A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Pre Projeto   Pos Processo Civil   A im possibilidade de exclusão do condomino por comportamento antissocial

Pré-visualização | Página 1 de 1

THATIELLE OLIVEIRA TOMAZ
 
A (IM)POSSIBILIDADE DE EXCLUSÃO DO CONDÔMINO POR COMPORTAMENTO ANTISSOCIAL
Projeto de pesquisa apresentado ao Departamento de Pós-Graduação e Extensão da Anhanguera Uniderp, como requisito parcial à obtenção do grau de especialista.
 
BRASILIA
2015
Formulário para elaboração do projeto
1. Justificativa
Na busca por maior qualidade de vida no quesito segurança, a sociedade tem optado pela convivência em condomínios fechados. A quantidade de condomínios, tanto horizontais, como verticais, se multiplicaram nas grandes metrópoles nos últimos anos.
Em um condomínio existem áreas de propriedade exclusivas/privativas e áreas de propriedade comum entre todos os moradores, sendo fundamental para cada condômino o seguimento das regras internas do condomínio, assegurando assim a boa convivência. A não valorização do bem comum e o desrespeito às regras estabelecidas no Regulamento Interno e na Convenção favorecem o surgimento de conflitos entre os condôminos, gerando tensões sociais e econômicas, instabilidades nas relações jurídicas e desordem.
Tais conflitos crescem a cada dia e as penalidades legais impostas aos condôminos que descumprem reiteradas vezes as regras, nem sempre cessam de imediato o atrito existente, fazendo necessário o acionamento do poder judiciário para dirimir os conflitos.
Assim, surge a discussão sobre a possibilidade de exclusão do condomínio com comportamento antissocial reiterado, sendo a jurisprudência divergente quanto ao tema, uma corrente afirma que é impossível haver a exclusão do condômino, alegando a superioridade do direito de propriedade, do patrimônio mínimo e da dignidade da pessoa humana; a outra corrente afirma a total possibilidade da exclusão do condômino antissocial, em respeito a função social da propriedade, asseverando que o interesse coletivo se sobrepõe ao interesse particular.
O código Civil de 2002 dispõe sobre a aplicação de multa para o condômino antissocial, contudo, é omisso no que tange a outras questões cruciais para a convivência em condomínio, tais como, a questão da personalidade jurídica do condomínio, as restrições aos direitos do condômino inadimplente, e a exclusão do condômino por reiterado comportamento antissocial.
Um tema tão complexo como a exclusão do condômino antissocial é abordado diariamente nos escritórios de advocacia, nos tribunais e nas salas de aula de todo o nosso país. 
Pois então, qual é o entendimento doutrinário e jurisprudencial majoritário hoje cabível para o condômino antissocial?
Ressalta-se então a importância de analisar a possibilidade de exclusão do condômino por comportamento antissocial reiterado, visando a manutenção da paz e da ordem coletiva.
2. Problematização
O que é considerado comportamento antissocial?
O comportamento antissocial do condômino pode ensejar repercussão no mundo jurídico?
Qual o entendimento jurisprudencial e doutrinário sobre a sanção de exclusão do condômino?
A exclusão de um condômino do condomínio por comportamento antissocial fere o direito de propriedade e moradia?
3. Objetivos
3.1 Objetivo Geral
Verificar a possibilidade de exclusão de um condômino ou ocupante do convívio dos demais moradores como forma de punição pelo seu comportamento antissocial para a manutenção da paz e da ordem coletiva.
3.2 Objetivos Específicos: 
Esclarecer o que vem a ser o comportamento antissocial;
Revelar que a violação dos deveres do condômino pode ensejar repercussões jurídicas, com aplicações de sanções e penalidades aos responsáveis por tais ilícitos civis;
Demonstrar, por meio de jurisprudências, a sanção aplicável nos casos de comportamento antissocial do condôminio;
Questionar as repercussões jurídicas advindas da sanção de exclusão do condomínio antissocial;
Verificar o entendimento doutrinário e jurisprudencial acerca da exclusão do condômino do condomínio para a manutenção da ordem;
Verificar se a sanção de exclusão fere o direito de propriedade e o direito de moradia.
4. Metodologia
A pesquisa fará uso de métodos científicos para melhor compreensão do tema abordado. Sempre nos limites dos objetivos propostos, a pesquisa se desenvolverá da seguinte forma: será utilizado o método dialético, na medida em que serão observados os comportamentos dos condôminos na convivência em condomínio, seja no horizontal ou vertical, abordando, em linhas gerais, o que vem a caracterizar o comportamento antissocial, sob o enfoque dos princípios norteadores das Relações Obrigacionais e o Direito de Vizinhança para, em seguida, examinar os aspectos práticos e teóricos desses institutos frente ao posicionamento dos tribunais quanto a sua aplicação.
A pesquisa bibliográfica será essencial, considerando que fornece um estudo teórico, embasado na lei, doutrinas e jurisprudência, acerca dos princípios constitucionalmente tutelados, bem como a possibilidade da exclusão do condômino antissocial infringir o princípio da função social da propriedade.
Para a elaboração da pesquisa, partiu-se da análise da propriedade em coletivo, analisando o Decreto nº 5.481 de 25 de junho de 1928, que dispunha sobre a alienação parcial dos edifícios de mais de cinco andares, até o Código Civil em vigor, no qual disciplinou o instituto condomínio, estabelecendo a forma de administração do condomínio e regendo os direitos e obrigações dos condôminos.
Seguidamente, discorreu-se sobre as relações humanas, com ênfase no perfil do condômino brasileiro, para que ao final se especificasse o comportamento antissocial, demonstrando a sanção aplicável nos casos de comportamento antissocial do condômino.
Foi utilizado o método indutivo, operacionalizado, principalmente, pelas técnicas da pesquisa bibliográfica e do referente. Após o levantamento, será feita a análise dos dados, informações e documentos levantados.
5. Cronograma
	
	ATIVIDADES     
	FEV
	MAR
	ABR
	MAI
	JUN
	JUL
	AGO
	SET
	OUT
	NOV
	DEZ
	1
	Leituras para escolha do tema
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	2
	Pesquisa de Campo
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	3
	Elaboração do Projeto 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	4
	Orientação e depósito
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	5
	Esboço do trabalho 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	9
	Revisão do texto e redação final
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	9
	Entrega do TCC
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	10
	Defesa Oral
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Bibliografia indicada
CORDEIRO, Camila. Condômino antissocial: é possível a exclusão?. Jus Navigandi, Teresina, ano 19, n. 3995, 9 jun. 2014. Disponível em: <http://jus.com.br/artigos/29336>. Acesso em: fev. 2015
JUNQUEIRA, André Luiz. Possibilidade de exclusão de condômino anti-social. Jus Navigandi, Teresina, ano 13, n. 1799, 4 jun. 2008. Disponível em: <http://jus.com.br/artigos/11342>. Acesso em: mar. 2015.
SOARES, Deise Mara. Direito de vizinhança e comportamento anti‐social. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, VIII, n. 20, fev 2005. Disponível em: < http://www.ambito‐juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=861 >. Acesso em: Fev 2015.