Buscar

Gestão de Conflitos e Tipos de Negociação

Prévia do material em texto

Introdução 
Com as constantes mudanças no comercio do nosso mundo globalizado e com o aumento cada vez mais dos objectivos desafiadores pelos quais as organizações estão inseridos cada vez mais a tomada de decisão rápida, bem como a resolução de conflitos através de negociação vem ganhando espaço e importância no contesto do nosso quotidiano.
Pretendemos com esse reacender a lembrança da importância da gestão de conflitos, seu conceito, objectivos da gestão de conflitos, objectivos gerais e específicos elementos, situando na actualidade e muito mais temas relacionados, mas sem deixar de focalizar no principal tema. 
Objectivo 
O primeiro passo no planeamento da cada gestão de conflito é determinar os objectivos, saber realmente o que queremos, como existem vários objectivos no processo de gestão é necessário organiza-los por ordem da prioridade, classificando-os em quais podem ser negociados e quais não entram em discussão. 
Objectivo geral de uma gestão de conflitos 
Desenvolver o espirito crítico e a habilidade de gestão de conflitos a fim de atender as necessidades das partes desenvolvendo nos académicos a capacidade de planejar e organizar de forma adequada o processo de gestão de conflitos de forma criativa todos os conflitos gerados no dia-a-dia das organizações. 
Objectivos específicos 
Discutir os principais elementos do novo ambiente de negocio e identificar as necessidades da aplicação dos conhecimentos negociação positivas e conhecer os conceitos fundamentais da negociação seu processo e seu método logico de plajemanto de desenvolver. 
Gestão de Conflitos 
É uma forma de resolução de conflitos em que as partes dialogam diretamente, ou seja, ao oferecer o serviço de gestão online e terceiros não interferem nas propostas das ambas as partes. 
É uma prática utilizada para solucionar conflitos de naturezas diversas, entre elas questões pessoais, profissionais, políticos, comerciais, diplomáticos, institucionais, gerenciais, jurídicos, trabalhistas, de libertação de reféns, etc. Diante dessa grande variedade de contextos, existem muitas definições e formas diferentes de abordar o assunto.
Um dos relatos que envolve a prática de negociação está descrito na história judaico-cristã de Esaú e Jacó, o qual ilustra aspectos fundamentais da negociação: o propósito, os interesses, a oportunidade, a persuasão, a troca e a ética.
Tipos de gestão de conflitos
Existem três tipos básicos de negociação: 
Distributivos 
Integrativos 
Criativos 
Distributivos 
Envolvem apenas uma questão, normalmente relacionado a valores. 
Exemplo da sua aplicação pode-se citar a compra ou venda de um carro. Em que a única questão a ser negociada é o valor do automóvel. 
Gestão de conflitos Integrativa 
As negociações integrativas envolvem diversas questões: como exemplo de aplicação pode-se citar a mesma compra ou venda de carro mas ao invés de negociar apenas o valor automóvel negocia-se também o prazo do pagamento inclusão de certos acessórios a data da entrega, etc. 
Gestão de conflitos Negociação criativa 
Na negociação criativa, cada parte revela seus interesses, a partir dos quais busca soluções que sejam capazes de atender a maior quantidade possível de interesses envolvidos. Essa negociação é ideal para problemas complexos. 
Gestão de conflitos Elementos da negociação 
Comunicação 
Interesse 
Opções e possibilidades 
Convencimento 
Compromisso 
Por fim devemos lembrar que o resultado de uma boa negociação é medido pela satisfação de todas as pares envolvidas, negociadas de forma a entender os interesses dos seu cliente mas também os interesses de quem você represente. 
Comunicação 
O primeiro elemento para uma boa negociação é a comunicação e a razão disso é bastante simples: não é possível negociar com alguma parte não for capaz de transmitir/ receber as mensagens. 
Interesse 
Cada pare da negociação tem seus próprios interesses, que podem ser uma promoção no cargo, o atingimento de metas, redução de custos, etc. 
Opções e possibilidades 
Outro elemento chave para uma boa negociação é a criação de opções e possibilidades primeiramente é preciso entender para qual finalidade o cliente quer adquirir um determinado produto e a partir dai pensar em alternativas de como entende-lo. 
Ponto de vista 
Suponho que um cliente queira comprar o galpão industrial, ele pode querer adquirir esse galpão como forma de investimento ou para estocar um aumento repentino de sua redução. 
Convencimento 
Para convencer é preciso argumentar e com esse fim o vendedor deve conhecer profundamente o seu objecto de venda bem como a concorrência e as necessidades do cliente. 
Compromisso 
Para que a primeira negociação com o cliente não seja tambem a ultima é preciso entregar o que foi prometido no prazo que foi prometido e no preço acordado. 
As promessas feitas devem ser realistas. 
Conclusão
 Neste trabalho abordamos o seguinte assunto: objectivos da negociação; gerais e específicos, elementos da negociação e a negociação na actualidade, conceito; tipos de negociação, portanto desse modo terminam o presente trabalho dizendo que é importante que haja compromisso na negociação para que a primeira negociação não seja a ultima negociação e que seja satisfatória. Portanto finalizamos dizendo que o trabalho foi muito importante para o nosso conhecimento sobre a negociação.

Continue navegando