Buscar

Aula tema 5 literatura infantil

Prévia do material em texto

Aula-tema 05: A literatura infantil: gênero ou forma?
Sobre os gêneros literários, é correto afirmar sobre suas classificações:
	
	a. São constituídos de poesia, sonetos, contos e teatro.
	
	
	b. São constituídos de poesia, ficção e teatro. 
	
	
	c. São constituídos de poesia, contos, sonetos e teatro.
	
	
	d. São constituídos de poesia, contos e teatro.
	
	
	e. São constituídos de poesia, prosa, contos e ficção.
	
Escolher uma resposta.
Resposta correta: São constituídos de poesia, ficção e teatro.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é a correta, pois os gêneros literários são compostos por poesia, representada pela vivência lírica, pela ficção, representada pela vivência épica, e pelo teatro, representado pela vivência dramática.
Question2
A autora Nelly Novaes Coelho (2000, p. 163 e 164) evidencia no livro-texto que as “formas básicas da ficção, por sua vez, se diversificam em diferentes categorias, dependendo da natureza do tema, da problemática, da intriga, trama, intencionalidade, etc, da matéria ficcional...”. Neste sentido, pode-se compreender que a literatura infantil pertence ao gênero ficção por:
	
	a. Expressar uma necessidade psicológica de seus leitores/ouvintes, que podem apreciar situações conhecidas.
	
	
	b. Expressar o processo de aprendizagem da vida inicial dos pequenos leitores por considerá-los como seres em formação. 
	
	
	c. Expressar momentos com a finalidade de mostrar os valores vividos pelas personagens.
	
	
	d. Expressar as atitudes das personagens repetidas intencionalmente para ressaltar os acontecimentos.
	
	
	e. Expressar a possibilidade de seus leitores/ ouvintes compreenderem a relação com o mundo social.
	
Escolher uma resposta.
Resposta correta: Expressar o processo de aprendizagem da vida inicial dos pequenos leitores por considerá-los como seres em formação.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é a correta, pois o gênero literário ficção é definido pela autora Nelly Novaes Coelho como toda e qualquer prosa narrativa literária. Além disso, pode se destinar a crianças, que são leitores especiais, considerando-as como seres em formação que estão passando pelo processo de aprendizagem inicial da vida.
Question3
A autora Nelly Novaes Coelho (2000, p. 165) esclarece que “Fábula (lat. Fari = falar e Gr. Phaó = dizer, contar algo) é a narrativa (de natureza simbólica) de uma situação vivida por animais que alude a uma situação humana e tem por objetivo transmitir certa moralidade”. Sobre as origens das fábulas, pode-se afirmar que:
I) Nascida no Oriente, a fábula será reinventada no Ocidente pelo grego Esopo (séc. VI a.C.) e aperfeiçoada mais tarde pelo escravo romano Fedro (séc. I a.C.), que a enriqueceu estilisticamente.
II) No século XVI, foi reinventada por La Fontaine a partir do modelo latino e do oriental pelos textos do indiano Pilpay.
III) A partir do século XIX, o racionalismo crescente estabeleceu fronteiras entre as formas literárias, e a fábula passou a ser definida como uma história de animais que “prefiguram” os homens, e que tem como finalidade divertir o leitor e ensinar-lhe uma moralidade.
IV) No séc. XVII, ela foi descoberta e reinventada por Leonardo da Vinci, mas sem grande repercussão fora da Itália e ignorada até bem pouco tempo.
V) A partir do século XIX, o cientificismo crescente vai estabelecer fronteiras entre as formas literárias expressando o cotidiano, e a fábula passou a ser definida como uma história que contempla animais e traz ao final uma questão moral.
Identifique a alternativa que apresenta as afirmativas que são corretas:
Escolher uma resposta.
	
	a. Todas estão corretas.
	
	
	b. I, III e IV estão corretas.
	
	
	c. I, II e IV estão corretas.
	
	
	d. I e V estão corretas.
	
	
	e. I e III estão corretas. 
	
Resposta correta: I e III estão corretas.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é a correta, pois as fábulas nasceram no Oriente, depois foram reinventadas no Ocidente pelo grego Esopo no século VI a.C. e aperfeiçoadas mais tarde pelo escravo romano Fedro no século I a.C., que as enriqueceu estilisticamente. A partir do século XIX, o racionalismo crescente estabeleceu fronteiras entre as formas literárias, e a fábula passou a ser definida como uma história de animais que “prefiguram” os homens, e que tem como finalidade divertir o leitor e ensinar-lhe uma moralidade.
Question4
O conto, tal como surgiu e se desenvolveu desde as origens da tradição popular, se diferencia entre “maravilhoso” e “de fadas”. Sobre o conto de fadas, é correto afirmar que:
Escolher uma resposta.
	
	a. Corresponde à tendência de se fundir o realismo com a visão fantasista no enredo das produções literárias.
	
	
	b. Cria recursos estilísticos que tendem a expressar cada vez com mais rigor a realidade objetiva dos fatos, seres, coisas, situações, etc, que entram como fatores constituintes da matéria literária.
	
	
	c. Demonstra a tendência do pensamento mágico, expressando a realidade objetiva e a possível realização de sonhos ou ideais das personagens.
	
	
	d. Corresponde à área dos mitos, e a fada exerce fascínio no leitor, seja criança ou adulto, pela possibilidade da realização dos sonhos ou ideais inerentes à condição humana. 
	
	
	e. Cria recursos estilísticos que expressam a visão fantasista do enredo das produções literárias por meio de elementos mágicos.
	
Resposta correta: Corresponde à área dos mitos, e a fada exerce fascínio no leitor, seja criança ou adulto, pela possibilidade da realização dos sonhos ou ideais inerentes à condição humana.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta é a opção correta, pois o conto de fada é de natureza espiritual/ ética/ existencial. É originário dos celtas, com heróis e heroínas, cujas aventuras estavam ligadas ao sobrenatural, ao mistério do além-vida e visavam a realização interior do ser humano. Corresponde à área dos mitos, e a fada exerce fascínio no leitor, seja criança ou adulto, pela possibilidade da realização dos sonhos ou ideais inerentes à condição humana.
Question5
A autora Nelly Novaes Coelho evidencia aspectos que deve contemplar o conto. Sobre as características dos contos maravilhosos e contos de fadas, pode-se afirmar que:
I) Há a presença da metamorfose quando príncipes ou princesas, pobres ou plebeus podem ser encantados por algum ente maléfico, transformando-se, geralmente, em animais (leão, rã, corvo, cisne, pássaro, pomba...). 
II) O uso de talismãs ou objetos mágicos auxilia as personagens. 
III) Há sempre um mistério, um enigma ou um interdito superlativamente forte para ser superado, decifrado ou vencido pelo herói ou heroína.
IV) As histórias contemplam a repetição de números, principalmente 3 e 7.
V) A intervenção mágica muitas vezes se identifica ou se confunde com a providência divina, com o milagre.
Identifique a alternativa que apresenta as afirmativas que são corretas:
Escolher uma resposta.
	
	a. I, II e V estão corretas.
	
	
	b. I e IV estão corretas.
	
	
	c. Todas as alternativas estão corretas. 
	
	
	d. I, III e IV estão corretas.
	
	
	e. II e III estão corretas.
	
Resposta Correta: Todas as alternativas estão corretas.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! A alternativa está correta, pois a autora Nelly Novaes Coelho apresenta elementos constantes na estruturação dos contos maravilhosos e dos contos de fadas, como a presença de metamorfoses, assim como o uso de talismãs ou objetos mágicos que auxiliam as personagens durante o desenrolar da história. Contemplam ainda um mistério, um enigma ou um interdito a ser superado. Aparece a repetição de números ligados à simbologia esotérica, por influência das religiões e filosofias antigas. E, por fim, temos a intervenção mágica, que muitas vezes se identifica ou se confunde com a providência divina, assim como um milagre.
Question6
A autora Nelly Novaes Coelho ressaltaque as Facécias também são denominadas como contos “de rir e folgar”, contos cômicos. É correto afirmar que:
Escolher uma resposta.
	
	a. As narrativas contemplam o humorismo, além de situações imprevistas, materiais e morais. 
	
	
	b. As personagens apresentam um espírito de respeito e obediência ao sagrado.
	
	
	c. As narrativas expressam a anedota, o humorismo e situações satíricas.
	
	
	d. As personagens demonstram situações de humorismo.
	
	
	e. Trata-se de narrativas que abordam a espiritualidade dos deuses de forma humorística.
	
Resposta Correta: As narrativas contemplam o humorismo, além de situações imprevistas, materiais e morais.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! A alternativa está correta, pois as Facécias também se identificam com os contos jocosos, uma vez que contemplam o humorismo. Entretanto, existem situações imprevistas, materiais e morais que, por essa razão, podem deixar de ter uma finalidade moral devido à imprevisibilidade.

Continue navegando