Buscar

Filosofia da Ciência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
Filosofia da Ciência
Docente: Rodrigo Garcia
Discente: Taís S. Ortiz
Matrícula: 201808245202
Estabeleça os fundamentos da indução/indutivismo.
O raciocínio indutivo é caracterizado por uma lista finita de afirmações singulares para a justificação de uma afirmação universal, levando-nos do particular para o todo, e o processo, é denominado indução. 
A indução possui base em seus argumentos derivados nas experiências já vividas. No caso, se a premissa é verdadeira, logo, a conclusão também se torna verdadeira. Porém, a indução não pode ser justificada totalmente em bases lógicas, a verdade não pode ser finalizada com total certeza e avaliação. 
Estabeleça os fundamentos da dedução/dedutismo.
Um estudo do raciocínio dedutivo constitui a disciplina da lógica, da hipótese. A dedução está relacionada com a derivação de afirmações de outras afirmações dadas. Porém, cada hipótese pode ser testada, comprovada e refutada, avaliando e testando cada dedução como verdadeira ou falsa.
Qual crítica pode ser identificada (no texto) ao indutivismo ingênuo? 
Podemos resumir a posição indutivista ingênua dizendo que, de acordo com ela, a ciência é baseada no princípio de indução, que podemos assim descrever. De acordo com o indutivista ingênuo, o corpo do conhecimento científico é construído pela indução a partir da base segura fornecida pela observação.
Visto esse conceito, o autor relata o indutivismo ingênuo como enganador, errado e perigoso por não ser apoiado em base segura de informação, e sim apenas a experiência. É ingênuo demais, segundo o autor.
As reflexões sobre indução/dedução nos ajudam a conceber a ciência atual? Justifique.
De certo modo, sim. Podemos aceitar que a ciência se baseia na indução e aceitar também a demonstração de Hume de que a indução não pode ser justificada por apelo à lógica ou à experiência, porém, é errôneo dizer que a ciência em si pode ser justificada racionalmente.

Outros materiais