Aula IFBA PPBio II 10
8 pág.

Aula IFBA PPBio II 10


DisciplinaProdução de Biodiesel34 materiais52 seguidores
Pré-visualização1 página
*
*
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
BAHIA \u2013 CAMPUS: PAULO AFONSO
Disciplina: Processos de Produção de Biocombustíveis II
Glicerina
Prof. DSc. Luiz Antonio Pimentel Cavalcanti
*
*
*
Glicerol
O Glicerol é produzido por via química ou fermentativa. Tem uma centena de usos, principalmente na indústria química. Os processos de produção são de baixa complexidade tecnológica. 
As aplicações principais hoje são:
 \u2022 Síntese de resinas, ésteres 18% 
\u2022 Aplicações farmacêuticas 7% 
\u2022 Uso em cosméticos 40% 
\u2022 Uso alimentício 24% 
\u2022 Outros 11% 
*
*
*
Utilização do Glicerol
O glicerol é atualmente um dos ingredientes mais utilizados na indústria farmacêutica na composição de cápsulas, supositórios, anestésicos, xaropes e emolientes para cremes e pomadas, antibióticos e anti-sépticos. 
Na Industria de Cosméticos
Por ser não-tóxico, não-irritante, sem cheiro e sabor, o glicerol tem sido aplicado como emoliente e umectante em pastas de dente, cremes de pele, loções pós-barba, desodorantes, batons e maquiagens. 
Na Industria Farmacêutica:
*
*
*
Utilização do Glicerol
O glicerol tem sido empregado no processamento de tabaco a fim de tornar as fibras do fumo mais resistentes e evitar quebras. É empregado na composição dos filtros de cigarros e como veículo de aromas. 
Na Industria Têxtil
Amaciar e aumentar a flexibilidade das fibras têxteis
Na Industria do Tabaco:
Outros Usos
Pode ainda ser empregado como lubrificante de máquinas processadoras de alimentos, fabricação de tintas e resinas, fabricação de dinamite etc. 
*
*
*
Utilização do Glicerol
Alimentos e bebidas
O glicerol pode ser usado como umectante e para conservar bebidas e alimentos tais como refrigerantes, balas, bolos, pastas de queijo e carne, ração animal seca. Todas estas aplicações utilizam hoje principalmente sorbitol. É possível que o glicerol venha a tomar parte dos mercados de sorbitol, se os preços caírem nos próximos anos em função de superprodução, com o biodiesel. 
*
*
*
Glicerol
O Glicerol, conhecido também como 1,2,3 propanotriol, é um álcool trihidroxilado, é um líquido claro, da cor da água, viscoso, de gosto doce e higroscópio em temperaturas acima do seu ponto de fusão.
*
*
*
Classificação
Glicerina bruta (GB): pode ter praticamente qualquer teor de glicerol, sendo que graus de pureza abaixo de 55% são bastante comuns dependendo da eficiência do processo de produção e da qualidade de separação de fases ao final da reação de transesterificação.
Glicerina loira (GL): proveniente de processos de produção bastante eficientes.
Pode ser obtida também pelo tratamento da glicerina bruta com ácido mineral, em que são separados os materiais orgânicos não glicerol (MONG), tais como ésteres alquílicos, ácidos graxos livres e demais produtos orgânicos intermediários da reação.Apresenta teores de glicerol na faixa de 80-85%.
*
*
*
Classificação
Glicerina bidestilada (GBD): com teor de glicerol acima de 99,5%, também classificada como grau USP ou farmacêutico.