Buscar

contabilidade de custo Av2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CUSTOS, DESPESAS E INVESTIMENTOS
Qual é a diferença entre custos, despesas e investimentos?
Os custos compreendem a soma dos gastos com bens e serviços aplicados ou consumidos na fabricação de outros bens;
As despesas compreendem os gastos decorrentes do consumo de bens e da utilização de serviços das áreas administrativa, comercial e financeira, que direta ou indiretamente visam a obtenção de receitas;
Já os investimentos, estes compreendem basicamente os gastos com a aquisição dos bens de uso e os bens que serão inicialmente mantidos em estoque para que no futuro sejam negociados, integrados ao processo de produção ou consumidos.
Custo é o valor ou que se gasta com bens e serviços para a produção de outros bens e serviços. Compreende todos os gastos ocorridos na fase de produção de modo a coloca-lo em condições de serem vendidos, transformados, utilizados na elaboração de produtos ou na prestação de serviços que façam parte do objeto social da entidade. 
Despesa é o valor gasto com bens e serviços relativos à manutenção da atividade da empresa, bem como aos esforços para a obtenção de receitas através da venda dos produtos. Exemplo: gastos com publicidade e propaganda, gasto com salários da administração, etc..
Investimentos são gastos em bens e serviços com expectativa de geração de benefícios futuros. Exemplo: cursos para capacitar funcionários e colaboradores a desempenhar uma atividade com mais produtividade, etc..
Segundo o Professor Eliseu Martins o Custo é o gasto relativo à bem ou serviço utilizado na produção de outros bens e serviços, ou seja, compreende os demais gastos incorridos na sua aquisição ou produção, com o intuito de coloca-los em condições de serem vendidos, transformados, utilizados na elaboração de produtos ou na prestação de serviços.
Segundo a Estrutura Conceitual do CPC as Despesas são decréscimos nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma da saída de recursos ou da redução de ativos ou assunção de passivos, que resultam em decréscimo do patrimônio líquido, e que não estejam relacionados com distribuições aos detentores dos instrumentos patrimoniais.
Já o Investimento representa os valores gastos na entidade seja com a aquisição de bens do ativo permanente, como por exemplo, máquinas, equipamentos, veículos, móveis, ferramentas, informática ou no pagamento de empréstimo obtido para capital de giro do ativo circulante que é também considerado como investimento.
Custos:  São gastos ligados diretamente à atividade fim da empresa. Quanto mais se vende, mais os custos aumentam.
Ex: Matéria prima
Despesas:  São gastos ligados à administração da empresa. As despesas não tem ligação com a atividade fim.
Ex: Remuneração de pessoal, compra de materiais de expediente.
Investimentos: São gastos que visam algum retorno, seja aumentar receita ou melhorar a imagem da empresa.
Ex: Compra de maquinário
A contabilidade não atua sozinha, ela contém várias funções para poder atuar corretamente. Com ela, temos os custos, as despesas e os investimentos, que são necessárias diferenciar para a empresa não obter nenhum erro referente ao cálculo que for fazer. 
Custos, são gastos utilizados para a produção de um bem ou serviço. Com os custos, estão mais, o custo direto, o custo indireto, o custo variável e o custo fixo. Exemplo: custo de mão de obra.
Despesas, não estão ligados à produção, pois são consumidos para a obtenção de receita. Exemplo: Comissões de vendendores.
Investimentos, são todo o aporte de capital para um benefício futuro. Exemplo: Bens imobilizados.
Todos são conceitos relacionados com a Contabilidade de Custos e ajudam nos Métodos para avaliação de estoques nas empresas e reconhecimento nos Ativos:
Custo - O custo envolve todos os gastos relacionados a um produto de estoque a fim de deixá-lo em condições ideais para o empresário. Está diretamente relacionado ao produto da venda. Por exemplo os Custos de Aquisição (compras, impostos não compensáveis, frete, etc) e Custos de Transformação (Mão de Obra, depreciação, refino, etc).
Despesa - São itens que não estão incluídos nos custos diretos de estoque. Não fazem parte do plano normal do produto ou não estão ligados diretamente à produção. Temos como exemplo roubo de materiais, desperdício significativo, gastos imprevistos de armazenamento, despesas administrativas, etc..
Investimento -  Investimento tem muitos conceitos, principalmente os econômicos e os de contabilidade. Dentro desse conceito da Contabilidade de Custos representa os valores gastos com estruturação de uma unidade de produção, como máquinas, equipamentos, veículos, móveis, ferramentas, informática, etc. pagos de uma única vez, ou em parcelas. O pagamento de empréstimo obtido para capital de giro pode também ser entendido como investimento, com o objetivo de obter retorno em forma do lucro das vendas.

Continue navegando