Buscar

Desenvolvimento Físico na terceira infancia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Terceira Infância
O desenvolvimento físico na terceira infância é abordada no capitulo 9. De acordo com o mesmo, nessa fase o crescimento desacelera até, o que eles chamam de “surto de crescimento” que ocorre na puberdade, iniciando-se primeiro nas meninas e posteriormente nos meninos. Assim como em toda infância e ciclo vital, refeições equilibradas são extremamente importantes, sendo o café da manhã a principal, já que é a primeira do dia, fornecendo assim, nutrientes e energia suficientes para as atividades diárias. Crianças e adultos, em todas as idades, ingerem doces ou alimentos com grande quantidade de açúcar, mas, por esse motivo, esses tipos de alimentos devem ser evitados, pois podem causar problemas como cáries dentárias e obesidade, que se incidente em crianças podem causar sérias complicações. Uma curiosidade relacionada ao controle de cáries e problemas dentários, apresentada no item Desenvolvimento e Cuidado com os dentes, é a inserção de flúor – substancia responsável pelo fortalecimento dos dentes – em produtos de higiene bucal e também na água. 
Já na terceira infância, a criança algumas habilidades mais desenvolvidas como força, agilidade e coordenação. Por consequência, suas brincadeiras incorporam tais habilidades. Sobre tal desenvolvimento relacionado à parte motora, o texto cita um tipo de brincar, chamado impetuoso, “Modo vigoroso de brincar que envolve lutar, rolar no chão, chutar, agarrar e, às vezes, perseguir, em geral acompanhada de risos e gritos” e muito confundido com brigas. Esse tipo de brincadeira, impressionantemente, pode auxiliar no desenvolvimento da criança, já que desse modo ela aprende a controla suas habilidades de acordo com a intenção da brincadeira. Nesse período, tornam-se visíveis algumas diferenças motoras entre gênero, basicamente influenciadas pelas diferenças físicas.
Assim como para crianças que se encontram na segunda infância, os acidentes são mais frequentes na terceira infância, tendo como influencia disso as habilidades mais desenvolvidas, maior quantidade de força, maior entusiasmo e energia e menor supervisão dos pais ou responsáveis. Também são frequentes doenças respiratórias, problemas de nutrição e obesidade. Tais fatos apresentam-se em diferentes contextos, como por exemplo, a mais influente delas, a condição socioeconômica, o aumento do sedentarismo infantil, etc. Por esse motivo é muito importante o estudo da educação fica e a participação das crianças, incentivar as crianças a fazerem exercícios físicos e a praticarem esportes, além de ajudar crianças e adolescentes com menor condição econômica à terem acesso a melhor alimentação, melhor atendimento de saúde e também acesso ao esporte.

Outros materiais