Buscar

Apol História da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Apol -Fundamentos Históricos da Educação Brasileira
Questão 1/5 - Fundamentos Históricos da Educação Brasileira
Leia o trecho a seguir:
“Nos últimos dois séculos, a escola pública tem dado um contributo fundamental para a construção do projeto de Estado-nação e para a reprodução da identidade nacional. [...] A intervenção do Estado teve assim papel importante e decisivo na gênese e desenvolvimento da escola pública de massas, e esta não deixou de ter também reflexos importantes na própria consolidação do Estado”.
O surgimento dos Estados-nação, a partir do século XVIII, impactou a escolarização e a educação. Considerando esses elementos e o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, assinale a alternativa correta:
R: Com a formação dos Estados-Nação houve uma gradativa atuação estatal na educação responsabilizando-se pela instrução elementar que era ligada à manutenção da ordem e à identidade nacional. 
“A proposição era diferente para a educação escolarizada, em especial quando associada ao panorama político da época a constituição dos Estados-nação exigia a criação de uma identidade nacional (...). A instrução pública ‘representará então a parte essencial da ação persuasiva e preventiva do Estado’ (Petitat, 1994, p. 143), ou seja, como instituição fundamental par a manutenção da ordem. Os objetivos e o panorama que mencionamos contribuíram para uma gradativa atuação dos estados na educação, assumindo responsabilidades quanto à instrução elementar universal gratuita, leiga e obrigatória. Se ocorreu a expansão do número de vagas a uma população até então excluída, também houve a manutenção da distância social, por meio da própria escola” (p. 71-72).
Questão 2/5 - Fundamentos Históricos da Educação Brasileira
Leia o seguinte excerto:
“O processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação na Idade Média, a grande disseminadora do conhecimento”.
De acordo com o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, sobre a educação no Período Medieval, analise as afirmativas a seguir: 
R: I, II e III apenas.
Período Medieval - As escolas elementares tiveram significativa expansão. A forma dominante de transmissão do conhecimento era a transmissão oral e a educação pautada na formação do homem de fé e nos valores cristãos. Uma das características mantida pelo método escolástico era de manter a oralidade e a memorização das obras estudadas (p. 53-60).
Questão 3/5 - Fundamentos Históricos da Educação Brasileira
Analise o extrato de texto a seguir:
“As duas últimas décadas do século XX representaram um grande momento para os debates e elaboração das propostas curriculares, assim como novos materiais didáticos e práticas de ensino”.
De acordo com o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, sobre o panorama educacional no século XIX e início do século XX, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
R: V – V – V – F
No âmbito educacional, nem sempre mudanças políticas levaram a novos rumos para a escolarização. A partir da República, em 1889, houve princípios que visavam à civilização, à moralidade e à modernidade, do país e de sua população. Houve uma intensa discussão intelectual sobre a educação, que, apesar de heterogênea, considerava a escola como instituição fundamental (p. 117).
Questão 4/5 - Fundamentos Históricos da Educação Brasileira
Leia o trecho a seguir:
“O Ratio Studiorum ou Plano de Estudos – o método pedagógico dos jesuítas, publicado em 1599 foi sistematizado a partir das experiências pedagógicas, que tiveram início no Colégio de Messina, primeiro colégio aberto na Sicília, em 1548”.
A educação proposta pela Companhia de Jesus tinha como método pedagógico o Ratio Studiorum. Sobre isso e considerando o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, assinale a alternativa correta:
R: B) Os princípios do Ratio Studiorum guiavam as práticas educativas dos colégios e seminários jesuítas, nos quais se buscava uma formação virtuosa e com base na religião.
“Mais sistematizados com o Ratio Studiorum, o número de colégios aumentou e seminários específicos par a carreira eclesiástica foram criados. (...) Embora relacionados à Igreja e à Companhia de Jesus, perpassavam e eram legitimados pela sociedade portuguesa e orientavam para a formação de bons costumes e da fé católica (...). Tais princípios permeavam a organização e as práticas educativas nos colégios e seminários dos jesuítas, destacando primeiramente a ‘glória de Deus, em função do que aparelha toda a instituição: organização, regimento, disciplinas, práticas, valores etc. (Paiva, 2005, p. 85). Buscavam a formação virtuosa com base na religião, o que orientava quaisquer ações e normas ali estabelecidas (p. 67-68).
Questão 5/5 - Fundamentos Históricos da Educação Brasileira
Leia o trecho a seguir:
“Na análise das origens das universidades na Idade Média, dois fatos históricos se destacam. O primeiro diz respeito ao conflito político entre os poderes laico e eclesiástico. O segundo liga-se à disseminação do pensamento aristotélico no Ocidente”.
A origem das universidades tem relação com a educação na Idade Média. De acordo com o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, assinale a alternativa correta:
R: A) Diversos acontecimentos influenciaram no surgimento das universidades, como o renascimento das cidades, fortalecimento do comércio e as disputas entre a realeza e o papado.
“Os estudiosos são unânimes em afirmar que diversos acontecimentos interferiram e estimularam o nascimento dessas instituições, como o renascimento das cidades, o desenvolvimento das corporações de ofícios, o florescimento do comércio, o aparecimento do mercador. Contudo, a disputa pelo poder entre a realeza e o papado, que reivindicavam o governo da sociedade, influenciou sobremaneira o surgimento das universidades” (p. 55).

Outros materiais