Buscar

Artigo Seguridade Social

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL - UNINTER
CURSO BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL – EaD
Polo Uninter Panambi
Nome do tutor local: Ritiéli Andriguetto
Marilene Rodrigues Machado dos Santo
RU: 1541771
A RELAÇÃO ASSISTENCIA SOCIAL E A POLITICAS PUBLICAS.
Marilene Rodrigues Machado dos Santos
Resumo: Este artigo tem como objetivo a relação da pesquisa realizada instituição Casa de passagem Municipal com o conteúdo comtemplados nas aulas da disciplina Politica da Seguridade Social: Serviço Social como Política Pública, Assistência Social.
Palavra-chave: Política de Seguridade Social, Serviço Social, Politica Pública. 
INTRODUÇÃO
	Este relatório tem como objetivo apresentar brevemente sobre Seguridade Social ressaltando a Política de Assistência Social, vinculada a pesquisa realizada na Instituição Casa de Passagem Municipal da cidade de Cruz Alta, que possui como Assistente Social responsável Marli Andrade da Silva sobre o registro no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) número 11.500,
Descrevendo a relação entre Assistência Social e Politica Pública abordando na instituição juntamente com a complexidade dos atendimentos prestados pela mesma.
ASSISTENCIA SOCIAL RELACIONADA A POLITICAS PUBLICAS,
	A política pública é a ação do Estado que materializa as normas comuns (leis) que foram definidas para assegurar o funcionamento da sociedade e a defesa do bem público, “Percebemos as políticas públicas como as respostas que os governos devem dar para mitigar ou para solucionar os problemas e/ou atender às demandas existentes nas sociedades tendo em vista os objetivos e os direitos fundamentais estabelecidos nas Constituições.” (QUEIROZ, 2013, p. 13) 
Bem como a Assistência Social é uma política pública e que se caracteriza como política social, No Brasil, a assistência social é uma política pública de direito do cidadão e dever do Estado, prevista pela Constituição Federal de 1988, nos artigos 194, 203 e 204, e regulamentada pela Lei Federal 8.742/1993. A qual por muito tempo e até hoje é confundida com caridade e serviço voluntario, erradamente porque essas ações não estão relacionadas diretamente com a Política Publica
 A seguridade social consiste num conjunto de políticas sociais cujo fim é amparar e assistir o cidadão e a sua família em situações de risco ou vulnerabilidade constituída pelo estado juntamente com sociedade. “Significa que o risco a que qualquer um, em princípio, está sujeito – de não conseguir prover seu próprio sustento e cair na miséria –, deixa de ser problema meramente individual e passa a constituir uma responsabilidade social, pública” (VIANNA, 2012, p. 176).
Podemos ver a relação de Política Pública e Assistência Social visita a Instituição Casa de Passagem Municipal da Cidade de Cruz Alta, a qual teve sua fundação no 11 de novembro de 2015,
	Tendo como objetivo o acolhimento em situação provisória e excepcional, destinada a pessoas adultas de ambos os sexos, implanta pela prefeitura de Cruz Alta, utilizando a política pública da Secretaria de municipal de Desenvolvimento social e Sistema Único de Saúde.
	O serviço da Casa de Passagem Municipal é ofertado para pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e sobrevivência com idade entre 18 e 59 anos, residente no município de Cruz Alta ou oriundos de outros Municípios em situação de rua.
	O funcionamento da casa é feito vinte quatro horas com período interrupto sendo concedido por usuário a estádia de três pernoites, salvo casos específicos que serão avaliados exclusivamente pela equipe gestora e coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS).
	A casa e constituída de um amplo espaço físico que oferece, cozinha, refeitório, sala de convivência, dormitórios conjuntos sendo separa para homens e outro para mulheres, banheiros masculinos e feminino, almoxarifado e lavanderia. Tendo também como integrantes da equipe Assistente Social, dois Cuidadores por turno, Uma Cozinheira, e Um Porteiro sendo vedada a entrada na casa de pessoa não autorizada. Fazendo parte do acolhimento o direito assegurado de Proteção, condições físicas de repouso, alimentação saudável, banho e higienização pessoal, atendimento psicossocial.
Abordagem que efetuada diariamente em Praças, Viadutos e Calçadão da cidade, que como o objetivo a identificação de possíveis individuas em vulnerabilidade social.
	Acolhimento onde se busca o resgate da história individual de cada usuária buscando uma melhor analise da tratativa no ambiente comum e de futuros possíveis encaminhamentos. Trazendo a Proteção Social Especial de média complexidade, quando os usuários têm vínculos familiares e comunitários de apoio, e alta complexidade, nos casos de inexistência ou rompimento dos vínculos familiares e comunitários, demandando por serviços de proteção por meio do acolhimento institucional.	
CONCLUSÃO
	Por meio do que foi constatado pela visita na instituição, observando a rotina do atendimento, e na construção da entrevista com a assistente social e também através das aulas. Intende-se a importância da Assistência Social e Políticas Públicas e do enfrentamento da Seguridade Social na pratica do ambiente das instituições publica Casa de Passagem Municipal o Serviço Social desempenha o trabalho de garantindo a defesa da dignidade e dos direitos fundamentais dos cidadãos pela casa assistidos, tendo um enfrentamento cotidiano com as questões Sociais, de média e alta complexidade principalmente com a questão da assistência a moradia e necessidades básicas. 
O Serviço Social neste caso tem como base a interpelação entre o indivíduo e a sociedade fazendo assim a ponte necessária para os ajustes familiares e social, sempre com o amparo das Politicas Publicas trazida pela defesa da Assistência Social.
REFERÊNCIAS 
NOGUEIRA, Vera. Política Social e Serviço Social: os desafios da intervenção profissional. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rk/v16nspe/05.pdf 
QUEIROZ, R. B. Formação e gestão de políticas públicas. Curitiba:
Intersaberes, 2013.
VIANNA, M. L. T. W. O silencioso desmonte da Seguridade Social no Brasil. In:
BRAVO, M. I. S.; PEREIRA, P. A. P. (Org.). Política Social e democracia. 5.
ed. São Paulo: Cortez, 2012.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando