Buscar

A América Latina sempre esteve na esfera de influência dos Estados Unidos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

A América Latina sempre esteve na esfera de influência dos Estados Unidos. Qual das alternativas abaixo relaciona a doutrina e a frase que melhor a representa?
		
	
	Doutrina Roosevelt "A Europa para os americanos".
	 
	Doutrina Chruchil  "Uma cortina de ferro desceu sobre a Europa".
	
	Doutrina Truman "A União Soviética é o inimigo"
	
	Doutrina Marshal "A Europa para os capitalistas"
	 
	Doutrina Monroe "A América para os americanos"
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	No início do século XX, experiências como as de Henri Ford, que procurava negociar diretamente as condições de trabalho e renda com seus empregados, estabelecendo medidas contraditórias que iam de ganhos mais elevados ao controle do que consumiam, podem ser consideradas e interpretadas como:
		
	
	Uma estratégia que tinha por meta tornar a empresa uma cooperativa de trabalhadores.
	 
	Uma estratégia que visava enfraquecer o movimento sindical dos trabalhadores, estabelecendo uma política dúbia de vantagens e controle recorrendo, inclusive, à violência quando necessário.
	 
	Uma estratégia que visava retomar as experiências dos socialistas utópicos, mais especificamente as idéias de Owen.
	
	Uma estratégia utilizada exclusivamente para impedir o avanço das vendas de seus concorrentes diretos.
	
	Uma estratégia de fortalecimento da classe trabalhadora do setor automotivo, de acordo com a inspiração nos modelos japoneses de bem estar do trabalhador.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Logo no princípio do século XX os Estados Unidos demonstram sua força militar aos seus vizinhos da América Latina. Podemos observar isso no seguinte momento:
		
	
	Os Estados Unidos dominam as Ilhas do Caribe, dominando Cuba, Haiti e Malvinas, aumentando sua área territorial.
	
	Os Estados Unidos intervêm na Costa Rica, acabando com o movimento de independência e criando ali um protetorado.
	
	Invadem o Canadá tomando vários territórios Orientais, passando inclusive a dominar o Alaska, região dominada até hoje.
	 
	As tropas americanas apóiam a independência do Panamá, para garantir o seu acesso ao canal do Panamá.
	
	As tropas americanas invadem e dominam o México, tomando parte do território.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Sobre as condições históricas nas quais os países da América se encontravam após a Primeira Guerra Mundial, podemos afirmar, EXCETO:
		
	
	O Brasil passou por um "surto industrialista" no período da Guerra e vivenciou uma "industrialização por substituição das importações", o que acarretou o crescimento demográfico em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo.
	
	no México, a Revolução deflagrada em 1910 ainda estava em curso e em 1917 foi proclamada a Constituição do México. Mas em 1919, um dos grandes líderes populares do movimento, Emiliano Zapata, foi morto.
	
	Devido a Revolução Soviética e ao surgimento da URSS, uma das principais consequências no pós Guerra para a América Latina foi o surgimentos de inúmeros partidos comunistas ao longo da década de 1920, como o Partido Comunista Brasileiro, fundado em 1922.
	 
	Os Estados Unidos estavam arrasados após a participação na Primeira Guerra Mundial e apenas no início da década de 1920 sua economia estaria recuperada.
	 
	em toda a América Latina foi sentida a decadência política e econômica da Europa e a consolidação da influência estadunidense no continente.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Segundo Leandro Karnal, a ação estadunidense frente as forças espanholas em Cuba, em 1898, determinou a independência de Cuba e o controle militar, por parte dos Estados Unidos, do mar do Caribe. Este fenômeno marca o ponto de inflexão da mudança da trajetória da política esterna daquele país frente a América Latina. A partir de 1898 outras ações dos EUA refletiram o interesse de controlar as relações comerciais com os países latino-americanos. Aponte entre as opções abaixo aquela que marca a ação imperialista dos estadunidense nas duas primeiras décadas do século XX.
		
	
	Estabelecimento da política da Boa Vizinhança, Formação do conselho continental de Guerra, para discutir as ações conjuntas do continente na I Guerra mundial e apoio ao governo mexicanos contra os zapatistas.
	
	Intervenção na guerra do Paraguai e na questão do Acre, atuação como mediador na questão das fronteiras entre Brasil e Guiana Francesa e apoio a independência da Venezuela.
	
	Política de financiamento com juros pós fixados aos países americanos aliados, construção do canal de Suez, apoio a anexação das Malvinas pela Argentina, mostrando claramente que a política da doutrina Monroe era para valer, e rompimento diplomático com a URSS, após a tentativa de revolução na Nicarágua.
	 
	O apoio a independência do Panamá, a Emenda Platt, a política do Big Stick e a intervenção no conflito entre Haiti e República Dominicana.
	
	Definição da política da Doutrina Monroe, apoio a anexação de Porto Rico ao seu território, ocupação de Guantánamo e apoio ao Brasil na crise do café de 1905.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	(Adaptado de concurso público) "Do início do século XX até o final da Segunda Guerra Mundial, o relacionamento dos Estados Unidos com a América Latina passou por diferentes fases: uma série de movimentos revolucionários de feição acentuadamente social, a implantação de governos ditatoriais, quase sempre apoiados pela política intervencionista dos Estados Unidos e outras." A partir desta premissa, pode-se concluir que :
		
	
	no início do século XX, não se registrou a emergência de governos ditatoriais em nenhum país da América Latina porque era justamente neste período que se experimentava o regime democrático
	 
	nesse momento, a América Latina vivia um período de equilíbrio econômico e social resultante da cooperação norte-americana.
	 
	nesse momento se presenciou a emergência das massas populares no cenário político de uma economia agroexportadora dependente da área central do capitalismo
	
	nesse período, os Estados Unidos intervinham nas questões políticas latino-americanas no sentido de incentivar a criação de uma independência econômica no espaço latino-americano
	
	devido ao envolvimento na Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos não adotaram uma política de intervenção econômica ou militar nos governos latino-americanos.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Qual política norte-americana, estabelecida em 1823, consolidou a influencia dos Estados Unidos na América Latina?
		
	 
	O big stick
	
	A política da boa vizinhança
	
	A doutrina Truman
	 
	A doutrina Monroe
	
	O isolacionismo de Washington
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O quadro político dos Estados Unidos na primeira década do século XX pode ser caracterizado de forma geral como:
		
	
	Em um momento de crise social, com uma intensa guerra civil
	 
	Em fase de consolidação dos Estados Unidos como importante peso na política internacional
	
	Em surto de retorno monarquistas
	 
	Os Estados unidos estão consolidados como a maior potencia mundial
	
	Em um momento de governos de inspiração socialistas