Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SDE0133_AV1_201102002909 » ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS DE SAÚDE 44302279
	Tipo de Avaliação: AV1
	1a Questão (Ref.: 148962)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia as afirmativas sobre os fatores que determinam o estado de saúde de uma dada população: I - Os serviços de saúde bem organizados e com qualidade garantem que uma população permaneça saudável. II - As condições de moradia interferem na condição de saúde das pessoas. III - Idade e o sexo são suficientes para avaliar o estado de saúde da população. IV - Para se avaliar o estado de saúde das pessoas é importante levar em consideração a biologia humana, os modos de vida da comunidade, os fatores ambientais e a organização do sistema de atenção à saúde. V - O avanço tecnológico só influi positivamente na saúde das pessoas. Assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	A afirmativa V está correta.
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	
	A afirmativa I está correta.
	
	A afirmativa II está correta.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 61165)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	1. Surge como um dado novo na história da política social brasileira a percepção da saúde como direito de cidadania. A noção de saúde deve ser percebida como:
		
	
	Sensação de completo bem-estar físico, espiritual e social.
	 
	Conjunto de condições coletivas de existência com qualidade de vida.
	
	Decisão dos gestores da saúde e do Presidente da República.
	
	Visão medicalizada da saúde e hospitalocêntrica.
	
	Garantia de atendimento médico no ambiente ambulatorial e hospitalar.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 61323)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Logo após ficar cego, em conseqüência de uma retinopatia diabética, um homem de 55 anos parece estar deprimido. Quando você o questiona a respeito da sua qualidade de vida, ele, com ar desanimado, lhe diz que 10 anos "desse jeito" não valem 01 ano de boa saúde. A afirmativa do paciente indica que:
		
	
	a cegueira está associada com depressão e esta incapacidade resulta numa qualidade de vida que vale menos do que 10% daquela vida com saúde.
	
	quanto mais anos forem vividos com a incapacidade, mais feliz ficará o senhor de 55 anos.
	
	a expectativa de vida é de menos de 10 anos;
	 
	cada ano de vida com incapacidade representa uma parcela da qualidade daquele ano de vida se não houvesse incapacidades, então a incapacidade resulta numa qualidade de vida que vale menos do que 10% daquela vida com saúde;
	
	a expectativa de vida saudável é de 2 anos;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 61352)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A declaração de Jakarta enfatiza o surgimento de novos determinantes da saúde. Definido prioridades para o campo da promoção da saúde que são representadas por: I - Promoção da responsabilidade social. II - Aumento dos investimentos no desenvolvimento da saúde. III - Consolidação e expansão de parcerias para a saúde entre os diferentes setores em todos os níveis do governo e da sociedade. IV - Aumento da capacidade da comunidade e fortalecer os indivíduos. V - Fortalecimento de redes nacionais e internacionais que promovam a saúde. As Afirmativas CORRETAS são:
		
	
	I; II; IV e V.
	
	II; III; IV e V.
	
	I; II; III e V.
	
	I, III, IV e V.
	 
	I, II, III e IV.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 148977)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dentre as frases a seguir, algumas são verdadeiras e outras são falsas no que se refere à Revolta da Vacina ocorrida no Rio de Janeiro no início do século XX. Leia as proposições abaixo e identifique a ORDEM CORRETA: I. No início do século XX, no Rio de Janeiro a excelente estrutura de saneamento básico e as boas condições de higiene faziam da cidade um foco de epidemias, principalmente febre amarela, varíola, malária e peste. II. Com o novo plano de saneamento para modernizar a cidade do Rio de Janeiro a população foi desalojada e refugiou-se em barracos nos morros ou em bairros distantes, ação que gerou revolta na população. III. Com a vacinação obrigatória instituída por Oswaldo Cruz, as brigadas sanitárias entravam nas casas e vacinavam as pessoas à força, modelo que ficou conhecido como campanhista. IV. O grande movimento tenentista ficou conhecido como Revolta da Vacina, os tenentes incendiaram carroças e bondes e saquearam lojas.
		
	 
	F; V; V;F.
	
	V; F; V;V.
	
	F; F; V;F.
	
	V; F; F;V.
	
	V; V; F;V.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 61357)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dentre as frases a seguir, algumas são verdadeiras e outras são falsas no que se refere a Revolta da Vacina ocorrida no Rio de Janeiro no início do século XX. Leia as proposições abaixo e identifique a ORDEM CORRETA: I. No início do século XX, no Rio de Janeiro a excelente estrutura de saneamento básico e as boas condições de higiene faziam da cidade um foco de epidemias, principalmente febre amarela, varíola, malária e peste. II. Com o novo plano de saneamento para modernizar a cidade do Rio de Janeiro a população foi desalojada e refugiou-se em barracos nos morros ou em bairros distantes, ação que gerou revolta na população. III. Com a vacinação obrigatória instituída por Oswaldo Cruz, as brigadas sanitárias entravam nas casas e vacinavam as pessoas à força, modelo que ficou conhecido como campanhista. IV. O grande movimento tenentista ficou conhecido como Revolta da Vacina, os tenentes incendiaram carroças e bondes e saquearam lojas.
		
	
	V; V; F;V.
	
	V; F; V;V.
	
	F; F; V;F.
	
	V; F; F;V.
	 
	F; V; V;F.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 234179)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Movimento da Reforma Sanitária Brasileira pode ser definido como:
		
	 
	Um movimento ideológico e político que se propunha a apresentar uma tese alternativa à política de saúde vigente no período do golpe militar
	
	Uma iniciativa privada que não se consolidou
	
	Uma articulação de profissionais de saúde dentro das Forças Armadas
	
	Uma iniciativa de determinadas categorias profissionais como por exemplo: profissionais da saúde
	
	Uma iniciativa pública de várias categorias profissionais e do governo
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 234164)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a Reforma Sanitária brasileira, analise as afirmativas abaixo: I. Constitui uma proposta abrangente de mudança social e um processo de transformação sanitária. II. Deve ser entendida simplesmente como uma reforma setorial, uma vez que não propõem mudanças nos paradigmas das práticas de saúde. III. O Conceito ampliado de saúde, Sistema Único de Saúde (SUS) e participação popular foram discutidos na 8ª Conferência Nacional de Saúde. Estão CORRETAS a (s) afirmativa(s):
		
	
	I e II
	
	II e III
	
	II
	
	III
	 
	I e III
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 61397)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Norma Operacional Básica 1996 tem como objetivos gerais:
		
	
	criar transferência regular e automática (fundo a fundo) do teto global da assistência para municípios e estados em gestão semiplena.
	
	constituir as Comissões Intergestores Bipartites ( de âmbito estadual) e Tripartite (nacional), como importantes espaços de negociação, pactuação, articulação, integração, entre gestores.
	 
	reorganizar o modelo assistencial, descentralizando aos municípios a responsabilidade pela gestão e execução direta da atenção básica de saúde.
	
	habilitar municípios como gestores, criando a terceira instância gestora do SUS.
	
	equiparar prestadores públicos e privados.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 61391)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O controlesocial previsto na lei no 8.142/90, com representação de usuários, está presente:
		
	
	na Comissão Bipartite.
	 
	no Conselho de Saúde.
	
	no Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
	
	no Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).
	
	na Comissão Tripartite.
		 Gabarito Comentado.