Buscar

Resumo Fisiologia

Prévia do material em texto

Como o sangue percorre as veias e artérias?
Circulação Pulmonar: é o caminho que o sangue percorre do coração aos pulmões, e dos pulmões ao coração. Assim, o sangue venoso é bombeado do ventrículo direito para a artéria pulmonar, que se ramifica de maneira que uma segue para o pulmão direito e outra para o pulmão esquerdo.
Já nos pulmões, o sangue presente nos capilares dos alvéolos libera o gás carbônico e absorve o gás oxigênio. Por fim, o sangue arterial (oxigenado) é levado dos pulmões ao coração, através das veias pulmonares, que se conectam no átrio esquerdo.
Circulação Sistêmica é o caminho do sangue, que sai do coração até as demais células do corpo e vice-versa. No coração, o sangue arterial vindo dos pulmões, é bombeado do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo. Do ventrículo passa para a artéria aorta, que é responsável por transportar esse sangue para os diversos tecidos do corpo.Assim, quando esse sangue oxigenado chega aos tecidos, os vasos capilares refazem as trocas dos gases: absorvem o gás oxigênio e liberam o gás carbônico, tornando o sangue venoso.Por fim,o sangue venoso faz o caminho de volta ao coração e chega ao átrio direito pelas veias cavas superiores e inferiores, completando o sistema circulatório.
Proporção (diâmetro) das veias e artérias, e suas funções
Veias: 5,0 mm - as veias são responsáveis por conduzir o sangue de volta ao coração e removem as toxinas dos tecidos para elas sejam eliminadas. As veias têm início após os vasos capilares, pois os capilares representam a junção entre as artérias e as veias.
Artérias: 4,0 mm - as artérias são responsáveis por conduzir o sangue para fora do coração, portanto quando o coração bombeia o sangue, ele bombeia este sangue diretamente nas artérias com grande pressão, para que as artérias possam conduzir o sangue na direção dos tecidos.
Sangue venoso
Rico em gás carbônico, é bombeado do coração para os pulmões através das artérias pulmonares.
Sangue arterial
Rico em gás oxigênio, é bombeado do coração para os tecidos do corpo através da artéria aorta.
Classificar glóbulos brancos
Formam o grupo mais heterogêneo de células do sangue, tanto do ponto de vista morfológico quanto fisiológico. Embora os leucócitos desempenhem papel de defesa do organismo, cada subtipo leucocitário detém funções bastante específicas e distintas entre si, que, em conjunto, estruturam o sistema imunológico. Os leucócitos são agrupados em duas categorias diferentes: os leucócitos mononucleares e os polimorfonucleares. 
Classificar glóbulos vermelhos
Transportar oxigênio dos pulmões aos tecidos, mantendo a perfusão tissular adequada, e transportando CO2 dos tecidos aos pulmões. A hemoglobina, que constitui 95% das proteínas das hemácias é a responsável por essas funções.
Classificar plaquetas
São as células do sangue responsáveis por elaborados processos bioquímicos envolvidos na hemostasia, trombose e coagulação. São formadas na medula óssea a partir da fragmentação do citoplasma do seu precursor, o megacariócito – uma célula gigante e multilobulada presente na medula.
Classificar plasma
É a parte líquida do sangue e corresponde a 55% do volume total. Nele, proteínas, sais minerais, gás carbônico e outras substâncias estão dissolvidos em água.
Caminho que o ar passa até chegar ao coração
Fossas nasais ou Boca -> Faringe -> Laringe -> Traquéia -> Brônquios -> Bronquíolos -> Alvéolos -> Capilares.
Diástole - RELAXAMENTO
1º) Relaxamento isovolumétrico – valvas fechadas
 2º) Enchimento diastólico rápido – valva AV aberta 
3º) Enchimento diastólico lento 
4º) Contração atrial
Sístole – CONTRAÇÃO
1º) Contração isovolumétrica – valvas fechadas 
2º) Ejeção ventricular máxima – valva semilunar aberta 
3º) Ejeção ventricular reduzida – ao final, valva semilunar fecha 
Como o sangue chega e sai do coração
O sangue rico em gás carbônico entra pela veia cava superior e inferior, entrando no átrio direito. Logo após passa para o ventrículo direito, entrando na artéria pulmonar, chegando até os pulmões. Sai dos pulmões rico em oxigênio, pela veia pulmonar, entrando no átrio esquerdo, passando para o ventrículo esquerdo até chegar na artéria aorta, onde o mesmo se dissipa para os membros superiores, inferiores e cabeça.
Anemia
Diminuição de hemoglobina (Fe se liga ao O2) e hematócrito, fazendo com que haja uma diminuição no transporte de oxigênio.
Processo elétrico do coração 
Nó Sinoatrial -> Musculo atrial -> nó atrioventricular -> feixe de his -> fibras de purkinje -> miocárdio ventricular. 
O nó sinoatrial inicia um impulso elétrico que flui sobre os átrios, fazendo que estes se contraiam.O sangue imediatamente será deslocado para os ventrículos.Quando o impulso elétrico chega ao nó atrioventricular, este impulso sofre um ligeiro retardo.
Em seguida o impulso elétrico dissemina-se ao longo do feixe de His, o qual divide-se em ramo direito (direcionado para o ventrículo direito) e  ramo esquerdo (direcionado para o ventrículo esquerdo).Este último é dividido em dois fascículos: o ântero-superior esquerdo e o póstero-inferior direito.
Na sequência o impulso elétrico atinge os ventrículos fazendo com que estes se contraiam (sístole ventricular), permitindo a saída de sangue para fora do coração. O ventrículo esquerdo ejeta o sangue para o cérebro, músculos e outros orgãos do corpo humano.O ventrículo direito ejeta o sangue exclusivamente para a circulação do pulmão, para que este sangue seja enriquecido com oxigênio.
Tríade da mulher atleta
Uma síndrome composta por distúrbios alimentares, entre os quais a anorexia nervosa e a bulimia. Também compõe a síndrome eventos como a amenorreia primária (retardo da menarca – menstruação) e a amenorreia secundária (ausência de três ou mais ciclos menstruais após a menarca), além de casos de osteoporose precoce devido à redução na produção de hormônios ovarianos, e hipoestrogenemia, em decorrência de uma amenorreia hipotalâmica.
Massagem cardíaca para leigos
Deve ser realizada no meio do peito (entre os dois mamilos), com o movimento das mãos entrelaçadas (uma em cima da outra) sob braços retos, que devem fazer ao menos cem movimentos de compressão por minuto, de forma rápida e forte. Não há necessidade de respiração boca a boca. 
Problemas de joelho em adolescentes
Irritação da cartilagem de crescimento pelo tracionamento excessivo do tendão patelar sobre a tuberosidade tíbial anterior (TAT) do joelho.
Desvio no ombro
Causado pela escoliose.
Fatores extrínsecos de atividades, que levam a lesões
 Embora a atividade física e os esportes sejam benéficos para o aumento da densidade mineral óssea, principalmente o treinamento de força com impacto realizado próximo à puberdade, o seu excesso pode ter um efeito oposto, promovendo osteoporose e aumentando o risco de fraturas
Gráfico de abertura e fechamento das válvulas, relacionada a volume e pressão (VSF E VSD)
Seqüência das vias aéreas do sistema respiratório
Vias aéreas superiores -> Fossas nasais ou boca -> faringe -> laringe
Vias aéreas inferiores ->Traquéia -> Brônquios -> bronquíolos -> alvéolos 
Trocas gasosas
Alvéolos - Camada única de epitélio
 – 2 tipos celulares 
• Tipo I: maior e delgada, difusão dos gases 
• Tipo II: menor e espessa, sintetiza e secreta surfactante

Continue navegando