Buscar

ad1 cultura brasileira

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância 
do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo - TGT
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA AD1 – 2019.2
DISCIPLINA: CULTURA BRASILEIRA
ALUNO: 
POLO: Duque de Caxias 
Esta atividade tem como objetivo a análise do artigo CULTURA E A IDENTIDADE NOS SERTÕES DO BRASIL: REPRESENTAÇÕES NA MUSICA POPULAR, desenvolvido por Maria Amelia de Alencar In: III Congresso Latino Americano de la Asociación Internacional para el Estudio de la Música Popular, 2000, Bogotá, Colombia Anais. Bogotá: 
Todo artigo escrito pela MARIA AMELIA DE ALENCAR fala e trata sobre a cultura do Brasil os “sertões” que para mim fica claro em uma frase dita no mesmo texto pelo antropólogo norte – americano JAMES CLIFFORDE, onde ele diz que a cultura não é uma totalidade integrada no espaço e continua no tempo dotada de uma identidade e de fronteiras bem definidas fundada em “raízes e autenticidade”.
Tudo que o Brasil tem “cultura, identidade, raízes e autenticidade.
O povo do sertão são e eram pessoas fortes, de caráter forte, com o passar dos anos ouve a divisão entre dois mundos, os atrasados e os civilizados, com o progresso e movimentos da sociedade o descobrimento de riquezas em algumas regiões do Brasil, a pecuária bovina ganhou espaço junto com arraias e vilas junto com as autoridades, todo o sertão conhecido como terra sem lei e de muita violência começava a crescer, expandindo sua cultura e mesmo depois de toda a evolução sempre vamos ter ate os dias de hoje literatura de cordel, poesias, danças e principalmente música, que ao longo dos anos foi bem interpretada por cantores, autores e poetas durante todos os anos que se passaram ate os dias de hoje em todos os ritmos que temos no Brasil, e onde mais expressa as ideias, vontades e sonhos, sempre falando e se referindo as festas, folclore, amor, religiosidade e questões sociais.
Tudo que temos como referência nos dias de hoje vem da nossa cultura arrastada durante anos, com ideias e conclusões de outras pessoas, mais que no fundo o povo brasileiro tem estranhado ate a alma quando se manifesta com uma música, conto. Poesia ou festas típicas conseguindo emocionar e atingir toda as classes por mais que estejam separadas, por mais que surja diferenças e culturas ocidentais, as raízes da nossa cultura é bem representada.
De acordo com minha visão, a autora só quer dizer que o “sertão” no vai morrer, porque por mais que seja considerado caipira ou sertanejo quer dizer a mesma coisa, está presente de uma forma ou outra de outra nas diferentes cidades do Brasil.
Recomendo a leitura pois todo o artigo é rico em grandes nomes da nossa história dentro da cultura, música, ideais e feitos lindos e inspiradores.
Resenha elaborada por SEU NOME , acadêmico do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET), fazendo parte de avaliação a distância da disciplina Cultura Brasileira.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando