Buscar

Prova DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: 100922 - DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Quando os portugueses aportaram na região de Moçambique já havia um comércio de ouro no território. À exploração do ouro, dois outros negócios se fizeram importantes nos primeiros tempos do colonialismo em Moçambique. São eles:
a ) o marfim e o tráfico negreiro.
b ) o algodão e o tráfico negreiro.
c ) o marfim e o algodão.
d ) o algodão e a cana-de-açúcar.
QUESTÃO 2
Os africanos que aqui chegavam trazidos de diferentes regiões da África recriavam seus cultos. Esse fenômeno se dava porque os
a ) africanos iam paulatinamente se adaptando a um novo modo de vida na colônia.
b ) diversos grupos étnicos acabavam incorporando traços culturais dos demais povos africanos irmãos por conta da proximidade e convivência.
c ) africanos precisavam reinventá-los para escapar à censura do colonizador.
d ) africanos se inspiravam nos costumes indígenas.
QUESTÃO 3
(Unicamp-2013 - adap.) "O Plenário da Câmara aprovou, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 438/01, do Senado, que permite a expropriação de imóveis rurais e urbanos onde a fiscalização encontrar exploração de trabalho escravo, e os destina à reforma agrária e a programas de habitação popular. A proposta é oriunda do Senado e, como foi modificada na Câmara, volta para exame dos senadores".
(APROVADA PEC do trabalho escravo. Notícias online no sítio da Comissão Pastoral da Terra. Disponível em <" title="Link: http://www.cptnacional.org.br/index.php/noticias/49-trabalhoescravo/1099-aprovada-pec-do-trabalho-escravo>">www.cptnacional.org.br/index.php/noticias/49-trabalhoescravo/1099-aprovada-pec-do-trabalho-escravo>. Acesso em: 4 ago. 2012.)
Embora o Brasil esteja plenamente inserido na era da denominada sociedade digital e do consumo, e a população tenha conquistado algumas garantias para o exercício de sua cidadania, o país ainda enfrenta relações de exploração de trabalho análogas às do período da escravidão. Sobre o trabalho escravo no Brasil, pode-se afirmar que:
a) Embora a exploração de trabalho análoga à escravidão ainda exista, é algo pouco comum e com o que o Brasil não precisa se preocupar.
b )as relações de exploração de trabalho análogas à escravidão são identificadas pelos fiscais do Ministério do Trabalho apenas em regiões distantes dos grandes centros urbanos, onde a presença do Estado é precária.
c) Relações de exploração de trabalho análogas à escravidão ainda são encontradas em diferentes partes do país, tanto em áreas rurais quanto em áreas urbanas.
d) é uma prática mantida por fazendeiros do interior do Brasil que, embora registrem em carteira seus funcionários, não realizam de maneira adequada o pagamento de um salário mínimo, conforme obriga a lei em vigor.
e) é uma prática mais comum nas fazendas de produção de carvão e de criação de gado do interior do Brasil, sendo quase inexistente nas fazendas modernas de produção de grãos e de cana-de-açúcar.
QUESTÃO 4
O sistema de avaliação brasileiro, implantado nos anos 1990, resulta em:
a )Igualdade crescente já que as escolas piores nos testes receberam mais recursos para alcançar as mais bem sucedidas, diminuindo a distância entre centro e periferia.
b )A partir de 2003 o governo manteve sistemas avaliativos, mas ampliou este sistema com outros parâmetros sociais, que ajudam a explicar a condição do aluno e da escola no sistema de avaliação nacional.
c ) Testes sempre mostram a realidade dos alunos, professores e escolas como elas são. 
d ) Igualdade entre escolas, segundo o sistema, já que todas seguem os mesmos conteúdos e recebem recursos iguais.
QUESTÃO 5
O IBGE, com base no censo de 2001, estima que a população indígena compõe 0,4% da população brasileira, com um total de 740 mil indivíduos. Essa população é composta por
a ) 220 etnias distribuídas em todos os estados do país, à exceção de Piauí e Rio Grande do Norte.
b ) 162 etnias distribuídas em todo o país, principalmente na Amazônia.
c ) 143 etnias distribuídas em todo o país.
d ) 220 etnias distribuídas em todos os estados do país, à exceção de Paraná e Santa Catarina.
QUESTÃO 6
A colonização do arquipélago dos Açores e da Ilha da Madeira foi feita de modo diverso ao dos outros arquipélagos da costa africana. Em Cabo Verde, a sociedade formou-se basicamente pela miscigenação de
a ) portugueses e guineenses.
b ) portugueses e açorianos.
c ) açorianos e africanos.
d ) portugueses e santomenses.
QUESTÃO 7
As relações de parentesco são a base da estrutura social dos povos indígenas e, em geral, se constituem com base na família extensa. Uma família extensa se caracteriza por ser
a )uma unidade social articulada em torno de um patriarca ou de uma matriarca por meio de relações de parentesco consanguíneas e de afinidade política ou econômica com outros grupos aliados.
b ) um grupo de parentesco constituído por numerosos membros.
c ) uma unidade social hierárquica, na qual cada membro do grupo ocupa posições e responsabilidades distintas.
d ) um grupo de parentesco no qual os laços sociais são frouxos e seus membros se vinculam principalmente com outros grupos.
QUESTÃO 8
ENADE-2012) Assunto de enorme importância neste novo milênio é o que diz respeito ao rápido desenvolvimento das ciências biomédicas, com destaque para as questões referentes à genética e, particularmente, à sua relação com o Direito Penal. O avanço do conhecimento científico e de suas aplicações técnicas, ao mesmo tempo em que suscita novas esperanças à coletividade, preocupa os indivíduos, dados os possíveis riscos e abusos decorrentes de uma "livre" investigação científica das ciências que tratam da vida. Nesse sentido, a Lei 11.105/2005 define como crime as manipulações realizadas com o fim de reproduzir um ser humano biologicamente idêntico a outro. Destacam-se, ainda, os seguintes documentos legais: a Constituição Federal do Brasil, que, em seu artigo 5.º, inciso IX, garante a liberdade de expressão da atividade intelectual, artística e científica, bem como a liberdade de comunicação, independentemente de censura ou licença, e a Lei 11.105/2005, que, em seu artigo 26, prevê pena de reclusão de dois a cinco anos, além de pagamento de multa, para os responsáveis por clonagem humana.
Com base no contexto descrito acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A tipificação penal da clonagem humana revela a preocupação do legislador quanto à tutela de bens jurídico-penais supraindividuais, tal como a intangibilidade do patrimônio genético humano.
PORQUE
II. Sob a ótica de uma concepção científica, a pesquisa com clonagem de seres humanos tem respaldo jurídico, pois é positiva para o progresso científico da humanidade e constitui direito fundamental.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a ) As asserções I e II são proposições falsas.
b ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
e ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Parte inferior do formulário

Continue navegando