Buscar

Atividade Contextualizada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
VLÁDIA
RAFAELA BRITO
NOME 
DOMÍNIOS DISCURSIVOS
Os domínios discursivos constituem práticas de comunicação nas quais podemos identificar um conjunto de gêneros textuais institucionalizados e instauradores das relações de poder – já que representam a nossa forma de ação, de inserção e controle social no cotidiano. E desses domínios derivam, obviamente, uma infinidade de gêneros textuais. Os principais domínios discursivos instauram-se nos universos: acadêmico, científico, jurídico, literário, jornalístico, publicitário, didático, epistolar, religioso etc.
No domínio discursivo jornalístico encontram-se os gêneros jornalísticos portadores de ampla circulação social. Eles têm como objetivo divulgar e comentar fatos e pontos de vista sobre produções culturais e acontecimentos de interesse social, os quais são relatados, comentados ou provocados.
Domínio discursivo publicitário é composto por textos que aparecem em portadores de ampla circulação social: jornais, revistas, folhetos, cartazes, outdoors, tendo como objetivo persuadir o leitor a consumir produtos, ideias e serviços.
Domínio discursivo literário trata-se dos gêneros literários que aparecem, especialmente, em livros, mas podem também ser veiculados por jornais e revistas; não se ligam a nenhum objetivo imediato e pré-definido, mas buscam o prazer estético e funcionam, com frequência, como forma de entretenimento e ampliação cultural. Possuem forma, estrutura, linguagem e extensão altamente diversificada, mas são sempre marcados como textos que não fazem referência objetiva ao “mundo real”. Podem ter uma estrutura narrativa ou épica (contos, lendas, fábulas, apólogos, parábolas, romances, epopeias), lírica ou dramática (peças de teatro) ou conceitual. São exemplos de gêneros discursivos literários: contos (de fadas, caipiras, urbanos, policiais), crônicas, lendas, fábulas, apólogos, parábolas, novelas, romances, epopeias, poemas, peças de teatro, filmes, histórias em quadrinhos etc.
Domínio discursivo acadêmico/científico/pedagógico tem como portadores usuais os livros e as revistas de divulgação científica, tendo como objetivo básico instruir, ensinar, produzir e divulgar saberes, ou seja, levar o leitor a assimilar conhecimentos e valores instituídos. Têm estrutura basicamente referencial e conceitual, apresentando sutis diferenças entre os três campos: pedagógico (mais direcionado à rotina de sala de aula); acadêmico (produções de menor rigor, solicitadas na academia pelos professores); e científico (que se desenvolvem como um argumento completo, maior rigor e um princípio a partir de provas universalmente válidas).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS
https://forumdeconcursos.com/wp-content/uploads/wpforo/attachments/2/2487-APOSTILA-Aula-08-Domnios-Discursivos.pdf
http://srvd.grupoa.com.br/uploads/imagensExtra/legado/B/BRASILEIRO_Ada_M_M/Lib/Amostra.pdf

Continue navegando