Buscar

Primeiros Socorros: Queimaduras e outros traumas

Prévia do material em texto

Sumário 
Queimaduras ---------------------------------------------------------------------------------------------
Alergias-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Choque Anafilático--------------------------------------------------------------------------------------
Intoxicação-------------------------------------------------------------------------------------------------
Intoxicação Endógena----------------------------------------------------------------------------------
Intoxicação Exógena------------------------------------------------------------------------------------
Lesões Oculares------------------------------------------------------------------------------------------
Choque Elétrico------------------------------------------------------------------------------------------- 
Ferimentos por Perfuro-Cortantes------------------------------------------------------------------
Desmaio, Convulsão e Epilepsia--------------------------------------------------------------------
Obstrução das vias aéreas (engasgo e asfixia)-------------------------------------------------
Hipotermia e Hipertermia -------------------------------------------------------------------------------
Parada Cardiorrespiratória e Ressucitação-cardiorrespiratória -------------------------
RESUMO
O presente trabalho aborda todo o conteúdo da disciplina de Primeiros Socorros, Urgência e Emergência, estudado pelo 6° período do curso de biomedicina bacharel da Faculdade de Saúde Ibituruna,aulas ministradas pelo Professor Márcio Dinis de Carvalho, durante todo o módulo. Se tratando de todo o conteúdo são instruções de atendimento e diagnósticos e tratamento de doenças descritas de acordo com deve ser efetuado atuação em prestação de primeiros socorros ao paciente. 
QUEIMADURAS
 Queimadura é um trauma de grande complexidade, de difícil tratamento, multidisciplinar, com alta taxa de morbidade e mortalidade em todo o mundo, afetando mais de um milhão de pacientes ao ano. A maioria das queimaduras normalmente ocorre num cenário de baixas condições socioeconômicas. Queimadura ocorre com maior frequência no ambiente doméstico ou de trabalho, envolvendo crianças em ambientes pouco seguros e sem supervisão de adultos, como resultado de violência interpessoal, tentativa de suicídio ou de homicídio. Uma característica do atendimento às queimaduras é a sazonalidade, existem dias, semanas ou períodos em que existe redução do número de queimaduras, passando-se a um período em que todas as unidades de atendimento das queimaduras estão lotadas. 
 Os pacientes que sofrem queimaduras representam um grupo heterogêneo, desde indivíduos que necessitam apenas de acompanhamento ambulatorial até aqueles que precisam de tratamento em unidade de terapia intensiva. Também acometem pacientes que anteriormente à queimadura já apresentavam as mais diversas condições clínicas e, mesmo os indivíduos que antes eram saudáveis podem apresentar uma ampla gama de situações clínicas, pois a grande lesão exposta leva a alterações sistêmicas importantes e a evolução vai depender da reserva clínica que o paciente apresentava antes do acidente. 
 É fundamental a evolução do conhecimento para o combate às queimaduras, compreendendo medidas e campanhas de prevenção, tratamento no local do acidente, tratamento clínico e cirúrgico, entendimento das complicações e das sequelas, aperfeiçoamento da reabilitação, retorno do paciente ao convívio social, e atenção à qualidade de vida em todas as fases. É pequeno o número de profissionais focados no tratamento desse trauma, e muito mais restrito o número de profissionais que, além da assistência, realizam em associação o desenvolvimento de pesquisa para o avanço do tratamento e a criação de tecnologia de ponta e patentes para resolver problemas ainda existentes na assistência do atendimento às queimaduras. 
 O conceito de queimadura é bastante amplo, porém, basicamente a queimadura é uma lesão causada por agentes térmicos (calor ou frio) na superfície da pele. Sendo uma pele o mais importante órgão do corpo humano, a sua destruição pode levar a ativas localmente sistêmicas, sendo essa última causada pelo comprometimento de outros órgãos e sistemas do organismo humano ocasionado após uma queimadura As que podem ser causadas por fontes produtoras de energia térmica, elétrica e substâncias químicas. A causa mais comum de queimadura é por fogo. 
 A maioria tem baixa severidade e extensão, onde se calcula que em 80% dos casos, o acometimento é de menos de 20% da área total corporal. Uma injúria determinada por este trauma assume variantes proporções, dependendo do tempo de exposição, da extensão da área e do agente causal. A queimadura de espessura parcial superficial, espessura parcial profunda e espessura plena, são semelhantes, mas não idênticas como queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus. Na queimadura de espessura parcial superficial, uma epiderme é destruída ou lesada e uma parte da derme pode sofrer lesão, uma pele ferida pode ser dolorosa e parecer avermelhada e seca, como na queimadura solar pode formar bolhas. Na queimadura de espessura parcial profunda, há destruição da epiderme e das camadas profundas da derme e da lesão das porções mais profundas da derme. Queimaduras de espessura parcial profundas levam mais tempo para cicatrizar e é mais provável que resultem em cicatrizes hipertróficas. Uma queimadura de espessura plena envolve destruição total da epiderme e derme e, em alguns casos, também do tecido subjacente. A cor da ferida varia muito, desde o branco ao vermelho, marro. A ferida parece coriácea; os folículos pilosos e como glândulas sudoríparas são destruídas.
 O atendimento da queimadura prossegue nas três fases: fase de emergência / reanimação, fase aguda, fase de reabilitação. Apesar de serem exatas para cada uma das fases, elas se sobre põem e o histórico do tratamento de problemas específicos e complicações não são limitadas, mas entram em contato com o atendimento da queimadura.
 Os agentes estressores que afetam o paciente com queimaduras, provenientes de lesões corporais agressivas, de procedimentos terapêuticos de alta complexidade e internação prolongada, podendo-se considerar como ações estratégicas para a obtenção da participação do cliente e, consequentemente, resultados satisfatórios relativos à imposição do tratamento. 
Fonte: Pesquisa em queimaduras Research in burns Alfredo Gragnani1 , Lydia Masako Ferreira2
Pesquisa em queimaduras
Fonte: http://www.rbqueimaduras.com.br/details/19/pt-BR/pesquisa-em-queimaduras
 Fonte: https://pt.scribd.com/doc/30761940/Artigo-Queimaduras
Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cartilha_tratamento_emergencia_queimaduras.pdf
https://diretrizes.amb.org.br/_BibliotecaAntiga/queimaduras-diagnostico-e-tratamento-inicial.pdf
https://lectio.com.br/dashboard/midia/detalhe/293
http://rbqueimaduras.org.br/content/imagebank/pdf/v14n3.pdf
file:///C:/Users/CLIENTE/Downloads/v10n4a11%20(1).pdf

Continue navegando