Buscar

A1 CIDADANIA 14.04

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A1 CIDADANIA 14/04/2015
1.Podemos apontar como uma das principais causas da Revolução Francesa:
Escolha uma:
a. . A grande influência da burguesia e dos trabalhadores urbanos no sistema político da França. 
b. A falta de terras para distribuir entre os pobres. 
c. A revolta de grande parte da população francesa (burguesia, camponeses e trabalhadores urbanos) gerada pelas injustiças sociais promovidas pela monarquia absolutista. 
d. As guerras de conquistas promovidas e comandadas por Napoleão Bonaparte. 
e. As fraudes eleitorais que existiam na França durante as eleições para monarca e ministros. 
2. Ao contrapormos o Antropocentrismo e o Teocentrismo, é CORRETO afirmar que:
Escolha uma:
a. O Antropocentrismo coloca Deus no centro do Universo doutrinando o homem a não desobedecer aos desígnios de Deus. Enquanto que o Teocentrismo valoriza o homem tendo como perspectiva sua centralidade nas relações sociais. 
b. O Antropocentrismo desvaloriza o homem colocando Deus no centro do Universo, enquanto o Teocentrismo afirma que o homem é o centro de tudo por ser filho de Deus. 
c. O Teocentrismo coloca Deus no centro do Universo doutrinando o homem a não desobedecer aos desígnios de Deus. Enquanto que o Antropocentrismo valoriza o homem tendo como perspectiva sua centralidade nas relações sociais. 
d. O Teocentrismo coloca o homem no centro do Universo, uma vez que ele é a imagem e semelhança de Deus. O antropocentrismo, por sua vez, garante aos homens todos os direitos. 
e. Opondo-se ao Antropocentrismo, o Teocentrismo floresceu na Era Contemporânea, a partir do século XIX, após as Revoluções Burguesas garantirem as liberdades civis e políticas. 
3. Sobre a Independência dos EUA é CORRETO afirmar:
Escolha uma:
a. Os EUA, com a independência, perseguiram a construção de uma democracia liberal, simbolizando a ascensão de todos os grupos da colônia que lutaram contra a opressão inglesa. Assim, todos se tornaram cidadãos no ato da Declaração de Independência. 
b. A igualdade, reivindicada na Declaração de Independência, elevava os ex-colonos à igualdade com os ingleses. A nova democracia tratava de forma igual homens pobres, mulheres, negros e índios em relação aos homens brancos, saxões, protestantes e proprietários. 
c. A Declaração de Independência traz em seu conteúdo pontos cruciais para formação da cidadania na nova nação: autodeterminação, igualdade e liberdade. A independência possibilitaria aos colonos a construção livre de seu estatuto político, assegurando seu desenvolvimento econômico, social e cultural. 
d. A cidadania foi atribuída a todos no ato da Independência, excetuando-se os escravos negros, que em grande parte trabalhavam como operários nas fábricas. Isso viabilizou o rápido enriquecimento da nação nascente. 
e. Os alicerces conceituais que formaram a cidadania norte-americana basearam-se na Revolução Francesa e na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, sendo forjados na luta de independência, e posteriormente servindo de inspiração para as Revoluções Inglesa e Industrial. 
4. Leia as afirmativas abaixo sobre a Revolução Industrial e responda a questão.
I . O advento da Revolução Industrial transformou o conceito de cidadania, dentre outros fatores, por criar uma nova estrutura social com novas hierarquias. Dentro dessa nova hierarquia destacamos o surgimento da classe do proletariado que com a força do seu trabalho impulsiona a produção e tem em troca o direito a todos os bens que resultam do processo produtivo.
II. A Revolução Industrial delineou uma nova ordem social e marcou o uso do povo pela burguesia que dominou o cenário político para garantir seus direitos. O proletariado que se formou é ao mesmo tempo a classe que sustenta a burguesia e aquela que irá assumir o papel de agente revolucionário ao contrapor-se aos interesses burgueses na luta por seus direitos.
III. A Revolução Industrial levou ao surgimento da classe dos homens sem propriedade, possuidores apenas de sua força física para dispor como moeda de troca. Estava inaugurada uma nova fase social, marcada pela luta na aquisição de direitos políticos e sociais, deslocando a burguesia da condição de classe revolucionária para conservadora.
IV. A burguesia formada pós-Revolução Industrial assumiu o papel de agente revolucionário da história, o que direcionou o proletariado para o plano do status quo ou establishment.
Estão CORRETAS somente as afirmativas:
Escolha uma:
a. III e IV. 
b. II e III. 
c. I e III. 
d. II e IV. 
e. I e II. 
