Buscar

SIMULADO AV1

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201804282920)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	A respeito dos temas "Introdução ao estudo da Ciência Política", "Sociedade" e "Estado, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	A Teoria da Passagem Inocente excepciona a regra segundo a qual os crimes cometidos no âmbito do território nacional brasileiro serão investigados, processados e julgados pelas autoridades brasileiras e segundo a legislação brasileira. 
	
	O verdadeiro e adequado papel do indivíduo na sociedade, ou seja, um papel colaborativo e engajado para a promoção do bem coletivo, pode ser constatado nas iniciativas presentes na cidade de Curitiba, Estado do Paraná, na qual os habitantes idealizaram a Praça de Bolso do Ciclista.
	
	O conteúdo programático da Disciplina Ciência Política é imprescindível para que o indivíduo possa exercer adequadamente e conscientemente seus direitos políticos nas eleições. 
	 
	O estudo do pensamento dos contratualistas Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau é apenas significativo para a Ciência Política não sendo necessário para a compreensão do Direito Constitucional.  
	
	A Espanha vivencia um conflito interno em razão do desejo da Catalunha, região localizada na extremidade leste da Península Ibérica, de se tornar independente do estado espanhol e constituir um novo país. Se tal intento catalão fosse possível, verificaríamos a criação de um novo estado pela forma derivada por fracionamento. 
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201804293762)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	 
(ESAF/2009) O termo Política diz respeito ao funcionamento do Estado e ao exercício do poder. Quanto à sua origem, está correto afirmar que:
 
		
	
	foi criado por Maquiavel.
	
	 
tem sua origem na Revolução Francesa.
 
	
	 
surgiu com a formação dos partidos políticos.
 
	 
	deriva da palavra grega pólis. 
	
	resultou das disputas dinásticas na antiguidade. 
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201803463078)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Qual das assertivas abaixo expressa a diferença entre as teorias naturalistas e contratualista sobre a origem e o surgimento do Estado.
		
	
	As teorias contratualistas e naturalistas convergem no sentido de que os homens saem do estado de natureza para a sociedade civil a medida que realizam ¿trabalho¿, ou seja, modificam o mundo a sua volta.
	 
	Segundo as teorias naturalistas, o homem é naturalmente um ser gregário, é um animal político inclinado para fazer parte da polis. As teorias contratualista partem da ideia de que o Estado é fruto de um contrato, ou um pacto entre os homens.
	
	Segundo as teorias naturalistas o Estado é fruto de um contrato, um pacto entre os homens. Para a teoria contratualista o homem é um animal político, naturalmente gregário, inclinado para fazer parte da polis, entendida como sociedade política
	
	Para as teorias naturalistas o estado de natureza é sempre um estado de guerra perpétua, baseado na luta de todos contra todos. Os contratualistas unanimemente corroboram com a concepção de que o estado de natureza era um reino pacifico, onde a liberdade e a propriedade eram assegurados.
	
	As teorias naturalistas baseiam-se na proposição de que o homem deve ser saudável para fazer parte dos negócios públicos. Seus teóricos buscaram a concepção da importância de uma boa alimentação para o fortalecimento pessoal e consequentemente, na administração do Estado.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201803462679)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O termo Política diz respeito ao funcionamento do Estado e ao exercício do poder. Quanto à sua origem, está correto afirmar que:
		
	
	tem sua origem na Revolução Francesa.
	
	foi criado por Maquiavel.
	 
	deriva da palavra grega pólis.
	
	resultou das disputas dinásticas na antiguidade.
	
	surgiu com a formação dos partidos políticos.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201804288100)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	No âmbito das Teorias Coletivistas, temos uma segunda concepção: a sociológica de Estado. Trata-se de uma formatação política que explica o aparecimento do Estado, ou pelo menos de formas específicas de Estado, em razão de determinadas circunstâncias históricas. Um dos melhores exemplos para compreendermos esta posição teórica nos é oferecido pela concepção de _______________________. Ele afirma que o Estado somente poderia ser explicado historicamente à luz do desenvolvimento do corpo social, em um ambiente de antagonismo entre as classes que coabitam o espaço social. Para ele o Estado não seria o reino da razão e/ou do bem-comum, como muitos afirmam, mas da força e do interesse de uma parte específica da sociedade. Assim, o surgimento do Estado é um imperativo para que os interesses de uma dada classe se façam valer no mundo dos fatos.
O pensador que preencehe corretamente a lacuna é:
		
	
	Friedrich Hegel
	
	Hans Kelsen
	
	Thomas Hobbes
	
	John Locke
	 
	Karl Marx
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201804242198)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	Assinale a expressão que indica o que é o Direito no pensamento de Marx:
 
		
	 
	Luta de classes;
 
	
	Infra-estrutura;
 
	
	Materialismo-histórico-dialético.
	
	Mais-valia;
 
	 
	Superestrutura;
 
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201803462594)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O conceito "estado de natureza" é uma hipótese teórica cuja função é explicar a existência dos indivíduos em uma situação pré-social. Duas foram as principais concepções desse conceito: na primeira, os indivíduos viveriam isolados, em luta permanente e com medo constante; a fim de se protegerem, inventaram as armas. Na segunda, os indivíduos viveriam isolados em florestas, sobrevivendo ao sabor da natureza, desconhecendo lutas e comunicando- se com benevolência. Essas concepções podem ser atribuídas, respectivamente, a
		
	 
	Hobbes; Rousseau.
	
	Hobbes; Locke.
	
	Marx; Locke.
	
	Stuart Mill; Rousseau.
	
	Maquiavel; Rousseau.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201803463094)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Quais dos seguintes aspectos diz respeito ao objeto de estudo da Ciência Política.
		
	
	A Ciência Política é uma ciência que tem por objeto de estudo os seres vivos que estabelecem trocas simbólicas com o meio ambiente, está relacionada às Ciências Humanas com interface às áreas da psicofarmacologia
	
	O objeto da Ciência Política são as leis, as normas legais, a doutrina, a jurisprudência e a relação jurídica entre os indivíduos e o Estado.
	 
	O objeto clássico da Ciência Política é a constituição e manutenção do poder político, tema este que se desdobra em discussões sobre o problema da legitimidade, dominação, governabilidade e representatividade.
	
	O objeto da C.P é principalmente a guerra, em particular a guerra entre comunidades tribais. A guerra constitui-se a principal função dessa ciência, que não compõe uma das áreas das ciências sociais.
	
	O objeto da Ciência Política é a formação de profissionais e cidadãos conscientes, aptos a exercerem cargos públicos com dignidade e honestidade. A Ciência Política busca a formação desses profissionais.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201803461889)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Com relação ao pensamento político de Hobbes e Locke assinale a única alternativa correta:
		
	
	Ambos teorizaram sobre a necessidade do Estado Absolutista como o melhor remédio para a organização da sociedade.
	
	Segundo estes autores o estado de guerra de todos contra todos ocorre pelo abuso de poder do soberano.
	
	São precursores do Liberalismo, defendiam os direitos naturais e a necessidade de um Estado providencialista.
	
	Segundo estes autores o homem é um animal social, as sociedades são desorganizadas porque os homens são mal educados ou porque o sistema político é ruim.
	 
	Foram filósofos que pensaram sociedade a partir de um pacto, por isso sãoconsiderados pensadores contratualistas
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201803461974)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	Leia com atenção as assertivas abaixo para responder  sobre os contratualistas e pacto socialI No estado de natureza, enquanto que alguns homens possam ser mais fortes ou mais inteligentes do que outros, nenhum se ergue tão acima dos demais por forma a estar além do medo de que outro homem lhe possa fazer mal. Por isso, cada um de nós tem direito a tudo, e uma vez que todas as coisas são escassas, existe uma constante guerra de todos contra todos, a lei dos lobos. No entanto, os homens têm um desejo, que é também em interesse próprio, de acabar com a guerra, e por isso formam sociedades entrando numcontrato social.II Todos os homens nascem e são iguais por natureza. Usam a razão, um bem comum, para costruir a sociedade, e dela partilhar os resultados. O Estado vem do direito natural, como o dirneito à vida, à liberdade, à propriedade. O Estado deve promulgar o bem estar geral. O governo não pode ser tirânico, nem patriarcal. A relação entre os indivíduos e o Estado é de confiança.III  O contrato social não se tratava de um contrato estabelecido entre os indivíduos e sim de cada um consigo mesmo e que transformava cada indivíduo num cidadão.A principal cláusula deste contrato é a alienação total de cada associado, com todos os seus direitos, à comunidade.De acordo com o exposto acima marque a sequência  correta :
 
		
	
	Rousseau, Hobbes e Locke
	
	John Locke; Rousseau e Thomas Hobbes.
	
	John Locke; Hobbes e Rousseau.
	 
	Thomas Hobbes; Rousseau e John Locke.
	 
	Thomas Hobbes, John Locke e Rousseau

Continue navegando