Buscar

AV1 Ergonomia 2015.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCE0052_AV1_201201583233 » ERGONOMIA, HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO
	Tipo de Avaliação: AV1 
	Aluno: 201201583233 - LETICIA RADULSKI 
	Professor:
	FERNANDA MARA CAMPOS DE LEO
	Turma: 9011/Z
	Nota da Prova: 6,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 14/04/2015 17:26:37 
	
	 1a Questão (Ref.: 201201781464)
	2a sem.: INICIAÇÃO À SEGURANÇA DO TRABALHO
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A higiene ocupacional pode ser definida como:
		
	
	Ciência que trata do estudo das consequências oriundas dos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
	
	Conjunto de medidas voltadas para minimizar os acidentes de trabalho.
	
	Estudo das normas que regulamentam a segurança do trabalho, acidentes e doenças ocupacionais.
	
	Ciência voltada para o tratamento e análise das consequências oriundas dos danos causados pelo ambiente de trabalho inadequado.
	
	Ciência voltada para antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos fatores de risco ou estresses ambientais originados no, ou a partir do local de trabalho, os quais podem causar doenças, prejudicar a saúde e o bem-estar ou causar significante desconforto sobre os trabalhadores ou entre os cidadãos de uma comunidade.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201873469)
	sem. N/A: Segurança do Trabalho e Higiene Ocupacional
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Analise as proposições relativas às Normas Regulamentadoras ¿ NRs, e marque, a seguir, a opção CORRETA. 
		
	
	As Normas Regulamentadoras, relativas à segurança e medicina do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho ¿ CLT. 
	
	c) As Normas Regulamentadoras não são aplicadas em canteiros de obra, por serem consideradas área do trabalho de permanência temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução à construção, demolição ou reparo de uma obra. 
	
	Não é mandatório o empregador, a empresa individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviços a aplicar as Normas regulamentadoras 
	
	A observância das Normas Regulamentadoras desobriga as empresas do cumprimento de outras disposições que, com relação à matéria, sejam incluídas em códigos de obras ou regulamentos sanitários dos Estados ou Municípios, e outras, oriundas de convenções e acordos coletivos de trabalho. 
	
	A Norma Regulamentadora deve ser adotada pelo empregador de profissionais liberais, sendo isentas desta obrigatoriedade as instituições de beneficência, as associações recreativas ou outras instituições sem fins lucrativos, que admitem trabalhadores como empregados. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202210466)
	sem. N/A: Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A empresa é responsável pela adoção e uso das medidas coletivas e individuais de proteção e segurança da saúde do trabalhador, sendo também seu dever prestar informações pormenorizadas sobre os riscos da operação a executar e do produto a manipular. Em caso de acidente a empresa deverá emitir a CAT - Comunicação de Acidente de Trabalho. Sobre essa comunicação assinale a assertiva FALSA:
		
	
	Deverá ser comunicado os acidentes ocorridos com todos os segurados empregados: doméstico, o trabalhador avulso, o segurado especial e o médico residente. 
	
	A empresa deverá comunicar acidente de trabalho à Previdência Social até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, de imediato à autoridade competente. 
	
	Ao comunicar o acidente de trabalho à Previdência Social, receberão cópia fiel o acidentado e seus dependentes, bem como o sindicato a que corresponda sua categoria. 
	
	Todas as empresas e instituições que admitam trabalhadores como empregados tem a obrigação de emitir a CAT em caso de ocorrência de acidente de trabalho ou de suspeita médica de doença do trabalho. Caso ela não o faça, o próprio acidentado, seus dependentes, a entidade sindical competente, o médico que o assistiu, ou ainda, qualquer autoridade pública podem comunicar o acidente à Previdência Social, conforme artigo 22 da Lei 8213/1991. 
	
	A empresa que não informar acidentes de trabalho está sujeita à multa, Se ficar caracterizado que o acidente ocorreu por culpa do empregador ele deve indenizar o trabalhador por danos materiais, físicos e morais 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202210457)
	sem. N/A: Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Quando se pensa em acidente ou doenças ocupacionais que também venham ser um acidente, não resta outra saída a não ser a prevenção. É claro que o aprendizado se dá com as ocorrências, mas este não é o foco de um profissional prevencionista. Quais são as principais causas dos acidentes de trabalho que precisam ser evitadas?
		
