Buscar

Atividades Da Aula 7 e 8 Corrigidas


Continue navegando


Prévia do material em texto

CURSO:	PEDAGOGIA 
DISCIPLINA	: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO I
PROFESSORA Ma.: NOHAD MOUHANNA FERNANDES
POLO:	 Aupex Itajaí SC 
DATA DE ENVIO NO PORTFÓLIO: 13/04/2018
ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS DAS AULAS 7 e 8 (Valor: 2,5)
AULA 7 - O DISCURSO ARGUMENTATIVO.
AULA 8 - RESUMO E RESENHA CRÍTICA.
Os exercícios a seguir são referentes às aulas 7 e 8. Você deverá enviar este arquivo com as atividades respondidas pelo Portfólio da aula 8. 
OBS.: individual. 
LEMBRETE: leia as orientações sobre o Cronograma de Postagem de Atividades na ferramenta Agenda e também no Plano de ensino da disciplina e envie os arquivos de atividades nas datas previstas, preferencialmente no prazo normal. As atividades são avaliativas e há uma data de encerramento de postagem. 
Cronograma de postagem desta atividade
Fique atento(a)!
	Portfólio e arquivo de atividades
	Prazo normal
	Prorrogação I
(redução de 0,3)
	Prorrogação II
(redução de 0,5)
	Portfólio 8
Atividades 7 e 8
	01/04 a 13/04
	14/04 a 16/04
	17/04 a 20/04
	Obs.: cada arquivo de atividades deve ser enviado no Portfólio informado, portanto, não envie em Portfólio divergente. 
ATENÇÃO!
 É de extrema importância que você:
 - estude as aulas antes e durante a resolução dos exercícios;
- leia com bastante atenção os enunciados das questões para que responda de forma adequada ao solicitado;
- escreva de forma coerente e coesa e de acordo com a norma culta da língua portuguesa;
- confira suas respostas antes de enviar o arquivo, pois não será possível refazer a atividade;
- observe o prazo estipulado para o envio, pois não serão aceitas atividades fora do prazo;
- não use meios fraudulentos para resolver as atividades individuais. Atividades com respostas iguais às do colega ou com plágio (cópias tiradas da internet) receberão nota ZERO.
BOM TRABALHO!!!
1) (Amaral [et al], 2006) O jornal O Estado de S. Paulo publicou uma reportagem sobre um relatório da ONU que analisava as desigualdades sociais no mundo. Integrava a reportagem um artigo a respeito da situação do Brasil quanto aos aspectos apresentados no relatório. O título do artigo, de autoria do jornalista Fernando Dantas, era o seguinte:
“Nível é muito ruim, mas progresso tem sido bastante rápido”
Lendo apenas esse título, o leitor poderia antecipar que, ao longo de seu artigo, o jornalista (0,3)
a) daria ênfase aos aspectos negativos das desigualdades sociais no Brasil.
b) iria explicitar seu pessimismo quanto aos avanços da diminuição das diferenças sociais em nosso país.
c) iria fazer uma abordagem ufanista do sucesso alcançado pelo Brasil na superação das desigualdades sociais.
d) priorizaria os aspectos positivos dos resultados alcançados pelo país até aquele momento, sem, no entanto, deixar de fazer referência aos aspectos negativos.
e) iria se posicionar de forma neutra em relação ao assunto, ou seja, ele não se mostraria nem otimista, nem pessimista quanto aos resultados alcançados pelo país na diminuição das desigualdades sociais.
2) (PUCPR - adaptado) Leia a coletânea a seguir para a realização da proposta de redação. 
1.
O “internetês” pode prejudicar o domínio da gramática
Ronaldo Santos Soares
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Universidade de São Paulo
As mensagens de texto enviadas por telefones celulares e mensageiros instantâneos de Internet são de uso intenso de pré-adolescentes, que recorrem a termos próprios e abreviados (substituem você por vc e cabeça por kbça, por exemplo). Em um tempo de comunicação instantânea, os jovens querem a mais breve expressão escrita possível para transmitir suas mensagens informais. 
Porém, especialistas afirmam que os jargões das mensagens de SMS – ou mensagens-torpedo, como também são chamadas – estão prejudicando os jovens em testes escolares de gramática e de redação. Os jovens perigosamente tendem a abandonar as regras gramaticais existentes.
“Na média, há dados de uma queda nas notas em testes de gramática conforme o grau de mensagens de texto enviadas com abreviações e modificações”, disse o pesquisador Drew Cingel, da Northwestern University, de Chicago. “Se você envia para o seu filho mensagens com muitas adaptações de palavras, ele irá imitá-lo. Estas adaptações podem afetar a comunicação escrita fora da linha da Internet, que é importante para o desenvolvimento do idioma e da gramática.”
Fonte: Portal Ventos da Lusofonia, 11 de agosto de 2012.
2.
Sutilezas em Alta Velocidade
Caso você não esteja ambientado às navegações na rede, prepare-se para entender esse novo mundo.
Expressões criptografadas como vc, naum, blz, bj, kkkkkkkkk, rs vieram para ficar. Elas são as ferramentas da língua da pressa. E muitas vezes ajudam a nuançar o que a frase, por si própria, não conseguiu. O “rs” (risos) ao final de uma sentença, por exemplo, pode indicar que ali existe uma ironia, porque nem sempre dá para captar sutilezas em alta velocidade.
“É preciso lembrar que o internetês é uma mera questão de grafia”, aponta o professor Marcos Bagno, da UNB. “Expressões como ‘blz’ (beleza), por exemplo, são impronunciáveis, não têm realização fonética possível, de modo que não existe nenhuma chance de, no futuro, as pessoas ‘falarem’ como se escreve na internet”, diz o pesquisador, que não vê o internetês como um vilão ou um inimigo a ser combatido. 
O certo é que não dá para remar contra a corrente. No computador, a juventude já escreve nessa língua. Até que ponto o internetês pode contaminar o português escrito? “A internet já contaminou”, afirma o dono de um dos mais acessados blogs do país, o também apresentador de televisão Marcelo Tas.
“Não só a língua, mas a forma como a gente vive”, diz. 
Fonte: Revista da Cultura, edição 1 – 2007
Proposta de Redação
A partir da leitura desses textos-base demonstre o seu posicionamento sobre o internetês, em apenas um parágrafo dissertativo-argumentativo, respondendo com argumentos consistentes a uma destas duas questões: (a) O internetês pode contaminar o português padrão-culto e afetar as regras gramaticais?; ou (b) A “língua da internet” deve ser combatida pelos professores de Língua Portuguesa? Dê um título adequado, use a 3ª pessoa do discurso e a norma culta. Lembre-se de que o uso da coletânea é motivador. Não será(ão) aceita(s) cópia(s) integral(is) que caracterize(m) seu texto como mera reprodução dos fragmentos da coletânea. Se você tiver dúvida sobre a constituição de um parágrafo, releia o conteúdo da aula 7 “Elementos constitutivos do parágrafo dissertativo”. 
Seu parágrafo deverá ter 8 a 10 linhas, com Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas. 
ATENÇÃO – Escreva o parágrafo com as suas palavras. Caso haja cópia de qualquer natureza (mesmo que seja de apenas um pequeno fragmento), sua atividade será anulada. (valor: 1,5)
TEXTO PARA A QUESTÃO 3:
LYRA FILHO, Roberto. O Que é Direito, 17 ed . S.P.: Brasiliense, 1999 (Primeiros Passos; 62), 93 p.
 
Nesta obra, Roberto Lyra Filho se propõe a explicar o que é o Direito. Em linguagem simples, e freqüentemente até mesmo entremeada de termos mais explícitos e de gírias do cotidiano, raramente utilizados em textos jurídicos, o autor consegue tornar mais fácil e agradável a sua empreitada. Roberto Lyra Filho, falecido em 1986, foi professor titular de Filosofia e Sociologia Jurídica da Universidade de Brasília e é sobre o seu profundo embasamento filosófico, histórico e sociológico que ele constrói seu estudo, para concluir que “O Direito é o reino da libertação, cujos limites são determinados pela própria liberdade,....e que o Direito e a Moral são “conquistas sociais, históricas e fortemente condicionadas pela estrutura social, onde emergem, na oposição, no contraste de modelos diversos, conforme a divisão de classes e grupos dominadores e dominados, cujas normas estão sujeitas aos critérios de legitimidade, histórica também, isto é, definida pelo padrãomais avançado, ao nível do tempo presente”. (p.90) Evidentemente, a obra reflete a experiência educacional do autor e, pela sua simplicidade, a sua leitura pode ser recomendada para os alunos do curso de graduação, mas pode ser também de muita utilidade por todos os operadores do Direito, pela maneira clara, precisa e original com que o autor relaciona e simplifica a conceituação e o entendimento de idéias centrais dos estudos jurídicos, tais como direito, lei, ideologia, justiça, poder, direito natural, positivismo e outras. A obra está dividida em cinco capítulos: 1) direito e lei; 2) ideologias jurídicas; 3) principais modelos de ideologia jurídica; 4) sociologia e direito; e 
5) a dialética social do direito.  Ao término da obra, o Autor indica diversas leituras complementares, selecionadas, segundo ele, por sua clareza e pelo seu enfoque progressista.
Fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080424062655AALvIH3
3) O texto lido acima é um resumo ou uma resenha crítica? Retire do texto um trecho que comprove sua resposta, ou seja, que mostre uma característica do gênero textual que você identificou. (0,7)
O texto aqui apresentado trata-se de uma Resenha Crítica, de Roberto Lyra Filho, onde com toda sua simplicidade se propõe a explicar o que é o Direito.
Roberto Lyra Filho, falecido em 1986, foi professor Titular de Filosofia e Sociologia Jurídico da Universidade de Brasília e é sobre o seu profundo embasamento filosófico histórico e sociológico que ele constrói seu estudo para concluir que “O Direito é o reino da libertação, cujos limites são determinados pela própria liberdade,... e que o Direito é a moral são conquistas sociais, históricos e fortemente condicionados pela estrutura social, onde emergem na oposição, no contraste de modelos diversos, conforme a divisão de classes e grupos dominadores e dominados, cujas normas estão sujeitas aos critérios de legitimidade, histórica também, isto é, definida pelo padrão mais avançado, ao nível do tempo presente.”. 
.