Buscar

Apol metodologias para adultos na EJA

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Metodologias Para Adultos na EJA
Considere o seguinte fragmento de texto:
“A concepção simplificadora do processo de educação de adultos tende a ver o alfabetizando como alguém que não se desenvolveu culturalmente; essas concepções negativas influenciam nas concepções e estratégias de ação tanto dos alfabetizadores como nas dos próprios aprendizes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHWARTZ, Suzana. Alfabetização de jovens e adultos: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2013.
De acordo com os conteúdos do texto-base, A escola como espaço de conhecimento especialmente da alfabetização, sabe-se que o professor da EJA tem que desconstruir as concepções antigas para iniciar o processo de alfabetização. Dentre as alternativas abaixo, assinale a afirmativa que corretamente se refere a esse novo olhar do professor.
Nota: 20.0
	
	A
	O professor reconhece que os alunos constroem o conhecimento de forma singular e respeita o tempo de cada um.
Você acertou!
Comentário: A afirmativa correta é a letra (a), tendo em vista que: “Importante é manter o princípio de que cada aluno e cada aluna constroem suas hipóteses e explicações acerca das funções da língua escrita e da forma como as letras se organizam para que possamos ler e escrever” (texto-base, p. 47).
	
	B
	O professor sabe que o processo de alfabetização ocorre de forma homogênea e ao mesmo tempo em sala de aula.
	
	C
	O professor utiliza-se da cópia diária para reforçar o aprendizado da escrita.
	
	D
	O professor reconhece que a aula expositiva é a estratégia mais eficaz para o processo de alfabetização de jovens e adultos.
	
	E
	O professor reconhece a importância do conhecimento prévio do aluno, no entanto acredita na alfabetização tradicional.
Questão 2/5 - Metodologias Para Adultos na EJA
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O currículo e os programas escolares, elaborados a partir de experiências antepassadas, podem servir como um primeiro conjunto de informações úteis para um grupo de pessoas planejarem sua ação educativa, assim como o viajante reúne informações geográficas, culturais, sociais, ambientais para organizar sua incursão em uma região que lhe é ainda desconhecida”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARCELOS, V. Educação de jovens e adultos: currículo e práticas pedagógicas. 3. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2012. p. 17,18.
Levando em conta os conteúdos do texto-base, Tendências recentes dos estudos e das práticas curriculares, sabe-se que a concepção de currículo dominante nos dias de hoje tem servido de base para a formulação de propostas. Sobre essas propostas e estudos curriculares recentes, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas:
I.  ( ) Estudos curriculares recentes discordam em abordar a avaliação de aprendizagem como elementos do currículo.
II. ( ) Estudos recentes evidenciam tendências de levar em consideração os processos reais de transmissão dos conteúdos como elementos dos currículos.
III.( ) Os Estudos Críticos são estudos sobre currículos oriundos do pensamento de pesquisadores e de profissionais da área de vários países e tendências filosóficas, sociológicas e políticas.
IV. ( ) Tentativas vêm sendo feitas para traçar propostas de trabalho que reconheçam as práticas curriculares como momentos de aplicação de currículos pré-fabricados.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – F – F – V
	
	B
	F – F – V – F
	
	C
	F – V – F – F
	
	D
	V – V – V – V
	
	E
	F – V – V – F
Você acertou!
Comentário: A alternativa (e) está certa, pois a sequência correta é: F – V – V – F, ou seja, a afirmativa I é falsa e a II é verdadeira já que: “estudos curriculares mais recentes evidenciam tendências a considerar os procedimentos metodológicos e avaliativos preconizados nas propostas curriculares e nos planejamentos específicos também como currículo, o que corresponderia a levar em consideração os processos reais de transmissão dos conteúdos e de avaliação da aprendizagem como elementos dos currículos” (texto-base, p. 232). Por sua vez, a afirmativa III é verdadeira e a afirmativa IV é falsa, isto é: “Estudos Críticos, oriundos do pensamento de pesquisadores e profissionais da área de vários países e tendências filosóficas, sociológicas e políticas. A partir desses estudos, tentativas vêm sendo feitas de se traçar propostas de trabalho [...] para reconhecer as práticas curriculares como espaço de criação curricular e não apenas como momentos de aplicação de currículos pré-fabricados” (texto-base, p. 232).
Questão 3/5 - Metodologias Para Adultos na EJA
Atente para a seguinte citação:
“Esses sujeitos chegam à sala de aula com uma representação social simbólica antiga e ultrapassada dos processos de ensino e de aprendizagem, esperando aulas com muita cópia, cadernos cheios, ditados, atividades sem sentido e sem significado, cansativas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHWARTZ, Suzana. Alfabetização de jovens e adultos: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2013.
Partindo dos conteúdos do texto-base, Um sonho que não serve ao sonhador, sabe-se que, ao voltar a estudar, o aluno da EJA traz consigo um ideal de escola e de aula. Sendo assim, a partir dessa premissa, considere as afirmativas abaixo e assinale aquela que corretamente se refere à imagem que o aluno possui ao retornar ao ambiente escolar.
Nota: 20.0
	
	A
	O aluno da EJA espera encontrar na escola as aulas de ler, falar e escrever bem.
Você acertou!
Comentário: Está correta a alternativa (a), pois: “Sabendo por que busca a escola, o adulto elege também seu conteúdo. Espera encontrar, lá, aulas de ler, escrever e falar bem. Além, é claro, das operações e técnicas aritméticas” (texto-base, p. 63).
	
