Buscar

AD - Historia Medieval

Prévia do material em texto

0790 - História Medieval
Parte superior do formulário
Questão 1
Texto da questão
O texto a seguir apresenta, de modo sintético, a expansão do islã, a partir do século VII:
Surgido no século 7º, como a última das religiões monoteístas, o islamismo viveu um período de expansão que durou 800 anos, ultrapassando as fronteiras da península Arábica. Atualmente, os maiores países muçulmanos não são árabes: Indonésia, Paquistão e Bangladesh, todos na Ásia.
Vários fatores contribuíram para essa propagação rápida, entre eles as disputas que levaram o fundador da religião, o profeta Muhammad, a ser expulso de Meca, na época o principal entreposto comercial da Arábia Saudita e centro de peregrinação devido a seu santuário, a Caaba, hoje o local mais sagrado do islamismo.
Refugiado na cidade de Medina, Muhammad organizou seus seguidores num exército que, no ano de sua morte, 632, já dominava a maior parte da península Arábica. Os califas que o sucederam continuaram a conquista, aproveitando-se do enfraquecimento, a oeste, do Império Romano, e, a leste, do Império Persa.
No ano 711, os chefes muçulmanos atravessaram o estreito de Gibraltar e dominaram boa parte da Espanha. No Oriente, ao lado da atuação de guerreiros e missionários, a atividade de comerciantes muçulmanos ajudou a propagar o islã na Índia e até as regiões das atuais Indonésia e Malásia.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/guerranaamerica/fj2309200119.htm
De acordo com o texto, é possível afirmar que:
I. Embora sejam chamados de “árabes”, a maior parte dos muçulmanos, atualmente, não é árabe, no sentido geográfico.
II. O enfraquecimento e a queda do Império Romano do Ocidente facilitaram a expansão do islamismo.
III. Após o século VII o islamismo se expandiu pelos territórios do Império Bizantino, do Império Persa e partes do antigo Império Romano do Ocidente.
Escolha uma:
a. Todas as afirmativas estão corretas.
b. Somente as afirmativas I e II estão corretas.
c. Somente as afirmativas II e III estão corretas.
d. Somente as afirmativas I e III estão corretas.
Resposta: a
Questão 2
Texto da questão
No que se refere à questão cultural e artística na Idade Média pode-se dizer que:
Escolha uma:
Com uma produção cultural, artística e científica desenvolvida apenas dentro dos limites da doutrina religiosa, o legado medieval limita-se à contribuição para a filosofia, a arquitetura religiosa, sem nenhuma outra aplicação para a vida prática.
No que se refere à produção artística esta é marcada exclusivamente pela arquitetura gótica, com pouco avanço em termos da arte decorativa.
A despeito do senso comum considerar a Idade Média pouco avançada em termos culturais, artísticos e científicos, pode-se dizer que, durante o período, houve diversidade de manifestações artísticas e da produção cultural principalmente relativa à música, literatura, bem como o desenvolvimento de práticas de cultivo da terra, além de progressos relacionados à filosofia e à teoria política.
A Idade Média representou um retrocesso em comparação aos avanços da Antiguidade Clássica, não podendo ser identificada no período nenhuma herança cultural e artisítca significativa para a civilização ocidental.
Resposta: c
Questão 3
Texto da questão
Assinale a alternativa que melhor corresponde ao significado da Reforma Gregoriana ocorrida no século XI:
Escolha uma:
A Reforma Gregoriana representou uma tentativa de moralizar a Igreja, afastando-a de certas práticas contrárias à doutrina e, ao mesmo tempo, de reafirmação da autoridade e poder do papa.
A Reforma Gregoriana correspondeu a uma iniciativa estritamente doutrinária, ou seja, voltada para as questões relativas ao combate às heresias para preservação da esssência do cristianismo.
A Reforma Gregoriana foi a resposta encontrada pela Igreja para reafirmar seu poder diante da hegemonia do Império Germânico.
A Reforma Gregoriana respresentou uma tentativa de reafirmação do poder da Igreja que, para isso, usou como pretexto a necessidade de moralização das práticas do clero.
Resposta: a
Questão 4
Texto da questão
“O crescimento demográfico, observado na Europa a partir do século X, modificou o modelo auto-suficiente dos feudos. Entre os séculos XI e XIII a população européia mais que dobrou. O aumento das populações impulsionou o crescimento das lavouras e a dinamização das atividades comerciais. No entanto, essas transformações não foram suficientes para suprir a demanda alimentar daquela época. Nesse período, várias áreas florestais foram utilizadas para o aumento das regiões cultiváveis.
A discrepância entre a capacidade produtiva e a demanda de consumo retraiu as atividades comerciais e a dieta alimentar das populações se empobreceu bastante. Em condições tão adversas, o risco de epidemias se transformou em um grave fator de risco. No século XIV, a peste negra se espalhou entre as populações causando uma grande onda de mortes que ceifou, aproximadamente, um terço da Europa. No século XV, o contingente populacional europeu atingia a casa dos 35 milhões de habitantes.”
http://www.brasilescola.com/historiag/crise-feudalismo.htm
De acordo com o texto acima podemos afirmar que:
I. O aumento da população, a partir do século X, colaborou com uma série de transformações na Europa medieval, dentre elas, o aumento do comércio e da produção agrícola.
II. De um modo indireto, o aumento da população provocou o aumento da devastação das florestas naturais, dada a busca por novas áreas de plantio.
III. O aumento da população européia, a partir do século X, estimulou o desenvolvimento da auto-suficiência dos feudos.
IV. O aumento da produção agrícola não foi suficiente para acompanhar o aumento da população.
Escolha uma:
a. Apenas a afirmativa II está incorreta.
b. Apenas a afirmativa I está incorreta.
c. Apenas a afirmativa IV está incorreta.
d. Apenas a afirmativa III está incorreta.
Resposta: d
Questão 5
Texto da questão
Em Henri Pirrene encontramos as seguintes afirmações sobre as transformações que foram se impondo nas   Corporações de Ofício com o passar do tempo :
"os regulamentos impõem-se com uma minuciosidade cada vez maior; os processos, de técnica rigorosamente idêntica para todos, fixam as horas de trabalho, impõem os preços e o montante dos salários, proíbem toda  a espécie de anúncio, determinam o número dos utensílios e dos trabalhadores nas oficinas, instituem vigilantes encarregados de exercer a inspeção mais minuciosa e inquisitorial." (1968, pp. 191-192.)
O fenômeno relatado por Pirrene é revelador de:
Escolha uma:
protecionismo e interesse do poder público em controlar as atividades e taxar as corporações.
exercício do poder e controle da Igreja sobre o trabalho, o que já se notava em momentos anteriores ao do surgimento das corporações de ofício na Idade Média.
autonomia que as profissões iam paulatinamente assumindo, assim como a liberalização da economia e das atividades mercantis.
crescimento da importância do trabalho manufatureiro e da sua dependência de subsídios do poder público para o seu crescimento.
Resposta: a
Parte inferior do formulário
_1493707929.unknown
_1493707933.unknown
_1493707935.unknown
_1493707936.unknown
_1493707934.unknown
_1493707931.unknown
_1493707932.unknown
_1493707930.unknown
_1493707925.unknown
_1493707927.unknown
_1493707928.unknown
_1493707926.unknown
_1493707921.unknown
_1493707923.unknown
_1493707924.unknown
_1493707922.unknown
_1493707919.unknown
_1493707920.unknown
_1493707918.unknown
_1493707917.unknown

Continue navegando