Buscar

Diversidade e Diferenças no Contexto Escolar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Diversidade e Diferenças no Contexto Escolar
Podemos perceber que ao longo do tempo muitas possibilidades foram inseridas na busca pela inclusão de pessoas com deficiências na sociedade. Com isso, se abre um leque para pensarmos como podemos efetivamente tornar a inclusão uma realidade a TODOS que assim necessitam. 
As leis, por exemplo, houveram mudanças para que as pessoas com necessidades especiais pudessem ser asseguradas legalmente. Outra fonte de busca pela inclusão, seria a de mão de obra qualificada, como profissionais preparados/ capacitados a atenderem as necessidades desses alunos, pais, comunidade em geral, tornando assim a caminhada mais segura. Especialistas para auxiliar esses profissionais de forma que eles também se sintam incluídos tirando assim qualquer possibilidade de permanecerem na ótica da exclusão ou segregação. Cursos de ensino médio que capacitem seus alunos para serem profissionais qualificados, e superior que deem apoio acadêmico para uma formação com base nesse aspecto. Programas que levem aos pais e a comunidade a terem a visão que e ter/ser especial em uma sociedade excludente e discriminatória, fazendo assim, olharem sobe a mesma perspectiva, que seria, incluir a TODOS com qualquer tipos de necessidades especiais.
Com tudo, a uma vertente, que vemos e vivemos no cotidiano, que faz toda diferença na vida dessas pessoas, seriam, a falta de informação pela sociedade nas questões deficiência, leis, tratamentos... Não ter a escola como apoio, como extensão de assegurar aos seus filhos seus direitos respeitados e integrados de forma consciente na sociedade que ali permeia, a ineficiência dos profissionais, por não terem qualificação, por muitos não aceitarem, relutarem e dificultar a trajetória desse aluno. 
Esses fatores dificultam a ida e a permanência nas escolas pois seus direitos não são assegurados, não são respeitados e muito menos incluídos na sociedade, fazendo assim, com que se sintam e sejam desmotivados e excluídos. 
Percebe-se que ainda persiste o desafio da escola em trabalhar com a pluralidade cultural e a diversidade de seus alunos. Tem como evidente a fragilidade do sistema e dos profissionais.
Sobre tudo, sabe-se que o professor é o recurso para a inclusão acontecer de forma generalizada, concreta e humana, fazendo assim com que a caminhada desse aluno tenha algum sentido para ele, sua família e sociedade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando