliche e Cia., já que o trabalho prestado por Amarildo para essa empresa constitui trabalho eventual autônomo.
	
	A justiça do trabalho não pode reconhecer nenhuma espécie de vínculo empregatício entre Amarildo e a empresa Boliche e Cia., já que Amarildo é policial militar.
	
	Existe vínculo empregatício entre a empresa Boliche e Cia. e Amarildo, porém esse vínculo jamais poderá ser reconhecido, em razão da situação de militar de Amarildo.
	
	trabalhador avulso, Patrícia é trabalhadora temporária e Ana é empregada doméstica.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201806236485)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Acerca das fontes do direito do trabalho, analise as opções abaixo e marque a correta:
I - O acordo coletivo é fonte material do direito do trabalho.
II - A convenção coletiva é fonte formal autônoma do direito do trabalho.
III - As leis são fontes formais heterônomas do direito do trabalho.
IV - Os movimentos sociais são fontes formais do direito.
São corretas:
		
	
	I, III e IV
	 
	II e III
	
	I e IV
	
	III e IV
	
	I e II
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201806236534)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Considera-se trabalhador avulso aquele que, sindicalizado ou não, presta serviços 
		
	
	na condição de trabalhador intermitente ou terceirizado, com registro em carteira de trabalho e previdência social.
	
	eventuais para uma empresa, sem a intermediação do sindicato da categoria profissional.
	 
	de natureza urbana ou rural, a diversas empresas, sem vínculo empregatício, com intermediação obrigatória do órgão de gestão de mão de obra ou do sindicato da categoria profissional.
	
	de natureza exclusivamente urbana, a diversas empresas, sem vínculo empregatício, com intermediação obrigatória do sindicato da categoria profissional.eventuais ou temporários para uma ou mais empresas, com intermediação da empresa prestadora de serviços.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201806214987)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	NÃO é um direito do trabalhador transferido para prestar serviço no exterior, nos termos da Lei nº 7.064, de 6 de dezembro de 1982: 
		
	
	O retorno, ao Brasil, com as despesas pagas pelo empregador, ao término do período de transferência ou quando completarem-se três anos de sua saída do País. 
	
	A partir do 2º ano de permanência no exterior, gozar férias anuais no Brasil, com o custeio da viagem para o empregado, seu cônjuge e demais dependentes com ele residentes correndo por conta da empresa. 
	
	A percepção de um adicional de transferência além do salário-base.
	
	A aplicação da legislação brasileira sobre Previdência Social, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço − FGTS e Programa de Integração Social − PIS/PASEP. 
	 
	A aplicação da Lei brasileira de proteção ao trabalho independentemente do país onde esteja prestando serviço. 
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201806247367)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Maria foi contratada, sem carteira assinada, para trabalhar 3 dias por semana e durante 8 horas diárias na casa de William com o objetivo de realizar a limpeza da residência do contratante. Com o passar do tempo e o desgaste na relação, após 8 meses, Willian informou à Maria que não precisaria mais dos seus serviços, sem pagar qualquer valor a titulo de rescisão do contrato. Maria o consulta como advogado para saber que tipo de trabalhadora ela era em relação ao trabalho prestado ao contratante Willian, e você responde corretamente:
		
	
	Trabalhadora eventual.
	
	Empregada rural.
	
	Trabalhadora intermitente. 
	 
	Empregada Doméstica.
	
	Trabalhadora autônoma

Continue navegando