Buscar

Psicologia Aplicada ao esporte.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A nova dimensão esportiva: uma leitura do esporte e do lazer
 O esporte está renascendo para uma transformação de valores contemporâneos, mais próximos ao que se chamava de esporte-participação, ou hoje denominado esporte de lazer, afastando-se da pratica cotidiana de auto rendimento. 
 Esta mudança se deu através da projeção do lazer enquanto elemento intrínseco a atividade humana, transformando assim as práticas esportivas no tempo livre, em entretenimento, diversão, participação, bem-estar, qualidade de vida.
 Na década de 1970, foi onde houve uma metamorfose no conceito esporte, vinculado antes a performance máxima, ambição de recordes, busca de reconhecimento, com o esporte sendo relacionado ao mito do super homem, com a ascensão social que poderia proporcionar, principalmente em países de 3º mundo, enfim, sendo portanto, na década de 1970, a passagem do conceito de esporte de auto rendimento para a busca do lazer no esporte.
 O aumento do tempo livre, conhecimento do corpo, possibilidades de entretenimento, enfim, muitos são os motivos que justificam a ampla abordagem do tema lazer neste período, juntamente com o desenvolvimento do seu conceito, a compreensão de sua necessidade social, preocupação em implementar políticas públicas que sustentam a transformação do sentido do esporte de auto rendimento em esporte de lazer.
 A necessidade de espaços que promovam lazer levou a população a exigir, além de estádios de futebol ou quadras para jogos de time profissionais, equipamentos multifuncionais, espaços livres onde a pessoa pratique e não fique apenas como um espectador passivo.
 Os investimentos do estado no lazer, através do conceito de Estado de bem-estar-social e qualidade de vida levou a uma transformação no conceito de planejamento urbano e de políticas públicas no setor.
 Fica claro que o esporte de lazer busca a alegria, o divertimento, o prazer e a sociabilidade. Conceitos típicos do lazer que são incorporados no esporte. A brincadeira é valorizada, a estrutura do jogo é alterada, a ideia de multiplicidade aparece com frequência, bem como a diminuição do preconceito dos melhores e piores. Há também a preocupação com o desenvolvimento de atividades de esporte e lazer para pessoas para pessoas com necessidades especiais.
 A terceira idade, pode ser usada como um elemento explicativo da transformação do esporte de lazer, pois no plano teórico, o lazer para esta classe não seria compensatório, ou repositório de energia gastas no trabalho, o lazer seria o fazer pelo prazer, seria o lazer na sua plenitude. 
 O esporte de lazer promove a participação de todos os setores e se preocupa com a acessibilidade e inclusão. Por isso os equipamentos são diferenciados, tabelas de basquete maleáveis, quadras não precisam de linha rígidas, espaços amplos. O esporte de lazer não precisa de estádios, locais fechados, ou equipamentos de última geração. O esporte de lazer exige equipamentos amplos que possam ser aproveitados por diversas faixas etárias, tipos de pessoas e jogos.
 Portanto, o esporte de lazer não deve ser pensado como uma extensão do esporte de alto rendimento. As pessoas não praticam esporte por causa dos jogos Olímpicos, ou competições internacionais, as pessoas praticam esporte de lazer para o seu prazer.
A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE: ALGUNS MITOS E VERDADES
 Na atualidade o esporte é um poderoso fenômeno social capaz de espelhar as diversidades culturais de um povo, se aplicando em fatores corporais, cognitivo, afetivo, sociais e psicológicos, o esporte vai além de uma competição onde se destacam apenas as habilidades, técnica e performance.
 Em seus benefícios o esporte desenvolve atitudes de respeito, disciplina, companheirismo, e um bom relacionamento social, contudo sua prática necessita de resultados e um bom rendimento, onde visa somente o alto nível, destacando assim seu lado maléfico. Apenas uma minoria do total de praticantes se adapta e se destaca aos objetivos propostos na escola, rotulando automaticamente a grande maioria como praticantes fracassados sem boas habilidades e sem reais condições de participar do esporte.
 Os PCN’s indicam atividades competitivas, associando a Educação Física escolar como centro de treinamento esportivo, cometendo um grande erro, onde se esquecem dos alunos lentos, obesos e desprovidos de uma boa coordenação motora. Esporte na escola deve se humanizar e se constituir de valores de vida, fazendo com que os alunos vivenciem e criem hábitos saudáveis de vida, abandonando o lado sistemático com níveis de exigência e resultados imediatos do esporte.
 A Educação Física tem como obrigação tornar o esporte algo mais sensível, com condições democráticas e organizadoras pedagógicas, além de ajudar as pessoas a se superarem unindo seu corpo e mente, sem se preocupar com vitorias a qualquer preço, modificando os rótulos sociais de estética e beleza, pensando apenas nos benefícios que o corpo pode trazer através do esporte.

Continue navegando