Buscar

terapia farmacologica em DTM

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDE
ITAMARA RENATA DA COSTA NUNES
RESUMO
TERAPIA FAMACOLÓGICA EM DISFUNÇÕES TEMPOROMANDIBULARES: UMA BREVE REVISÃO
Várzea Grande
2018
ITAMARA RENATA DA COSTA NUNES
RESUMO
“TERAPIA FARMACOLÓGICA EM DISFUNÇÕES TEMPOROMANDIBULARES: UMA BREVE REVISÃO”
Trabalho apresentado ao curso de Odontologia
Do Centro Universitário de Várzea Grande
Disciplina de Clinica II, Como componente
 Avaliativo para o segundo bimenstre.
Docente: Gustavo Oliveira
Várzea Grande
2018
As disfunções temporomandibulares podem ser classificadas como aguda ou crônica, atinge a maior parte da população e tem predileção por mulheres. As estruturas envolvidas são: musculatura mastigatória, região da ATM e cervical.
Os principais sinais e sintomas são: dores, ruídos, limitações de abertura, distúrbios auditivos, cefaleias e sensibilidade.
O tratamento envolve uma combinação de terapias que tragam alívio dos sintomas e da dor.
Analgésicos não Opioides: Tem resposta positiva para dores orofaciais agudas, musculoesqueléticas (cefaleia, mialgia, artralgia) de brandas a moderadas, não sendo indicados para dores cônicas.
Analgésicos Opioides: São fármacos derivados de ópio que incluem produtos naturais como morfina e codeína. Existem 3 classes de opioides: Fenantrenas (morfina e codeína), derivados da fenilpiperidina (meperidina) e derivados difenilhepitano (metadona).Os opioides são os únicos sem sua capacidade de reduzir dores moderadas e severas. Seus efeitos variam de benefícios como a analgesia e colaterais como dependência, sedação, náusea e depressão. São mais úteis em casos de dores agudas e em curto período de tempo.
Corticosteróides: Não são comumente prescritos para uso sistêmico no tratamento de DTM, devido a seus efeitos colaterais. São prescritos somente em casos de dor severa ou de insucesso nos tratamentos conservadores.
Ansiolíticos: é considerada uma terapia de suporte, relacionado aos aspectos psíquicos, agindo contra a ansiedade. Os benzodiazepínicos (diazepan) são os mais utilizados nas DTM, pois melhora a qualidade do sono e reduz os hábitos parafuncionais. É indicado para o tratamento de sintomas miofasciais agudos, especialmente as relacionadas à ansiedade e bruxismo noturno.
Antidepressivos: Tem sido cada vez mais utilizada por ser eficaz no controle de diversas síndromes. São úteis mesmo quando não há presença de depressão, pois tem atividade analgésica. Os antidepressivos tricíclicos são os mais utilizados em vários tipos de dores faciais. São prescritos para pacientes com dor crônica, depressão, Bruxismo e distúrbios do sono. A dose deve ser limitada pelos efeitos colaterais anticolinérgicos como xerostomia.
Relaxantes Musculares: Tem um importante papel na farmacologia se empregada em pacientes com dor crônica e proporciona melhora significativa da função mandíbula e alivio da dor durante a mastigação.
Placebo: são substancias que não possuem elementos farmacêuticos ativos, mas geralmente tem efeito psicológico. Cerca de 30% a 40% dos pacientes apresentam benefício.
Anticonvulsivantes: São fármacos utilizados principalmente para alívio de dor neuropática de diversas causas e geralmente são utilizados em associação a outras medicações.
Os fármacos utilizados em odontologia são seguros, quando utilizados em posologias e tempos adequados. O papel da farmacologia nas DTM é fundamental para aliviar seus sintomas principalmente alivio da dor, mas sem cessa-la totalmente, a dor serve para lembrar o paciente que deve evitar um determinado movimento, permitindo que os tecidos traumatizados se recuperem.

Continue navegando