	
	Acidente Típico; Acidentes de Trajeto: Atos Inseguros 
	
	Atos Inseguros; Condições Inseguras: Ordem e Limpeza 
	
	Ordem e Limpeza; Acidentes de Trajeto; Acidentes com Explosivos 
	
	Acidentes Laborais; Condições Inseguras; Acidente de Percurso 
	
	Condições Inseguras; Atos Inseguros; Acidentes Laborais 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202210494)
	sem. N/A: Higiene e Segurança do Trabalho
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, manterão, obrigatoriamente, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho. Qual atividade é FALSA, não é da competência dos profissionais dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT? 
		
	
	Promover programas permanentes de proteção prevenção de acidentes. 
	
	Manter permanente relacionamento com a CIPA, valendo-se ao máximo de suas observações, além de apoiá-la, treiná-la e atendê-la, conforme dispõe a NR 5; 
	
	Promover a realização de atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores para a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, tanto através de campanhas quanto de programas de duração permanente; 
	
	Selecionar os futuros profissionais da área de serviços especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. 
	
	Esclarecer e conscientizar os empregadores sobre acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, estimulando-os em favor da prevenção; 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202261478)
	sem. N/A: CIPA e SESMT
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A vistoria da CIPA em um escritório de contabilidade detectou, no ambiente de trabalho, alta concentração de ácaros e fungos, jornada de trabalho prolongada e monotonia. O ambiente de trabalho apresenta agentes de riscos: (FGV- TJ BA/ 2015). 
		
	
	físicos e biológicos.
	
	biológicos e ergonômicos. 
	
	ergonômicos e físicos. 
	
	físicos, químicos e biológicos. 
	
	químicos e ambientais. 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202210533)
	sem. N/A: Equipamentos de Proteção Individual - EPI
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Para os fins de aplicação desta Norma Regulamentadora - NR 6, considera-se Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento. Todos têm suas responsabilidades para que essa NR sejacumprida. Podemos afirmar que é de responsabilidade do EMPREGADO, EXCETO:
		
	
	Comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso. 
	
	Cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado. 
	
	Utilizar o EPI adequado para o serviço que será executado. 
	
	Responsabilizar-se pela guarda e conservação. 
	
	Escolher o EPI adequado para o serviço que será executado. 
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201698835)
	4a sem.: LEGISLAÇÃO
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Conforme o item 13.1.5: Toda caldeira deve ter afixada em seu corpo, em local de fácil acesso e bem visível, placa de identificação indelével com, no mínimo, as seguintes informações: a) fabricante; b) número de ordem dado pelo fabricante da caldeira; c) ano de fabricação; d) pressão máxima de trabalho admissível; e) pressão de teste hidrostático; f) capacidade de produção de vapor; g) área da superfície de aquecimento; h) código de projeto e ano de edição. Quanto a este item, assinale se a afirmativa verdadeira
		
	
	A placa de identificação deve ser fabricada de material resistente às intempéries tais como: alumínio, bronze, aço inoxidável etc, possuir caracteres gravados de forma indelével, em língua inglesa, devendo ser fixada ao corpo da caldeira através de rebites, parafusos ou soldas.
	
	Além das informações mencionadas no item 13.1.5 nenhuma outra informação poderá ser inserida a critério do estabelecimento.
	
	Além das informações mencionadas no item 13.1.5 a placa não poderá conter outras informações a critérios do estabelecimento.
	
	A placa de identificação deverá ser afixada em local de fácil acesso e visualização. Deve-se tomar cuidado para que a placa não seja fixada em partes que possam ser removidas da caldeira tais como: bocas de visita, chapas de isolamento térmico, etc.
	
	A placa de identificação poderá ter o uso desobrigado quando todos os trabalhadores envolvidos estiverem devidamente treinados.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202263793)
	sem. N/A: Higiene do Trabalho
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Determinada empresa percebeu a importância de melhorar os resultados de seus programas de higiene e segurança do trabalho. Por esse motivo, desenvolveu medidas preventivas tais como: (Téc. de Adm. Petrobrás/Cesgranrio 2011).
		
	
	levantamento do absenteísmo e da rotatividade. 
	
	afastamento por doenças ou acidentes. 
	
	verificação de custos judiciais. 
	
	mapeamento de riscos. 
	
	análise do valor das indenizações pagas. 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201817973)
	5a sem.: higiene do trabalho
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Os objetivos básicos da Higiene do Trabalho são a prevenção e a proteção do trabalhador contra agentes externos maléficos. O uso de máscara e o borrifamento do solo e das poeiras conseguem, nesses casos, impedir os danos causados por:
		
	
	condução. 
	
	iluminação.
	
	irradiação. 
	
	inalação. 
	
	convecção.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes