Buscar

EX_AULA6_ED. FÍS.UN.PROG.SAÚDE

Prévia do material em texto

No ano de 2004, na cidade de Aracaju, foram identificadas altas prevalências de sedentarismo e excesso de peso nas faixas etária de adolescentes, adultos e idosos. Percebendo que este contexto determinaria em graves problemas de Saúde Pública e um alto custo no tratamento de doenças, sobretudo, as crônicas não-transmissíveis, a Secretaria Municipal de Saúde resolve implantar um Programa de Promoção da Saúde tendo como estratégia de ação a Promoção de Atividade Física para a comunidade. Tal decisão foi motivada PORQUE
		
	 
	a atividade física pode ser utilizada nos três níveis de prevenção e contribui para a implantação de políticas de promoção à saúde.
	
	Considerando que a atividade física regular é fundamental para prevenir doenças crônicas, é verdadeiro afirmar que:
	 
	O risco de contrair doença cardiovascular aumenta 1,5 vez nas pessoas que não fazem atividade física mínima recomendada.
	I) A atividade física regular não é importante para a promoção e manutenção da saúde da mulher em todas as idades e situações, inclusive na gestação e na fase pós-parto.
II) Deve-se enfatizar que, em relação à doença arterial coronariana, o sedentarismo é hoje considerado fator de risco maior e deve ser combatido na população feminina de forma sistemática e enfática, seja através da inserção de atividades cotidianas que envolvam um maior gasto energético, seja através da prática de modalidades desportivas.
III) As mulheres respondem a estímulos de treinamento de forma semelhante aos homens, porém não estão aptas a praticar esportes competitivos ou não, respeitadas suas características particulares.
IV) Os governos, em seus diversos níveis, as entidades profissionais e científicas e os meios de comunicação devem considerar o sedentarismo como um problema endêmico de saúde pública, divulgando esse tipo de informação e implementando programas para a prática orientada de exercício físico.
Assinale abaixo a opção que aponta as afirmativas que encontram-se corretas:
		
	 
	II e IV.
	
	
	I- Cientificamente definida como qualquer movimento produzido pela musculatura esquelética que produza gasto enérgico acima do normal, a atividade física, principalmente na saúde, é costumeiramente difundida e compreendida como sinônimo de movimento. Mover-se, de preferência 30 minutos por dia em cinco ou mais dias da semana, é uma recomendação quase universalmente preconizada pelas organizações de saúde e centros nacionais e internacionais de pesquisas no campo da aptidão física.
II- De fato, não cabem dúvidas sobre os benefícios da atividade física contínua para a circulação, redução do mau colesterol, redução do estresse, prevenção das doenças do aparelho circulatório, melhora do sono e muitas outras coisas. No entanto, apenas uma dimensão do ser humano está em destaque nessa abordagem: a fisiológica. As demais dimensões, como a sociológica e a psicológica, são secundarizadas ou mesmo esquecidas.
 Assinale a opção correta acerca dessas afirmações:
	 
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	As doenças crônicos-degenerativas são doenças que deterioram progressivamente o ser humano, pois atingem o funcionamento das células referentes a:
		
	 
	Ossos, vasos sanguíneos, tecido, visão e órgãos.
	
	Marque quais os fatores que levam ao infarto agudo do miocárdio:
		
	 
	aterosclerose, pressão sanguínea alta, isquemia, angina.

Continue navegando