Buscar

RELATORIO ADELAIDE

Prévia do material em texto

Instituto Metropolitano de Ensino - IME 
Faculdade Metropolitana de Manaus – FAMETRO
Estética e Cosmética
Adelaide de Souza Ávila
O FANTÁSTICO CORPO HUMANO 
	
Manaus
 2017
Adelaide de Souza Ávila
O FANTÁSTICO CORPO HUMANO 
Relatorio solicitado como requisito para obtenção de nota parcial na disciplina de anatomia 1º período do curso de Estética e Cosmética.
Orientador: Elizandro Santos 
Manaus
 2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Um excelente e amplo conceito de Anatomia foi proposto em 1981 pela American Association of Anatomists: "anatomia é a análise da estrutura biológica, sua correlação com a função e com as modulações de estrutura em resposta a fatores temporais, genéticos e ambientais. 
Tem como metas principais a compreensão dos princípios arquitetônicos da construção dos organismos vivos, a descoberta da base estrutural do funcionamento das várias partes e a compreensão dos mecanismos formativos envolvidos no desenvolvimento destas. 
A amplitude da anatomia compreende, em termos temporais, desde o estudo das mudanças a longo prazo da estrutura, no curso de evolução, passando pelas das mudanças de duração intermediária em desenvolvimento, crescimento e envelhecimento; até as mudanças de curto prazo, associadas com fases diferentes de atividade funcional normal.
TEMA 
O fantástico corpo humano 
 DELIMITAÇÃO DO TEMA 
O conhecimento sobre a técnica de plastinação e curiosidades sobre os sistemas do corpo humano.
 PROBLEMA
Qual foi a importância do conhecimento na exposição para um esteticista.[1: Relatório apresentado no Instituto Metropolitano de Ensino – IME Faculdade Metropolitana de Manaus – FAMETRO para obtenção de nota parcial do 1° período na disciplina de Metodologia do trabalho científico ministrada pelo professor: Elizandro Santos do curso Estética e Cosmética. ]
 JUSTIFICATIVA
Seu estudo tem uma longa e interessante história, desde os primórdios da civilização humana. Inicialmente limitada ao observável a olho nu e pela manipulação dos corpos, expandiu-se ao logo do tempo, graças a aquisição de tecnologias inovadoras.
 OBJETIVOS 
Objetivos geral 
È o estudo das relações gerais dos órgãos que constituem cada região do corpo dos vertebrados domésticos. Anatomia descritiva divide o corpo em sistemas, anatomia topográfica estuda as regiões relacionando as partes dos sistemas que aí se encontram como podemos ver na exposição.
Objetivo especifico 
Conhecer a técnica aplicada nos sistemas.
Discutir sobre a técnica de plastinação.
 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1.6.1 Corpo Humano e seus sistemas 
Dia 21 de junho, a turma de estética e cosmética foi a exposição O Fantástico Corpo Humano, a milhares de anos se passaram desde que o homem despertou sua curiosidade pelos mistérios do corpo humano e decidiu viajar pelo seu interior para descobrir como funciona a máquina que nos move. 
Muito já foi revelado, mas a curiosidade continua grande, divididos em nove galerias, 12 corpos completos e 150 espécimes de órgãos humanos ajudam os visitantes a entenderem melhor o funcionamento do seu próprio corpo e os porquês dos males que os acometem.
Os modelos utilizados são corpos de seres humanos que passaram por um processo de plastinação, uma espécie de mumificação moderna. “Cada pessoa que você vai ver lá já viveu, andou, correu, teve filhos, tomou chope tudo o que fazemos hoje”.
Segundo ele, embora seja um empreendimento bancado por americanos, a mostra foi originada de uma pesquisa desenvolvida na China (daí a origem dos corpos), por um grupo de médicos alemães. Foram eles os responsáveis por criar a técnica da plastinação, que até 2007 era usada apenas para fins educativos em hospitais e faculdades. 
Ela permite a conservação dos corpos através da dissecação dos mesmos e a utilização de produtos que ajudam a recuperar a aparência original das estruturas. 
Dessa forma, o público que visita O Fantástico Corpo Humano tem a chance de ver todos os órgãos e tecidos do corpo humano no seu formato e cores reais, como se estivessem em pleno funcionamento. “Eu costumo dizer que mostra é uma grande homenagem à vida. 
A gente faz uma imersão em detalhes que você não tem oportunidade de ver nunca mais na vida. Além de tudo, é uma obra de arte, plasticamente invejável”, diz o coordenador. 
Para além da admiração visual, a exposição é também educativa e incentiva o público a levar um estilo de vida mais saudável. Em uma das galerias, por exemplo, estão, lado a lado, o pulmão de um tabagista e o de uma pessoa que nunca fumou um cigarro. 
Entre eles, uma caixa para os fumantes que veem os danos causados ao seu órgão deixe por ali mesmo a sua carteira de cigarro. “As caixas ficam cheias”, atesta Lúcio Oliveira.
Em outro espaço, fetos reais de várias idades mostram a evolução da vida dentro da barriga da mãe, enquanto outros modelos demonstram como ficam os nossos músculos enquanto jogamos basquete, por exemplo. 
Tudo isso vem acompanhado de textos com curiosidades e mais detalhes sobre o funcionamento de cada sistema do corpo humano. Apesar de não ser guiada nem ter um percurso único, ao longo da visita, monitores estudantes da área de Biologia e Medicina ficam à disposição do público para tirar dúvidas.
 
CONCLUSÃO 
O nome anatomia origina-se do grego ana, que significa parte, e tomnei, que significa cortar, ou seja, é a parte da Biologia que se preocupa com o isolamento de estruturas e seu estudo. 
A anatomia utiliza principalmente a técnica conhecida como dissecação, que se baseia na realização de cortes que permitem uma melhor visualização das estruturas do organismo. 
Essa prática é muito realizada atualmente nos cursos da área da saúde, e um dos avanços da medicina este processo de plastinação, que está sendo um campo promissor.
REFERÊNCIAS 
SILVA, E. M. O fantástico corpo humano. Disponível em: < http://www.sinepe-sc.org.br/uploads/Apresentacao_Projeto_Escola%20.pdf >. Acesso em:30/06/17.
 ANEXOS 
Figura 1. Estrutura do corpo.
 Fonte: CATRACALIVRE, B. Corpo humano. Disponível em: < https://brasilia/agenda/barato/exposicao-o-fantastico-corpo-humano-e-aula-de-anatomia>. Acesso em: 30/06/17.
Figura 2. Estrutura do corpo.
 Fonte: CATRACALIVRE, B. Corpo humano. Disponível em: < https://brasilia/agenda/barato/exposicao-o-fantastico-corpo-humano-e-aula-de-anatomia>. Acesso em: 30/06/17.
Figura 3. A amostra reúne corpos reais e esclarece dúvidas sobre o organismo humano.
Fonte: LORENTZ, F. Corpo humano. Disponível em: < http://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2016 >. Acesso em: 30/06/17.
Figura 4.  A amostra nos leva a uma jornada fascinante através de corpos verdadeiros que passaram por um processo de conservação chamado plastinação.
 Fonte: MINTO, B. Corpo humano. Disponível em: < http://www.baraodemaua.br/noticias/detalhar/area-de-saude >. Acesso em: 30/06/17.

Continue navegando