Buscar

A orientação e suas alterações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A orientação e suas alterações
 A orientação é a capacidade que o indivíduo tem de situar-se em relação a si mesmo e ao ambiente, referente ao tempo e espaço. Na orientação autopsíquica o sujeito se orienta em relação a si mesmo, na orientação alopsíquica o indivíduo se orienta em relação ao tempo e espaço.
- Alterações
Desorganização por redução do nível de consciência: Como o nome aborda, é a alteração em que o indivíduo se encontra desorientado por rebaixamento da consciência, produzindo alteração da atenção, concentração e consequentemente percepção e retenção de estímulos.
Desorientação por déficit de memória imediata e recente: O indivíduo não consegue reter as informações básicas que são passadas e por esse motivo perde noção de tempo e do deslocamento no espaço. Esse tipo de desorientação é típica na Síndrome de Korsakoff.
Desorientação apática ou abúlica: O indivíduo torna-se desorientado pela marcante alteração do humor e volição (ação de escolher ou decidir), apresentando características de profundo desinteresse ou apática. 
Desorientação delirante: O sujeito em estado delirante, perde a noção de tempo e espaço, acreditando habitar outro lugar.
Desorientação por déficit intelectual: Acontece normalmente em indivíduos retardo mental leve ou moderado, pela incapacidade de compreender o ambiente e de interpretar convenções sociais. (calendários; horários)
Desorientação por dissociação: Geralmente aparece em quadros histéricos, onde há alteração de identificação pessoal e alteração da consciência (estado crepuscular histérico, etc)
Desorientação por desagregação: Apresente em quadros psicóticos. Em estado de desagregação profunda, o sujeito se torna incapaz de se organizar de forma adequada quanto a si mesmo e quando ao ambiente.
Desorientação quanto a própria idade: Discrepância de cinco anos em comparação a idade apresentada e a verdadeira idade do indivíduo.

Continue navegando