Buscar

SLIDES gestão hospitalar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR 
1º SEMESTRE – MATRIZ 2014/1
ARIANE NASCIMENTO DE OLIEVEIRA
GEOVANI DA SILVA OLIVEIRA
GLEISON DE SOUZA LIMA
PAULA ALESSANDRA DOS SANTOS SILVA
RAIANE DO NASCIMENTO TEODORO
ROSIVANE VILHALVA DO NASCIMENTO MORAIS
Pólo Rio Branco-Ac 2014
1º Semestre 
*
*
 ANÁLISE DA GESTÃO ORGANIZACIONAL: 
 UM ESTUDO COMPARATIVO DAS EMPRESAS UNIMED E FARMÁCIA PAGUE MENOS
*
*
INTRODUÇÃO
 
 A produção textual tem como objetivo principal identificar alguns aspectos de gestão organizacional de duas empresas na área da saúde na cidade de Rio Branco-Ac, coletando dados sobre os modelos de gestão organizacional adotados pelas organizações, caracterização das organizações, verificar se existe eficiência no código de ética dessas organizações, relatando como funciona a estrutura organizacional, níveis de hierarquia, etc.
*
*
 Caracterização da Unimed Rio Branco
Razão Social: Unimed Rio Branco Cooperativa de Trabalho Médico LTDA.
Município de Localização: Rio Branco/ Acre
Ramo de atividade: Saúde Suplementar (Pronto Atendimento 24h).
Números de Funcionários: 111 colaboradores e 145 cooperados.
Entrevistado: Dr. José Ricarte (Diretor do Pronto Atendimento)
PRINCÍPIOS ÉTICOS 
Cooperação entre seus colaboradores e cooperados;
Satisfação dos cooperados e clientes;
 Ética e integridade;
 Valorização dos seus colaboradores;
Transparência;
Responsabilidade Social;
Qualidade nos serviços prestados, etc.
*
*
ORGANOGRAMA DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
*
*
MARKENTING
 Para sobrevivência das empresas, exige-se mais que um bom trabalho, a busca pela excelência tem quer ser constante. O marketing tem que ser ágil e habilidoso, é necessário que a empresa tenha em seu quadro de funcionários, pessoas habilidosas, experientes e capazes de encarar desafios da alta competitividade do mercado de trabalho.
 Economia
 Todo o controle financeiro é feito através de investimentos em tecnologia da informação, assim é possível fazer um controle eficaz dos recursos da cooperativa. Os recursos da empresa são próprios, pertence ao mercado de monopólio, e são utilizados também para outros investimentos como a fundação Unimed que foi criada sem fins lucrativos para o aprimoramento dos conhecimentos de seus colaboradores, e profissionais da área de saúde, além de patrocinar com recursos próprios esportes como o futebol, responsabilidade social com investimentos em projetos sociais, ambientais e culturais, etc.
*
*
 Gestão de Pessoas 
 A Unimed possuiu instituição de aprimoramento dos seus colaboradores e profissionais externos da área da saúde, Pioneira no lançamento dos cursos de Pós-Graduação em Auditoria em Saúde, Auditoria Odontológica e Perícia Médica, a Fundação Unimed está sempre atenta às mudanças, antecipando-se às tendências do mercado.
*
*
Caracterização da Farmácia Pague Menos
Nome Fantasia: Farmácia Pague Menos 
Município de Localização: Rio Branco/ Acre
Ramo de atividade: Medicamentos Farmacêuticos
Números de Funcionários: 17 colaboradores e 7 estagiários 
Entrevistado: Rodrigo Sathett (Gerente da Loja). 
 
 PRINCÍPIOS ÉTICOS
 
 A Farmácia Pague Menos tem a missão de promover atitudes inovadoras, com objetivo de encantar os seus clientes, oferecendo um atendimento de excelente qualidade, com profissionais altamente qualificados, com produtos de qualidade, e isso faz com que a Farmácia Pague Menos se torne uma empresa estável no ramo farmacêutico. Possuí um código de ética eficaz e padronizado, respeitando sempre os seus clientes, a prescrição médica, tem um controle eficaz sobre a validade dos medicamentos e origem comprovada, a política comercial da empresa tem como principal beneficiário o cliente, todos os produtos possuem registro sanitário, etc.
*
*
 
ORGANOGRAMA DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
*
*
 Marketing 
 A Rede Pague Menos investiu aproximadamente R$ 40 milhões em planejamento de marketing nos últimos anos, com aparência na mídia, internet, revista, etc. O Objetivo desse plano de marketing é levar saúde e beleza para os quatro cantos do país, com um teor rico e moderno preparado por profissionais renomados no país, desenvolvendo produtos que valorizem os clientes, e sacie suas necessidades finais.
Economia 
 A área financeira da Pague Menos é formada pela economia monopólio, baseia-se em ordenar as atividades e analisar os recursos financeiros da empresa, através de relatórios financeiros organizados a partir dos resultados dos dados contábeis, além de avaliar a capacidade de produção, adotar decisões estratégicas no que se refere à sustentabilidade da empresa, averiguar não somente as contas de resultados por alçada, mas a condição do fluxo de caixa. A área financeira da empresa desenvolve e incrementam medidas e planejamentos com vistas ao aumento e fluxos de caixa apropriados para o retorno financeiro, e a oportunidade de expandir os investimentos da empresa para o alcance das metas.
*
*
Gestão de Pessoas
A gestão de pessoas (RH) da Farmácia Pague Menos trata dos processos de recrutamento de pessoas, depois de selecionadas são devidamente treinadas. Após o processo de treinamento, vem a etapa do desenvolvimento e remuneração. A gestão de pessoas auxilia em todas as atividades da empresa que influenciam no comportamento e caráter das pessoas. 
Também cuida da estrutura organizacional, promoção, desligamento, liderança, reestruturações, remunerações, comunicação interna, feedback, gestão de projetos, gestão de processos e metas, etc. A Empresa fechou 2013 com 211 mil horas de treinamento. Foram 60 mil horas a mais em relação ao ano anterior.
*
*
DESENVOLVIMENTO
 O objetivo das duas empresas são os mesmos, pois ambas buscam a excelência na qualidade, investem em seus colaboradores, respeitam os seus clientes e colaboradores, tem compromisso com seus fornecedores, investem muito em mídia, o marketing das duas empresas é o que as torna mais fortes no mercado de trabalho. Com relação à remuneração, em nossas pesquisas notamos que a Unimed enfrenta alguns problemas com os médicos cooperados, pois médicos reivindicam por melhores salários, fazem paralisia para alcançar os seus objetivos, e os planos de saúde tem a tendência de aumentar quando essa pressão ocorre, e isso afeta diretamente os consumidores. Notamos que as duas empresas podem melhorar nesse aspecto adotando um modelo de remuneração diferenciado como atrativo para os profissionais qualificados, que são disputados no mercado de trabalho, podem implantar a PLR (Participação nos Lucros e Rendimentos), que é um tipo de remuneração que já vem sendo adotado por várias organizações de grande porte como a Unimed e a Farmácia Pague Menos.
 
*
*
QUADRO COMPARATIVO
*
*
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 A produção textual nos mostrou claramente que as estruturas organizacionais das duas empresas funcionam de forma correta, que possuem investimentos em treinamentos adequados e eficazes, que os recursos utilizados para investimentos em tecnologia e treinamentos são próprios, que há sobra de recursos para serem investidos em outras áreas, como a Unimed que investe na Fundação Unimed e patrocina o esporte, e a Farmácia Pague menos investe em treinamentos dos seus colaboradores e na sua expansão por todo território brasileiro. Ambas as empresas possuem seu próprio código de ética, e respeitam os seus clientes e colaboradores, investem em tecnologia, marketing e produção. A produção textual nos proporcionou um aprofundamento na gestão organizacional das empresas citadas, tal como uma visão geral das organizações que adotam um modelo correto de gestão, que investem na sustentabilidade da empresa, que usa recursos próprios para investimentos dentro e fora das organizações.
*
*
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
Fundação Unimed
Disponível
em: <%3chttp:/www.fundacaounimed.org.br/ead/financas/Paginas/default.aspx%3e%20>Acesso em 20 de maio 2014. 
Participações Unimed
Disponível em: <http://www.unimedparticipacoes.com.br/pct/index.jsp?cd_canal=57238> Acesso em 20 de maio 2014.
Farmácias Pague Menos investem em treinamentos profissionais
Disponível em: <%3chttp:/portal.paguemenos.com.br/portal/noticias/releases/item/911-farm%C3%A1cias-pague-menos-investem-em-treinamentos-profissionais%3e%20> Acesso em 22 de maio 2014.
REDE DE FARMÁCIAS PAGUE MENOS INVESTE PARA CRESCER AINDA MAIS
Disponível em: <%3chttp:/m2farma.com/blog/rede-de-farmacias-pague-menos-investe-para-crescer-ainda-mais/%3e%20> Acesso em 23 de maio 2014.
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais