Buscar

Auguste Comte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso de Filosofia Positiva (1830-1842)
Resumo: Na obra o autor fundamenta a doutrina positivista, explicando a evolução histórica do espírito humano com a teoria dos três estados. Comte ressalta a divisão do trabalho intelectual como sendo um dos atributos (características) da filosofia positiva por ser a base da organização do mundo do trabalho dos cientistas e a sistematização das ciências.
O POSITIVISMO
O pensamento positivista pregava um modelo de sociedade organizada, onde o poder espiritual não teria mais importância, sendo os sábios e cientistas responsáveis pelas decisões.
- Comte sofreu um colapso nervoso em 1826 e foi nesse meio tempo que escreveu os seis volumes do "Curso de Filosofia Positiva".
Discurso sobre o Espírito Positivo - 1844
Resumo: Na obra Discurso sobre o Espírito Positivo, Comte afirma que o espírito positivo, que compreende a inteligência, os sentimentos e as ações positivas, é maior e mais importante que a mera cientificidade, que abrange somente questões intelectuais. 
Ele se propõe a caracterizar a natureza e o destino do espírito positivo; a avaliar, sob todos os aspectos essenciais, a extrema importância mental, social e moral, fazendo uma apologia do bom senso universal.
Influencias:
Foi influenciado pelo conde Henri de Saint-Simon, grande nome do socialismo utópico, quando foi seu secretário entre 1817 e 1824.
Influenciou pensadores como Karl Marx e Émile Durkheim.
Curiosidade: 
O lema de Auguste Comte “Amor como princípio, ordem como base e progresso como objetivo” fundamentou os dizeres da bandeira do Brasil “Ordem e Progresso”.
Os ideais da doutrina positivista de Auguste Comte inspiraram não apenas a proclamação da República no Brasil, em 1889, como os atos que a ela se sucederam, tais como: a separação entre Igreja e Estado, o estabelecimento do casamento civil, o fim do anonimato na imprensa e a reforma educacional.
REFERENCIAS
https://www.ebiografia.com/auguste_comte/ 
https://www.todamateria.com.br/auguste-comte/ 
http://www.edipro.com.br/produto/discurso-sobre-o-espirito-positivo-ordem-e-progresso/

Continue navegando