	B
	O aluno da EJA desiste de frequentar a escola por não preencher as páginas do caderno com longas cópias.
	
	C
	A escola, para o aluno da EJA, é um espaço de construção do conhecimento.
	
	D
	O aluno da EJA percebe a importância de compartilhar o saber com os seus pares em sala de aula.
	
	E
	O aluno da EJA questiona e solicita a mudança de atitude do professor frente às aulas.
Questão 4/5 - Metodologias Para Adultos na EJA
Atente para a seguinte citação:
“Muitos buscam os estudos por necessidades impostas pelo emprego; outros apresentam um profundo desejo de aprender a ler e escrever para se inserirem na cultura letrada. Plenitude – foi a palavra usada por uma das alunas que acompanhamos, para explicar o que buscava nas aulas de EJA”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GAZOLI, D. G. D. Educação de Jovens e Adultos: a dimensão afetiva na mediação pedagógica. In: LEITE, S. A. da S. (Org.). Afetividade e letramento na educação de jovens e adultos EJA. p. 63-112. São Paulo: Cortez, 2013, p. 67.
De acordo com os conteúdos do texto-base, Um sonho que não serve ao sonhador, os alunos adultos trazem ideias bem precisas a respeito da escola e de como aprender. Sendo assim, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta uma crença forte desses alunos em relação a um bom recurso de aprendizagem:
Nota: 20.0
	
	A
	Repetição mecânica e cópias dos conteúdos.
Você acertou!
Comentário: A alternativa correta é a letra (a), tendo em vista que: “Outra ideia muito forte que trazem sobre como aprender melhor é a crença cega no poder de repetição” (texto-base, p.64); “Quem já alfabetizou adultos deve lembrar-se dos alunos que, levando caderno e lápis já no primeiro dia de aula, se põem a copiar e re-copiar mecanicamente qualquer coisa que o professor escreva no quadro negro” (texto-base, p.67). As demais alternativas estão incorretas, pois, conforme o texto-base, os alunos adultos se sentem frustrados quando a professora falade coisas de seu dia-a-dia e quando estimula a discussão entre alunos. Ainda, em nenhum momento do texto, mencionou-se sobre autoavaliação e portfólios.
	
	B
	Trabalhos em grupo, pois estimulam a discussão entre alunos.
	
	C
	Seminários sobre temas relacionados ao seu cotidiano.
	
	D
	Debates, uma vez que visam a troca de experiências entre os alunos.
	
	E
	Autoavaliação e portfólios.
Questão 5/5 - Metodologias Para Adultos na EJA
Considere a seguinte afirmação:
“Esses alunos, além de excluídos do processo de escolarização, eram marcados por uma ideia de que a escola não era o ‘lugar deles’, pensamento manifestado por vários. Para esses alunos, retomar os estudos causava sentimentos controversos. Ao passo em que viam nessa retomada a oportunidade de conquistar algo que desejavam desde a infância, assumiam sentir vergonha do fato de irem para escola em idade adulta”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEITE, Sérgio. Afetividade e letramento na educação de jovens e adultos EJA. São Paulo: Cortez, 2013.
Conforme os conteúdos do texto-base, A escola como espaço de conhecimento especialmente da alfabetização, sabe-se que a escola possui uma função na vida do aluno de EJA. Sendo assim, observe as sentenças abaixo e assinale a afirmativa que indica essa ideia:
Nota: 20.0
	
	A
	A escola representa a instituição que faz com que os alunos de EJA se sintam inferiorizados.
	
	B
	Os alunos de EJA procuram a escola como forma de participar da vida social e civil.
Você acertou!
Comentário: A alternativa correta é a letra (b), pois: “Para tanto, percorremos os aspectos sociais, econômicos, culturais e cognitivos que nos permitem olhar mais de perto quem são estes jovens our adultos, que procuram a escola mesmo tendo, muitas vezes, uma vida estabelecida, que lhes permite viver, construir e manter suas famílias e participar, ainda que tímida e restritamente, da vida social e civil” (texto-base, p. 47).
	
	C
	A escola tem pouca influência na vida dos alunos de EJA.
	
	D
	Na EJA, os alunos percebem que atribuíram demasiada importância à escola no passado.
	
	E
	A influência dos demais colegas da classe reforçava o sentimento de exclusão nos alunos de EJA.

Continue navegando