Buscar

Apol Teoria e Pratica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Teoria e Prática em Antropologia - Eletiva
Leia com atenção o seguinte fragmento de texto:
“[...] dentro dos limites do Parque Nacional do Xingu, os xinguanos propriamente ditos (Kamayurá, Kalapalo, Trumai, Waurá etc.) desprezam toda a reserva de proteínas existentes nos grandes mamíferos, cuja caça lhes é interditada por motivos culturais [...]. Os Kayabi, que habitam o Norte do Parque, são excelentes caçadores e preferem justamente os mamíferos de grande porte”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integramente, ele está disponível em: LARAIA, R. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2002, p. 26.
Considerando o conteúdo abordado no livro-base Teoria e Prática em Antropologia, sobre a ideia de determinismo geográfico, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	As sociedades humanas adaptam o meio ambiente às suas regras culturais
	
	B
	As sociedades humanas são determinadas pelas suas características ambientais.
Você acertou!
“No determinismo geográfico, entende-se que a sociedade é determinada pelas características do ambiente ou pelas condições climáticas. O homem seria um produto do ambiente, subordinado às limitações impostas por ele” (livro-base, p. 26).
	
	C
	A importância do meio ambiente sobre as sociedades humanas é negada.
	
	D
	As interações entre homem e ambiente não são relevantes. Apenas o ambiente é considerado.
	
	E
	Não se considera a influência do meio ambiente sobre o desenvolvimento social.
Questão 2/5 - Teoria e Prática em Antropologia - Eletiva
Atente para a seguinte citação:
 “[...] em busca da perfeição, as ginastas desenvolvem o respeito, a disciplina, a perseverança, a responsabilidade e também adquirem hábitos saudáveis [...]. A ginástica artística como atividade física, formativa e de lazer também apresenta características dessas particularidades culturais encontradas no contexto do esporte de alto rendimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DIAS, H. Formação da ginasta envolve exigência e pressão. <https://www.usp.br/agen/?p=184508>. Acesso 28 jan. 2017.
Conforme o conteúdo abordado no livro-base Teoria e Prática em Antropologia, a respeito das ideias de Marcel Mauss sobre as relações entre fenômenos fisiológicos, psicológicos e sociais, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	O corpo é o primeiro instrumento humano, por isso opera de forma regular independente da sociedade ou da cultura, assemelhando-se a uma engrenagem.
	
	B
	Não há provas da relação entre funções fisiológicas (como dormir ou comer) e regras sociais. Ou seja, é possível separar fisiologia e cultura.
	
	C
	O luto, ao ser considerado um fenômeno social, não passa de uma encenação para cumprimento de uma etiqueta considerada adequada.
	
	D
	Se o comportamento humano é movido por regras e valores sociais, todas as manifestações que denominamos de “sentimentos” são uma ilusão.
	
	E
	Há uma articulação profunda entre os aspectos fisiológicos, psicológicos e sociais. O objetivo é compreender como o último influencia os demais.
Você acertou!
O artigo do sociólogo Marcel Mauss (1872-1950), denominado “Técnicas do corpo” “[...] demonstrou, com base em um inventário de situações, que as variações da utilização do corpo para atividades que até então aparentavam ser plenamente naturais (comer, dormir, caminhar etc.) eram socialmente controladas. O argumento principal do artigo foi a percepção docorpo como o primeiro e mais importante instrumento técnico humano. Anos antes, em 1921, outro artigo, chamado ‘A expressão obrigatória dos sentimentos’ [...] havia discorrido sobre a influência de regulamentos sociais na dimensão psicológica. Uma de suas abordagens foi a obrigatoriedade em demonstrar o luto a partir de certas regras de etiqueta em rituais funerários. Não que a tristeza pela perda fosse ‘irreal’; a questão era que o modo de expressar o luto obedecia a determinadas regras estruturadas e reproduzidas de forma inconsciente pelos indivíduos. Mauss [...] demonstrou, em seus dois artigos, que, no caso humano, fenômenos fisiológicos e psicológicos são mediados por valores sociais [...]” (livro-base, p. 33-34).
Questão 3/5 - Teoria e Prática em Antropologia - Eletiva
Atente para o seguinte excerto de texto:
Nas primeiras décadas da antropologia, afirmava-se que a jovem ciência tinha como fonte de pesquisa o estudo das sociedades primitivas. Então, com a consolidação dos governos coloniais, questionava-se se a jovem ciência mal começara e já estaria fadada ao desaparecimento. Ao contrário das previsões, a antropologia afirma-se no campo do conhecimento até os dias de hoje.
Fonte: Citação elaborada pelo autor desta questão.
Considerando o livro-base Teoria e Prática em Antropologia, sobre a perspectiva antropológica, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Está relacionada à história oral de todos os povos.
	
	B
	Destaca-se pela utilização de dados estatísticos.
	
	C
	Define-se pela abordagem ao estudar universos sociais variados.
Você acertou!
“Ficou claro que o que determinava a antropologia não era tanto o seu objeto de estudo, mas um certo método, uma abordagem que se pretendia totalizante. Vimos que a formulação do método etnográfico, delineado por Malinowski, foi um marco importante para determinar a pedra de toque da disciplina; porém, foi o universalismo de Lévi-Strauss que imprimiu um ‘sentido horizontal às crenças e práticas sociais em qualquer latitude’ [...]. A antropologia passou a ser definida não pelo objeto, mas por sua perspectiva” (livro-base, p. 97).
	
	D
	Caracteriza-se pela apropriação de várias áreas do conhecimento.
	
	E
	É definida pela estreita aproximação com psicologia, sociologia e a economia.
Questão 4/5 - Teoria e Prática em Antropologia - Eletiva
Atente para o seguinte fragmento de texto
“Não há, por assim dizer, acontecimentos humanos que não possam ser chamados de sociais. Todo indivíduo come, bebe, dorme, raciocina, e a sociedade tem todo interesse que essas funções se exerçam regularmente [...] Eis, portanto, uma ordem de fatos que apresentam características especiais [...] consistem em maneiras de sentir e pensar exteriores ao indivíduo, e dotadas de poder de coerção [...]”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DURKHEIM, Émile, As Regras do Método Sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 2007, p. 1, 5. 
Considerando o conteúdo abordado no livro-base Teoria e Prática em Antropologia sobre o pensamento de Durkheim e sua contribuição para antropologia, analise as sentenças a seguir que contemplem tais fatores:
I. Havia em Durkheim uma grande preocupação com a temática da mudança social, influenciando toda a primeira geração de antropólogos britânicos, o que deu origem a esquerda inglesa
II. As representações coletivas na obra de Durkheim trazia sua preocupação com os aspectos simbólicos, aproximando sua sociologia de uma abordagem antropológica.
III. Em Durkheim a relação entre indivíduo e sociedade estava pautada em atributos psicológicos, influenciando, posteriormente o pensamento de Malinowski e Freud
IV. A metáfora da sociedade enquanto organismo foi fundamental ao desenvolvimento do funcionalismo britânico, este último voltado para os elementos de coesão social.
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II apenas.
	
	B
	III e II apenas
	
	C
	II e IV apenas
Você acertou!
A sentença I é falsa, pois muito embora Durkheim considerasse determinados estados sociais patológicos, sua ênfase estava em entender os mecanismos de coesão social. Foi a busca pela coesão e, portanto, pela estabilidade que influenciou a primeira geração de antropólogos britânicos. A sentença II é verdadeira já que destaca que ao enfocar as representações, ou seja, os aspectos simbólicos da sociedade, Durkheim se aproximava de uma abordagem propriamente antropológica. A sentença III é falsa: para Durkheim
havia um princípio sociológico que permitia relacionar indivíduo e sociedade, tratava-se de compreender como valores sociais incidiam sobre o indivíduo. A sentença IV é verdadeira ao destacar a importância da metáfora do organismo para o desenvolvimento da antropologia britânica.
Para saber mais consultar o livro-base p 40, 41 e 42.
	
	D
	I, II e IV apenas
	
	E
	II, III e IV apenas
Questão 5/5 - Teoria e Prática em Antropologia - Eletiva
Observe atentamente a figura a seguir
Após a avaliação, caso queira acessar o conteúdo completo relativo à figura, ele está disponível em RIBEIRO, A. Teoria e prática em Antropologia. Curitiba: InterSaberes, 2017, p.146.
Tendo como referência o livro-base Teoria e Prática em Antropologia sobre o triângulo racial brasileiro, analise as sentenças que contemplem tais fatores.
I. Evidencia uma sociedade mais igualitária, pois abre um espaço para o mestiço.
II. Descreve a importância das três raças para uma cultura hibrida, onde todos são igualmente valorizados.
III. Sintetiza a ideia de uma sociedade hierarquizada, constituída por uma série de gradações.
IV. Evidencia que as três raças não possuem posições iguais na sociedade brasileira.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Nota: 0.0
	
	A
	I e III apenas
	
	B
	III e IV apenas
A sentença I é falsa e a sentença III, verdadeira: “DaMatta (1984), é sustentada por polos opostos, mas entre eles há uma infinidade de gradações intermediárias que podem ocupar posições diferentes de acordo com a situação. Por exemplo, no caso do regime de apartheid, brancos e negros tinham posições bem definidas, sendo impossível transitar entre elas: havia lugares/espaços específicos para ambos. Já em um sistema hierárquico, existem outras interpretações para definir se um sujeito é negro ou branco, a depender de alguns atributos, que podem ser físicos (como a cor da pele ou as características do cabelo), sociais (grau de instrução, parentesco ou compadrio) ou, ainda, econômicos (situação financeira). É o que chamamos de uma posição relacional, não fixa, em uma ordem rígida” (livro-base, p. 143).
A sentença II é falsa, e a sentença VI é verdadeira: “o Brasil, ao valorizar sua identidade mestiça, acabou por destacar atributos positivos, sendo a mistura a fonte de toda a criatividade brasileira. Chama atenção o fato de que todas as qualidades atribuídas a cada uma das três raças formadoras do Brasil são tratadas como naturais, sendo que, na realidade, tratam-se de diferenças socialmente construídas, que, como veremos, sustenta uma ordem desigual. O mito das três raças e a presença do mestiço em nossa cultura é o que forma o triângulo racial brasileiro, cuja configuração nos leva a constatar que o Brasil, longe de ser uma democracia racial é, como afirmamos, uma hierarquia” (livro-base, p. 145).
	
	C
	I e II apenas
	
	D
	II e III apenas
	
	E
	IV apenas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais