Buscar

Relatorio 1

Prévia do material em texto

Relatório de Aula Experimental de Química Analítica Quantitativa e Qualitativa do Curso de Farmácia
 PREPARAÇÃO DE SOLUÇÕES 
Componentes do Grupo
Bruna Evelin de Oliveira Aguiar 
Brunna Gabriella M. da Rocha Silva 
Ketlen Lorrane de Souza Câmara
 Maria Luísa Sales de Aguiar
 Maria Martha Medeiros da Silva 
Data da realização: 13 de agosto de 2018
Data de entrega: 15 de agosto de 2018
RESUMO 
 Soluções são misturas homogêneas, formada por duas ou mais substâncias. Em indústrias e laboratórios a preparação de soluções e de extrema notoriedade, pois estas são importantes para estes lugares. As soluções são compostas por soluto (substância dissolvida) e solvente (substância que efetua a dissolução) e exigem o cálculo para obter medidas precisas para isso se usa os cálculos de concentração comum, densidade e molaridade. Neste experimento utilizou-se para a preparação de soluções o Hidróxido de Sódio (NaOH) de 50% e Ácido Clorídrico (HCl) de 37% que foram acrescentados a água (solvente universal) e assim diluídas para que suas concentrações fossem de 0,1mol/L.
2. INTRODUÇÃO
 Entende-se como solução uma mistura homogênea que deve conter duas ou mais substâncias. Ela será formada por um solvente, que será o componente de maior quantidade e um ou mais solutos que será o componente em menor quantidade. Sua concentração, sendo a quantidade de soluto dissolvido em uma quantidade de solvente, indicará a relação entre essas substâncias. Essas quantidades podem ser dadas em mol/ L, porcentagem, g/ L. Para preparar uma solução de concentração desejada deve-se pesar a massa da substância que você deseja diluir. Essas substâncias devem seguir uma série de exigências, sendo chamadas de padrão primário e devem possuir 99.9%, grau de pureza. Quando não se utiliza o padrão primário devem possuir concentração definida, sendo que para determinar essa concentração utiliza-se um método denominado titulação, que geralmente envolve a reação química de uma substância de concentração conhecida com uma não conheci, sendo esta conhecida denominada solução padrão. Existem diversos tipos de reações, estas podem ser de precipitação, óxido-redução ou ácido-base. As soluções devem ser armazenadas em frascos próprios, conforme o tipo de solução, não devem ser expostas a ambientes que prejudiquem a sua composição. Deste modo estes frascos devem conter rótulos com nome, concentração da solução, data de preparação e nome dos preparadores. É possível encontrar soluções em diversos ambientes como nos organismos de animais, a água com açúcar e sal, formando o soro e outros. Dessa forma, nota-se a importância dessas soluções no cotidiano. 
 
3. OBJETIVO
Preparar, quantificar e armazenar soluções de Hidróxido de Sódio (0,1mol/L) e Ácido Clorídrico (0,1 mol/L). 
4. MATERIAIS E REAGENTES
Ao se preparar uma solução de Hidróxido de Sódio (NaOH) de 0,1 mol/L e outra solução de Ácido Clorídrico (HCl) de 0,1 mol/L foram utilizados uma balança (caso NaOH esteja sólido), beckeres 50ml, espátulas, pipetas, capela, água destilada, balões volumétrico 500ml e recipientes de vidro para armazenar o HCl e de plástico para armazenar o NaOH. Vale ressaltar que os materiais não devem ser utilizados para ambas as soluções (exceto a balança e capela), cada solução necessita de seu material para que não haja contato, mistura entre os componentes. 
5. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Calcule o quanto será utilizado para preparar uma solução de NaOH (base) e HCl (ácido);
Pegue 4 ml de solução NaOH( 50%) e 4,13 ml HCl( 37%); 
Adicione o HCl e o NaOH na água destilada;
Meça utilizando o balão volumétrico;
Agite a mistura para homogeneizar as soluções;
Armazene a solução de NaOH (0,1mol/L) em um recipiente de plástico e a de HCl ( 0,1mol/L) em um recipiente de vidro âmbar.
6. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Durante o procedimento de preparo da solução de NaOH foi feita a partir de uma diluição de outra solução de NaOH a 50%, ou seja, 50 g em 100 mL para fazer a diluição, se teve primeiro que saber qual a molaridade desta solução: 
molaridade= massa/massa molar * volume 
molaridade= 50g/(40g/mol*0,1L)= 12,5 mol/L de NaOH 
Sabe-se a molaridade da solução, então o volume de água a ser adicionado ainda é desconhecido então resolveu-se calcular a partir da seguinte fórmula:
V1 * Mol1 =V2* M2 
12,5* mol1= 0,1 *0,5 
= 0,04 L ou 4 ml
Como tem se o conhecimento do valor do volume a ser adicionado em 500 mL, seguiu-se o procedimento corretamente a solução de NaOH estava com aparência límpida e inodora, e foi armazenada em um recipiente de polietileno e após isso foi padronizada ftalato ácido de potássio e concluiu-se que a solução estava na concentração de aproximadamente 0,96 mol/L 
Para solução de HCl realizamos o procedimento ao medir o volume de HCl, o cálculo estava previsto 4,13 mL de solução de HCl a 37%, chegou-se a esse valor com os seguintes cálculos:
500ML * 1L/1000 mL * 0,1 MOL/1L * 36,45g/1 mol= 1,8225 gramas.
Pelos dados da densidade do HCl, 1 litro de equivale a 1,19Kg então em 1mL contém 1,19g, sendo assim o volume de HCl equivalente a 1,8225 gramas é:
1,8225 g de HCl ----V
1,19 g de HCl -------1 mL 
V= 1,53 mL de HCl caso esteja em sua forma 100% puro mas está lidando-se com uma solução a 37% de HCl, agora pra resolver esse problema, foi feito mais uma regra de 3 para encontrar o volume da solução a 37% que daria esse valor previsto:
1,53 ---- 37%
x ---------100%
x= 4,13 mL da solução de HCl a 37%. 
Após o cálculo foi medido o volume e misturados a água destilada agitando-se o balão volumétrico levemente e após a agitação foi colocado em um vidro âmbar para seu armazenamento adequado, sua padronização ainda não foi realizada. 
7. CONCLUSÃO
As soluções feitas no experimento visam atingir resultados mais próximos do planejado, mas se o objetivo foi atingido só saberemos após as devidas verificações. Entretanto os passos necessários foram seguidos com o máximo de cuidado no intuito de atingir os parâmetros desejados.
8. ANEXOS
Imagem 1. Solução de NaOH Imagem 2. Solução de HCl
9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Preparo de soluções. Disponível em:
<http://www.quimica.ufpr.br/fmatsumo/antigo/2011_CQ092_PreparacaoDeSolucoes_Pratica2.pdf> Acesso em 13/08/2018 às 19:30
Soluções químicas. Disponível em:
<https://manualdaquimica.uol.com.br/fisico-quimica/solucoes-quimicas.htm> Acesso em 13/08/2018 às 22:35 
Preparo de soluções e titulação. UFRJ. Disponível em:
<http://www.dqi.iq.ufrj.br/iqg128_a1_prep_sol_tit.pdf> Acesso em 07/12/2018.
Profª. Dra. Silvia Keli de Barros Alcanfor 2° semestre /2018

Continue navegando