Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial Legislação Trabalhista e Previdenciária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Legislação Trabalhista e Previdenciária (RHU04)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Para que exista uma relação de emprego, entre outros requisitos essenciais, encontra-se o da onerosidade, em que o empregado recebe salário pelos serviços prestados. De outro lado, tem-se o trabalho voluntário, que contém previsão legal na Lei nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998. A referida legislação contempla o conceito e demais particularidades desta espécie de atividade laboral. Sobre trabalho voluntário, descreva suas particularidades.
	Resposta Esperada:
O serviço deve ser prestado pela própria pessoa física, não sendo permitida a prestação por pessoa jurídica. O trabalho é gratuito, ou seja, não recebe salário. É realizado para órgão público ou privado que preste serviços de qualquer natureza, desde que não tenha como objetivo o lucro; é uma atividade cuja característica principal é a doação do serviço sem troca, reciprocidade salarial, são trabalhos humanitários e desinteressados. Quem prestar tal qualidade de serviços deve assinar um termo de adesão entre voluntário e entidade a quem serão prestados os serviços, onde constarão o objeto e as condições de trabalho. Este serviço não gera vínculo de emprego, não possuindo as caracterizações da figura do "empregado", reiterando que não gera qualquer obrigação de natureza trabalhista.
	2.
	Juca precisou afastar-se de seu emprego para cumprir o serviço militar obrigatório. Contudo, está muito receoso, haja vista ter ouvido falar que será demitido por conta desse afastamento, pois a empresa deixou de depositar seu salário. Feitas essas considerações, responda às seguintes questões: pode Juca ser demitido da empresa durante o período de cumprimento do serviço militar? O que ele deverá fazer caso queira retornar ao antigo cargo exercido na empresa, após a baixa do serviço militar?
	Resposta Esperada:
Não pode a empresa demitir Juca durante o cumprimento do serviço militar obrigatório. Para que Juca possa retornar ao antigo cargo exercido, deverá notificar o empregador desse intento, através do envio de telegrama ou carta registrada.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Outros materiais