Buscar

SISTEMA RESPIRATÓRIO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
SISTEMA RESPIRATÓRIO
*
*
SISTEMA RESPIRATÓRIO
Fisiologia do Sistema respiratório
 Vias aéreas - TRATO SUPERIOR e TRATO INFERIOR
A função do sistema respiratório é facultar ao organismo uma troca de gases com o ar atmosférico, assegurando permanente concentração de oxigênio no sangue, necessária para as reações metabólicas, e em contrapartida servindo como via de eliminação de gases residuais, que resultam dessas reações e que são representadas pelo gás carbônico. Este sistema é constituído pelos tratos (vias) respiratórios superior e inferior. 
 TRATO SUPERIOR - formado por órgãos localizados fora da caixa torácica: nariz , cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traqueia.
 TRATO INFERIOR - formado pelos órgãos localizados na cavidade torácica: parte inferior da traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões. As camadas das pleura e os músculos que formam a cavidade torácica também fazem parte do trato respiratório inferior. 
*
*
 TRATO SUPERIOR - NARIZ 
 É uma protuberância situada no centro da face, sendo sua parte exterior denominada nariz externo e a escavação que apresenta interiormente conhecida por cavidade nasal. 
 A parte externa tem a forma de uma pirâmide triangular de base inferior e cuja a face posterior se ajusta verticalmente no 1/3 médio da face. 
*
*
FARINGE 
 É um tubo que começa nas coanas e estende-se para baixo no pescoço. Ela se situa logo atrás das cavidades nasais e logo a frente às vértebras cervicais. Sua parede é composta de músculos esqueléticos e revestida de túnica mucosa. A faringe funciona como uma passagem de ar e alimento. A faringe é dividida em três regiões anatômicas: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe. 
*
*
 Sistema Respiratório 
 LARINGE
 
 
*
*
LARINGE - A laringe é um órgão curto que conecta a faringe com a traquéia. Ela se situa na linha mediana do pescoço, diante da quarta, quinta e sexta vértebra cervicais. 
A laringe tem três funções: 
 Atua como passagem para o ar durante a respiração; 
 Produz som, ou seja, a voz (por esta razão é chamada de caixa de voz); 
 Impede que o alimento e objetos estranhos entrem nas estruturas respiratórias (como a traquéia). 
 
*
*
Sistema Respiratório Vias aéreas INFERIORES
TRAQUÉIA
A traquéia é um tubo de 10 a 12,5cm de comprimento e 2,5cm de diâmetro. Constitui um tubo que faz continuação à laringe, penetra no tórax e termina se bifurcando nos 2 brônquios principais. Ela se situa medianamente e anterior ao esôfago, e apenas na sua terminação, desvia-se ligeiramente para a direita. 
O arcabouço da traquéia é constituído aproximadamente por 20 anéis cartilagíneos incompletos para trás, que são denominados cartilagens traqueais. 
Internamente a traquéia é forrada por mucosa, onde abundam glândulas, e o epitélio é ciliado, facilitando a expulsão de mucosidades e corpos estranhos. 
Inferiormente a traquéia se bifurca, dando origem aos 2 brônquios principais: direito e esquerdo. 
A parte inferior da junção dos brônquios principais é ocupada por uma saliência ântero-posterior que recebe o nome de carina da traquéia, e serve para acentuar a separação dos 2 brônquios. 
*
*
 Vias Aéreas INFERIORES 
 TRAQUEIA
*
*
Sistema Respiratório - TRATO INFERIOR
*
*
Sistema Respiratório - TRATO INFERIOR
*
*
Sistema Respiratório - TRATO INFERIOR
*
*
Sistema Respiratório - TRATO INFERIOR
*
*
Sistema Respiratório - TRATO INFERIOR
*
*
Sistema Respiratório - TRATO INFERIOR
*
*
Sistema Respiratório - TRATO INFERIOR
*
*
ATIVIDADE DE SALA
TEMAS PARA DISCUSSÃO EM GRUPO:
 01 - Descreva o que é APNEIA e ANOXIA.
 02 - Em relação ao incêndio ocorrido na Boate Kiss, faça um resumo sobre o que ocasionou a morte das pessoas.
03 - O que é DOENÇA DESCOMPRESSIVA ou “Mal do mergulhador”.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando