Buscar

1 A IMPORTANCIA DAS CORES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A IMPORTANCIA DAS CORES
O que seria dos tecidos se não fossem as cores? Provavelmente uma segunda pele, que aquecesse ou refrescasse - seguindo o ritmo das estações - que embelezasse ou enfeasse, que confortasse ou afligisse, mas que não tivesse nenhuma outra mensagem ligada ao deslumbramento, ao imprevisto, às emoçoes de diversas origens e outras mais. Em sintese, seria um tecido sem comunicação visual, mesmo que sua textura sugerisse arrepios ou provocasse um prazer intimo. O que que faz um tecido ter sua indentidade vai mais alem de suas questões: o fio com o qual foi produzido entra em sintonia com a cor, a textura e o caimento. Oresultado dessas combinações pode ser multiplo, a partir do momento em que consideramos que cada um desses elementos pode mudar e interferir no conjunto. A metamorfose, sempre instinga, cria outras identidade e novidades, gerando uma espiral sem fim, aliando-se a uma espiral sem fim, aliando-se à tecnologia textil, aos gostos e tendencias da moda em cada epoca, aos comporatamentos dominantes e exigencias frivolas do inconciente que corteja a siciedade para não ser excluido pela mesma. A cor cai como uma luva quando o objeto em estudo é a moda: torna-se signo, codecorações, status, mas tambem escarnio, indignação ou repulsa.
O FENÔMENO DAS CORES
Não temos a intenção de entrarno ambito da fisica, mas torna-se relevante conhecer os principios que regem magentas e turquesas, brancos e negros, luzes e sombras, atraves dos quais forman-se as cores. A cor e suas diferenciações estão presentes em tudo que existe no mundo visivel, mas, curiosamente, não se pode provar sua existencia. No que se refere ao vestuario e em particular à moda, a cor funciona como um oceano, é aquela que causa maior impacto quando se depara, por exemplo, com um passante na rua, uma modelo na passarela ou na percepção do traje do jornalista-ancora na televisão. Sem duvida a cor e sua imensa familia fazem parte da linguagem da moda e de todo o seu sistema particular. Como percebemos as cores? Em principio, quando nossos olhos são atingidos pela luz, o que não acontece com a maioria dos animais. A identificação dessas luzes, chamada de cores, procede-se quando nervos opticos e cerebras entram em sintonia, percebendo o impacto de um vermelho ou a suavidade de um verde pastel. A fisica descobriu que a luz branca, como a luz do sol, pode ser decomposta nas cores do arco-iris atraves da refreção de um prisma, o que acontece com a propagação de ondas. As cores primarias que se formam a partir desse prisma são diferentes daquelas que conhecemos como basicas ou primarias são elas o vermelho, o azul e o verde. Todas essas cores, inclusive as do arco-iris, que surgem no prisma, podem ser novamente combnadas recompondo a luz branca. Existe duas maneiras de examinar a cor:
1.	estudar as caracteristicas de varias cores, tal como surgem nas tintas, em outros materiais ou objetos;
2.	estudar a forma com que vemos a cor, que pode assinalar não só padrões esteticos como emocionais e pessoais.
CONSIDERAÇÕES SOBRE CORES
Classificação
As cores classificam-se em tres generos básicos:
1.	Primarias: magenta, amarelo e azul (padrão seguindo pelas artes graficas).
2.	Secundarias ou binarias: laranja (vermelho + amarelo); violeta (azul + magenta); verde (amarelo + azul).
3.	Intermediarias (combinações entre primarias e secundarias): a)laranja amarelado; b) laranja avermelhado; c) violeta avermelhado; d) violeta azulado; e) verde-azulado; f) verde amarelado.
Subdivisões
Deve-se considerar tambem outras subdivisões:
1.	Cor natural ou crua: aquela que tem a coloração propria da naturaza.
2.	Cor aparente ou acidental: a que é variavel, apresentada por um objeto que segue a direção da luz que o envolve ou que recebe influencia de cores proximas. Na moda é o caso do tecido furta-cor.
3.	Cores quente: vermelho e amarelo e aquelas nas quais tais cores predominem na composição, como o laranja.
4.	Cores frias: azul e verde e outras que possuam tais componentes cromaticos, como o lilas azulado.
5.	Cor induzida: traduz-se pela cor acidental, variavel e cambiante, que se tinge de outra cor sob a influencia de uma cor indutora mais forte.
6.	Cor retiniana: encontra maior participação na retina, transmitindo sensações fortes do cerebro que a retem.
7.	Cor irisada: apresenta fulguração analogas às cores do aspectro solar, como as das asa de borboleta, a madreperola e algumas conchas e escamas de peixe.
8.	Cor dominante: aquela que ocupa uma maior área cromatica em determinado objeto ou superficie.
9.	Cor local: a que passa dentro de um conjunto de informações, tais como lugar, tempo, época e áte os costumes que geraram determinada cor. Por ezemplo: as cores psicodélicas (entre as décadas de 1960 e 1970).
10.	Cor fausa: a que destoa de um conjunto cromatico proporcionando desarmonia.
11.	Cor inexistente ou a não cor: formada pelos entrechoques de tonalidades de uma determinada cor levadas ao paroxismo causados pelos contrastes.
