Buscar

Linguagem_Verbal_E_Nao_Verbal_Word_972003

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Linguagem verbal e transformação social
As situações comunicativas e a diversidade de gêneros textuais
A escolha do gênero textual deve considerar os seguintes fatores:
LOCUTOR - quem está produzindo o texto (seus interesses, seus sentimentos e sua capacidade de expressão);
INTERLOCUTOR - para quem o texto está sendo produzido (para a escola, para o presidente da empresa, do jornal, ou em um concurso público?);
FINALIDADE - com que finalidade o texto deverá ser produzido; (para ganhar uma nota? Informar um acontecimento importante? Entrar em uma concorrência? Apresentar um projeto? Atender a uma solicitação de um cliente?); 
SITUAÇÃO - em que momento (em um seminário científico? Em prova? No Tribunal? Na redação do jornal? Em uma reunião de negócio?); 
SUPORTE - onde o texto será veiculado (Na sala de aula? No âmbito da empresa? Em reuniões com o cliente?).
Em busca da comunicação eficaz - a expressão verbal
Vejamos alguns elementos de que não devemos abrir mão quando nos encontramos em uma situação de comunicação - oral e escrita - no exercício de uma profissão. São eles: 
•	a objetividade e a concisão
•	a clareza e a coesão
•	a coerência e a adequação
a) a objetividade e a concisão
No contexto profissional, entende-se como objetiva a comunicação na qual se evidencia com mais precisão, as razões pelas quais se está falando ou escrevendo. Ou seja, a expressão apresenta-se concisa e evitam-se informações ou recomendações repetitivas e desnecessárias. 
b) a clareza e a coesão
A pesquisadora Leonor Fávero (1995, p. 07) afirma que "o texto consiste em qualquer passagem falada ou escrita que forma um todo significativo independente de sua extensão." Então, um texto não se constitui pela somatória ou acúmulo de enunciados ou frases. Uma fala ou uma escrita só se constitui em um todo significativo em relação à situação em que foi pronunciada ou escrita. 
c) a coerência e a adequação
Os textos são produzidos a partir de diferentes intenções. Entre elas podemos destacar: informar, explicar, programar, orientar, convencer, discordar, ordenar, direcionar, esclarecer, pedir, motivar ações, provocar reações, entre outros atos que se realizam na e pela linguagem. 
Linguagem verbal x linguagem não verbal
Falta e vai faltar gente de TI
No estado de São Paulo, a pouca de mão de obra no setor de Tecnologia da Informação é bastante crítica
Por VOCÊ RH (redacao.vocesa@abril.com.br) 20/04/2012
A busca por bons profissionais e a escassez deles são dilemas que afetam os negócios de diversos setores da economia, em especial, o de tecnologia da informação. Dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) revelam que em 2014 o Brasil vai precisar de 78 000 novos profissionais de TI, mas apenas 33 000 pessoas terão formação na área. 
No estado de São Paulo a falta de mão de obra em TI é bastante crítica, já que a demanda paulista em 2010 foi de 14 000 profissionais, mas as universidades formaram apenas 10 000 estudantes. Campinas foi a 12ª cidade do Brasil que mais criou empregos na área de TI em 2011 - com saldo positivo de 18 939 empregos entre contratações e demissões, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. É nessa região que estão localizadas grandes empresas do setor, como a Lucent Technologies, IBM, Compaq e Hewlett-Packard (HP). 
A escassez de bons profissionais de TI na região metropolitana de Campinas (RMC) é preocupante. Viviane Gonzalez, diretora da regional SP Interior (Campinas) da Business Partners Consulting, relata que, por vezes, é preciso recrutar candidatos em outras cidades para preencher uma posição. De acordo com a executiva, o mercado busca funcionários prontos, mas estes ainda são raros. "Até existe um número grande de profissionais formados, mas ainda não capacitados para atender às especificações das vagas", explica Viviane. 
Falta de qualificação, especialização e de fluência em um idioma estrangeiro são alguns dos principais vilões dos recrutadores. Fernanda Araújo, diretora de RH da Capgemini, diz não ter dificuldades para encontrar profissionais de TI, mas a falta de fluência no idioma estrangeiro - no caso da Capgemini, inglês e francês - atrapalha o processo de seleção. 
Emerson Oliveira, diretor executivo da Folhamatic Tecnologia em Sistemas, localizada em Americana (SP), coloca a questão da falta de preparo dos profissionais como sua principal dificuldade no processo de seleção: "Os estudantes apresentam grande conhecimento técnico, porém não têm habilidade nenhuma em negócios. Ou seja, encontram dificuldades em tarefas básicas, como cálculos de porcentual e organização de tarefas", relata o diretor.
Ainda segundo a Brasscom, os salários de TI crescem acima da inflação na maioria dos estados brasileiros desde 2003. A remuneração média da área é de 2 950 reais, quase o dobro da nacional, que é de 1 499.
VOCÊ RH. Falta e vai faltar gente de TI. 20 abr. 2012. Disponível em: <http://vocesa.abril.com.br/escolha-sua-profissao/materia/falta-vai-faltar-gente-ti-682522.shtml>. Acesso em: 15 maio 2012.

Outros materiais