Buscar

Atividade 1

Prévia do material em texto

Atividade 1 a ser postada no portfólio 1 .
Sempre consulte os critérios avaliativos postados no quadro de avisos.
1-Para que você realize com sucesso a atividade que segue , releia a aula 1 , tantas quantas vezes se faça necessário, vá à ferramenta Arquivo e leia o texto intitulado “História da Linguística 1” .Se necessário vá `a rede também e pesquise .
Reflita sobre o que leu e elabore um texto expositivo, que não ultrapasse as 16 linhas,expondo acerca dos estudos sobre a linguística , assim como conceito, objeto e os modelos teóricos da mesma.
Seja claro em suas exposições e lembre-se de que seu texto é um texto acadêmico que deve seguir a norma padrão da língua Portuguesa e atentar à coesão e coerência textuais.
Seu texto pode/deve basear-se em leituras , pesquisas , mas de forma alguma deve conter cópias de trechos de outros textos ,sem as devidas citações , caso seja necessário,ou de outros colegas.
Não faça parágrafos com menos de 4linhas!Use times 12 , cor preta e e nunca apenas 1 parágrafo.
O termo linguístico pode ser definido como a ciência que estuda os fatos da linguagem. Para que possamos compreender o porquê de ela ser caracterizada como uma ciência, citamos como exemplo o caso da gramática normativa, uma vez que ela não descreve a língua como realmente se evidência, mas sim como deve ser materializada pelos falantes, constituído por um conjunto de sinais e por um conjunto de regras, de modo a realizar a combinação desses.
Considerando as palavras de André Martins, acerca do conceito de linguística: “ O fundador dessa ciência foi Ferdenand de Saussure, um linguista suíço cujas contribuições em muito auxiliaram para o caráter autônomo adquirido por essa ciência de estudo.
A sociolinguística tem por objetivo de estudo os padrões de comportamentos linguísticos observáveis dentro de uma comunidade de fala e os formaliza analiticamente através de um sistema heterogêneo, constituído por unidades e regras variáveis. Assim os processos de mudanças contemporâneas que ocorrem na comunidade de fala são primordiais na sociolinguística.
Referências:
1.www.brasilescola.com/português/linguística.htm, acesso em 18 de setembro de 2017.
2.www.vertentes.ufba.br/a-teoria-da-variação-linguística, acesso em 18 de setembro de 2017.
2- Leia atentamente:
Noam Chomsky distingue: competência de desempenho ;
 
A competência linguística é a porção do conhecimento do sistema linguístico do falante que lhe permite produzir o conjunto de sentenças de sua língua: é um conjunto de regras que o falante construiu em sua mente .
O desempenho corresponde ao comportamento linguístico, o qual resulta ,não somente da competência linguística do falante, mas também de fatores não linguísticos de ordem variada, como: convenções sociais, crenças, atitudes emocionais do falante em relação ao que diz, pressuposto sobre as atitudes do interlocutor ,entre outros.
Leia a tirinha que segue:
 
A partir da tirinha lida , explique em um pequeno texto , no máximo de 10 linhas , a competência e o desempenho linguístico dos personagens. 
Não faça parágrafos com menos de 4 linhas! Use times 12 , cor preta e nunca apenas 1 parágrafo.
A professora de Chico não estava contente com o seu desempenho em suas aulas de língua portuguesa, pois ele precisa adquirir mais conhecimento sobre a língua para melhorar seu aperfeiçoamento, ler mais para escrever melhor pois a escrita não se escreve do modo que falamos, procurar ler livros ou pedir ajuda para familiares.
No caminho de volta para casa, Chico estava chateado pois sua professora falou que ele tem que melhorar e melhor e muito, pensando de qual forma conseguir isso, Chico se lembrou de seu amigo Manoel, um amigo da padaria que iria ajuda-lo naquele momento de desespero e mostrar a sua professora que ele era capaz de aprender e ela se orgulhar dele. 
3-Tomando como ponto de partida a aula número 3, e ainda, o texto que está na ferramenta arquivo, intitulado : “ O preconceito linguístico” ,elabore um texto reflexivo, sem uso da primeira pessoa do singular , e que não ultrapasse as 12 linhas, o qual trate sobre a importância do professor , que trabalha com alfabetização , em compreender a linguagem enquanto instrumento maior de interação da criança com o mundo ,tendo claro, enquanto educador, a forma como deve ser abordada a linguagem no contexto educacional: escola.
Não faça parágrafos com menos de 4linhas!Use times 12 , cor preta e nunca apenas 1 parágrafo.
O preconceito linguístico é aquele gerado pelas diferentes linguísticas existentes dentre de um mesmo idioma. Podendo ser um importante causador de exclusão social. O professor como mediador de ensino, precisa quebrar essa barreira de preconceito, todas as crianças devem ter um aprendizado de qualidade.
A língua é mutável e vai se adaptando conforme o tempo de acordo com o conhecimento adquirido. É no período escolar que as crianças recebem as primeiras informações sobre outros povos, outras línguas e as vezes sendo a única informação recebida, e nesse momento que o professor tem seu papel importante na vida da criança. 
Pois é ele que nos ensina desde pequenos novos conhecimentos, a leitura a aprendizagem da escrita, as crenças e seus valores, pois é da escola que se formam cidadãos conscientes pronto para encarar o mundo lá fora.

Continue navegando