Convem esclarecer que uma determinada cor podera parecer fria ou quente dependendo da relação estabelecida entre ela e as demais cores de uma escala cromatica. Por exemplo, um verde médio, como o verded grama, numa escala da amarelos e vermelhos parecerá frio. O mesmo tom de verde diante de azuise violetas parecerá quente. No caso de tecidos, o melhor exemplo é o da estampa op-art - na maioria das vezes produzida em preto e branco - ou os efeitos deslumbrantes provocados por um rosa shocking entre outros tons tambem vibrantes.
Caracteristicas basicas
Para se entender melhor a cor, é preciso conhecer suas principais caracteristicas: o matiz, a saturação e a luminosidade.
1.	Matiz: vem a ser a cor propriamente dita. Caso a cor receba misturas, o matiz vai informar qual é a cor predominabte, seja ela primaria ou secundaria. Poe exemplo, um vermelho é um vermelho; mas se ele se tornar mais claro, vai tender para o rosa se houver uma mistura com o branco. Longo, o matiz do rosa é o vermelho.
2.	Saturação: vem a ser o grau de pureza do matiz. A cor é considerada mais pura, ou seja, mais saurada, quanto mais viva for. As cores citricas, camo o amarelo, o laranja ou o limão, tomam conta do espaço de uma vestimenta e cansam facilmente. Em oposição, os tons pastel, como o azul bebê, o rosa clarinho, o amarelo pálido, já possuem pouca saturação e o espaço que ocupam num vestido, por exemplo, é mais leve e não produz monotomia e nem cansaço.
3.	Luminosidade: a intensidade da luz em cada coe é determinada pela quantidade de branco que existe nela. Quanto mais branco tiver, mais luminosa a cor será.
Vale lembrar:
·	Uma determinada cor mistuada ao branco provoca uma nuance. Por exemplo, violeta + branco = lilás.
·	Uma determinada cor misturada ao preto resulta numa sombra, uma cor que pertence à gama dos marrons. Por exemplo, verde + preto = marron esverdeado;
·	Quandro se mistura, por exemplo, vermelho + branco + preto o que vai surgir é uma tonalidade;
·	Quando se projeta uma combinação de cores com o objetivo de se chegar a um efeito agradavel ( tanto na estamparia como na confecção) há uma intenção de harmonizar as cores.
·	A luz artificial modifica as cores reais, principalmente a proveniente das lâmpadas fluorescente ou com luz fria.
Efeitos de cores em tecidos:
·	cores proximas na escala cromatica, como vermelho e laranja, tornam-se uma cor unica quando vistas de longe; nesse caso o laranja domina.
·	Contrastes na escala cromatica: quando existe em um tecido uma superficie ou estampa no centro do mesmo na cor laranja e nas bordas o branco, esta ultima cor desaparece; já se as bordas forem cinzas, o laranja escurece; mas no caso do laranja proximo ao preto, ele torna-se mais intenso e aceso, todavia perto do preto ou do verde passa a ser caramelo.
·	quando listras finas e pretas ficam muito proximas, dão a ilusão de serem coloridas, desde que o olhar do observador
se fixe nelas por alguns segundos.
A LINGUAGEM DAS CORES
Vermelho: tambem denominado rubro, escarlates ou encarnado. É uma cor fundamental ou primitiva, a que apresenta mais saturação com grande visibilidade, e, quando clareada, não perde suas caracteristicas essenciais. Para Kandisky, o vermelho representa "força, energia, ímpeto, decisão, alegria e triunfo". Aumenta a pressão, os batimentos cardiacos e o ritmo respiratorios.
Palavras-vermelhas: amor divino, Dionisio, cura, generosidade, erotismo, sangue, sexo,vitalidade, vida e morte, paixão, desejo, agressão, raiva, explosão, radicalismo politico e religioso, teto(casa.
Vermelho-fashion: vermelho puro, o vraie rouge de chanel, Ferrari, sangue, andaluz, vinho, bordô, rosé, pimenta, drácula, tomatee, caqui, rubi, melancia, coral.
Rosa: derivado da misturas do vermelho com o branco tornou-se uma nuance tão vigorosa e usada que é entendida como cor independente. O romantismo, a ligação com meninas desde do enxoval do bebê, as memorias da infancia têm esse colorido. Na moda é associado à beleza, alegria, juventude, sofisticação, glamour.
Palavras-rosas: feminilidade, infancia, romance adolescente, felicidade, teenager, perfume, faces, sedução, doce, pôr do sol.
Rosa-fashion: bebê, sorvete, sabonete, shocking, pink, antigos, velho, fúcsia, ciclâmem , barbie, néon, ocre, salmão, pêssego e o novo pó-de-arroz.
Amarelo: fundamental e primitiva, tem o emblema do utilitarismo e a capacidade de aumentar a pressão sanguinea, o ritmo respiratorio e a pulsação. Ilumina roupas e ambientes, passa uma idéia de juventude e alegria, mas tambem pode amarelar, ou seja, se acovardar.
Palavras-amarelas: extroversão, iluminação, otimismo, sociabilidade, animação, movimento, discordia, fé, eternidade, despeito, traição, medo, alarme, luxo, poder.
Amarelo-fashion: marfim, canario, sol, topazio, manteiga, creme, mostarda, açafrão, milho, banana (parte interna), ouro, girassol, bandeira, bebê.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando