Buscar

Avaliação Final (Discursiva) Individual Semipresencial Legislação Trabalhista e Previdenciaria Uniasselvi2019

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Legislação Trabalhista e Previdenciária (RHU04)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:446972) ( peso.:4,00)
	
	
	Nota da Prova:
	10,00
Parte superior do formulário
	1.
	Nas relações de emprego, diversas situações são ajustadas de acordo com a vontade das partes. Uma destas situações está na decisão de uma das partes em rescindir o contrato de trabalho, surgindo desta o aviso prévio. Descreva a finalidade do aviso prévio, em razão de estar instituído como direito trabalhista inerente às relações de emprego = empregado e empregador.
	Resposta Esperada:
O aviso prévio não pode ser dispensado pelo empregado ou empregador; é direito inafastável; seu objetivo principal é que o empregado e o empregador não sejam surpreendidos pela falta do empregado na prestação do serviço e do empregado a ficar sem seu posto de trabalho; entende-se que o trabalho tem como pressuposto a continuidade, com relação aos contratos por prazo indeterminado (que não possuem prazo para encerramento).
	2.
	Os elementos essenciais para a celebração de um contrato de trabalho estão previstos no Código Civil, sendo eles: agente capaz, objeto lícito, manifestação da vontade e forma regular ou não proibida em lei. Conhecendo estes elementos, conceitue cada um deles e exemplifique.
	Resposta Esperada:
Agente capaz: aquele indivíduo que legalmente responde por seus atos. Uma exceção é o trabalho do menor aprendiz, para o qual existe uma permissão legal autorizando o empregador a contratar o menor nessas condições, observadas algumas condicionantes, a partir dos 14 anos. 
Objeto lícito: o objeto do contrato não pode ser proibido por lei, ou ainda impossível de ser realizado, caso assim o seja, o contrato deverá ser tido como nulo. 
Manifestação da vontade: o contrato é assinado por ato da vontade de duas partes: empregado e empregador; não podem haver quaisquer atos de coação, erro, dolo; deve ser de livre aceitação; se não houver respeito a estes pressupostos, ele pode ser considerado com defeito, ou vício de consentimento, que poderá levar a caracterizá-lo como nulo, ou anulável. 
Forma regular ou não proibida: o contrato de trabalho não exige qualquer forma, não precisa ser escrito, pode ser tácito, podendo ser livremente ajustado, desde que não sejam contrários à lei que trata deste contexto. Ex.: Não posso contratar menor com 14 anos se não for na condição exclusiva de aprendiz.
Parte inferior do formulário

Outros materiais