5. O movimento dos “caras pintadas” foi um marco nas manifestações políticas contra a corrupção no governo e a favor do impeachment do presidente:
Escolha uma:
a. Fernando Collor de Melo 
b. Fernando Henrique Cardoso 
c. Lula 
d. José Sarney 
e. Itamar Franco 
6. ... caminhando contra o vento, sem lenço, sem documento num sol de quase dezembro, eu vou...", a música de Caetano Veloso passou a ser entoada nas manifestações políticas contra a corrupção no governo e a favor do impeachment do presidente:
Escolha uma:
a. Fernando Collor de Melo. 
b. José Sarney. 
c. Fernando Henrique Cardoso. 
d. Itamar Franco. 
e. Luiz Inácio Lula da Silva. 
7. Leia as afirmativas sobre a Idade Média:
Este período foi chamado de Idade das Trevas. Porém, a prática Teocêntrica permitiu ao cidadão se impor, dominando assim o espaço público. Coube à religião, somente, doutrinar o homem a não desobedecer aos hábitos e costumes da Igreja.
O Teocentrismo permitiu à Igreja se impor como guardiã dos hábitos e costumes, dominando assim o espaço público e doutrinando o homem a não desobedecer aos desígnios de Deus. Esse modo de vida alienou o homem nas suas relações com a política e com o espaço público.
O período que sucedeu o Teocentrismo ficou conhecido como Idade Média, marcando a importância da Igreja Católica e a supremacia da cidadania em relação a fé.
Escolha uma:
a. I e II estão corretas e III está incorreta. 
b. I, II e III estão corretas 
c. II e III estão corretas e I está incorreta. 
d. I e III estão corretas e II está incorreta. 
e. II está correta e I e III estão incorretas. 
8. (...) No novo tempo, apesar dos perigos, da força mais bruta, da noite que assusta, estamos na luta pra sobreviver, pra sobreviver, pra sobreviver. Pra que nossa esperança seja mais que a vingança, seja sempre um caminho que se deixa de herança. No novo tempo, apesar dos castigos, de toda fadiga, de toda injustiça, estamos na briga, pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer..." Ivan Lins, letra e música.
O novo tempo que a letra da música acima se refere é:
Escolha uma:
a. A crise econômica da década de 80 em decorrência das crises do ouro e do petróleo. 
b. O final da década de 80, com o fim da alternativa Russa e a queda do Muro de Berlim. 
c. As crises da década de 70 que atingiram as economias ocidentais. 
d. O fim do regime militar no Brasil, a campanha das Diretas Já e a redemocratização do país. 
e. Ao movimento de impeachment do Collor em 1992. 
9. As novas atitudes que se firmaram a partir da Idade Moderna alicerçaram as condições para a construção da cidadania como a conhecemos na atualidade. Qual das afirmativas abaixo denota uma atitude INCORRETA, e, portanto, não contribuiu para a consolidação da cidadania atual.
Escolha uma:
a. Podemos dizer, resumidamente, que os segmentos sociais ingleses alteraram a ordem social produzindo uma nova construção, na qual estavam alicerçadas as condições para a universalização das bases dos direitos civis. 
b. A valorização do homem, ao longo da modernidade, reconstruiu a política e o espaço público como práxis e lócus do exercício do desejo humano. Tal posicionamento levou o homem a questionar a si e o mundo. 
c. No período que precedeu ao Antropocentrismo as relações servis e de vassalagem, bem como a devoção e o comportamento temente a Deus acabaram por vincular os homens à política e a participação na vida pública. 
d. O homem modificou sua
forma de ver o mundo e consequentemente a sua relação com Deus, tendo como perspectiva sua centralidade e relações sociais. 
e. Durante a Idade Moderna, a burguesia procurou criar condições para sua ascensão sociocultural e política, e consequentemente, tal busca levou ao questionamento da ordem estabelecida. 
As novas atitudes que se firmaram a partir da Idade Moderna alicerçaram as condições para a c
e. Durante a Idade Moderna, a burguesia procurou criar condições para sua ascensão sociocultural e política, e consequentemente, tal busca levou ao questionamento da ordem estabelecida. 
10. Segundo Karnal (2003), o termo cidadania, na Antiguidade, foi criado em meio a um processo de exclusão: eram cidadãos somente a minoria para que fossem garantidos seus privilégios, eliminando assim, a possibilidade de participação da maioria.
De acordo com o texto é CORRETO afirmar que:
Escolha uma:
a. A cidadania na Antiguidade garantia os direitos de todos em participar da vida pública. 
b. A cidadania na Antiguidade garantia a participação de todos os homens na política. 
c. A cidadania na Antiguidade garantia os direitos de alguns participarem da vida pública. 
d. A cidadania na Antiguidade garantia aos eupátridas uma participação minoritária na política. 
e. A cidadania na Antiguidade garantia a muitos a participação na política.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais